Resenha #344 - Amor Plus Size - Larissa Siriani - Editora Verus

Título: Amor Plus Size
Autor(a): Larissa Siriani
Editora: Verus
ISBN: 9788576865230
Ano: 2016
Páginas: 280


- Livro recebido em parceria com a editora

Sinopse: Maitê Passos é uma garota linda, de dezessete anos e mais de cem quilos. Ela passou a infância e a adolescência sendo resumida ao peso. Mas e quando é justamente esse o fator que pode mudar completamente a sua vida? Em meio ao turbilhão do ensino médio, com uma mãe obcecada por dietas, um crush antigo por Alexandre, o cara mais gato da escola, e uma amizade deliciosa com Isaac, fotógrafo amador, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual a todas as outras meninas para ser feliz.
Neste romance corajoso e cheio de reviravoltas, Larissa Siriani narra a história de uma jovem descobrindo seu lugar no mundo, construindo uma jornada incrível de autoconhecimento, aceitação e emponderamento.

Fala galera, tudo bom?

Vocês provavelmente não sabem, mas eu sempre procuro incentivar a literatura nacional contemporânea e nessas minhas idas e vindas pela Amazon e grupos do facebook eu descobri a trilogia coração da magia e adorei a história que a Larissa criou. Recentemente quando descobri que ela ia lançar outro livro pela editora Verus fiquei bastante ansioso! Eu ia comprar o livro durante a bienal de SP, mas esgotou e acabei não conseguindo e resolvi pedir pra resenha pela editora.

Amor Plus Size vai contar a história da Maitê, uma jovem de 17 anos que sofre bullying na escola por ser gorda. Como se não bastasse ter que aturar as agressões verbais de Maria Eduarda na escola, Maitê é invisível, ela quase não tem amigos e não conversa com ninguém da sua turma. Em casa, outro pesadelo, sua mãe é obcecada em fazer com que ela perca peso, sempre a levando em médicos e criando regras de alimentação. 

Em um determinado dia, a professora de geografia passa um trabalho em dupla, e como de costume, Maitê fica sobrando e sem par, e a professora resolve juntar ela com o Alexandre, que havia faltado a aula no dia. Alexandre é o menino mais bonito do colégio, e "o crush" secreto de Maitê e agora eles vão poder passar um tempo juntos, será que o último ano da Maitê na escola promete ser diferente?

Amor Plus Size é uma história bem simples, mas é essa simplicidade que torna esse livro incrível. A narrativa da Larissa é muito gostosa de ler, você começa e quando percebe já foi metade do livro. Eu que não estou num momento muito propício a leituras li o livro em um dia. 

A autora conseguiu criar personagens extremamente humanos, pois sofrem com os dilemas e situações que nós sofremos no dia a dia. São pessoas que você poderia encontrar em algum lugar da sua cidade, afinal, quantas Maitês não existem por aí?

E esse toque singelo de simplicidade e humanidade nos personagens é o que faz a gente como leitor, e como pessoa, se apaixonar por cada um desses personagens. Nenhum relacionamento ali é forçado, é tudo natural da forma como deveria progredir.

O crescimento da Maitê durante todo o livro fluiu de um jeito muito natural e incrível de acompanhar, todo a sua jornada de aceitação e emponderamento. 

O livro não é uma história de amor adolescente onde a menina sem graça e excluída se apaixona pelo cara mais incrível da escola. Longe disso, é uma história que fala sobre aceitar quem você realmente é não se preocupar com a opinião alheia, lutar contra o bullying, fala sobre obesidade, bulimia, anorexia, entre outras coisas que se passam na cabeça de um adolescente. 

A Larissa explora todos esses tópicos de uma forma tão simples e trás a discussão e a reflexão das situações para os leitores, e deixa uma mensagem extremamente importante.

Amor Plus Size é um livro que precisa ser lido, é um livro que te mostra sem apontar o dedo na sua cara o quão o discurso "é para o seu bem" na maioria das vezes é apenas um preconceito mascarado de preocupação.



23 comentários:

  1. Tenho visto muitas pessoas falando sobre esse livro, só que ainda não tinha lido resenhas sobre ele e to completamente apaixonada por essa trama. Sempre me interesso por livros de romance adolescente, e esse além de aborda isso fala sobre algo real, e a forma como a autora desenvolve a história me pareceu ser cativante e envolvente. Espero poder ler logo esse livro.

    ResponderExcluir
  2. A obesidade é um assunto que nunca sai de moda. E isso não é ruim. Já sofri muito na pele e na alma, pelas piadas e o principal, a aceitação de nós mesmos!!!
    E adorei tudo que li sobre a história acima. Tão jovem e o peso maior, está dentro dela!!
    Quero muito conhecer o livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Fiquei aliviada quando cheguei na parte que não era um amor adolescente, mas a parte do crush na historia me desanimou rsrs confesso que estou tendo um bloqueio com este tipo de história rsrs acho muito legal as autoras estarem trazendo personagens reais, com problemas que podemos ter ou identificar em alguém. Acho que este é o tipo de livro que precisa ser trabalhado e incentivo a ler nas escolas para ver se assim conseguimos aceitar as pessoas por quem são, não pela aparência.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto esse livro em algum lugar. To com vontade de ler ele, mas não muita, sabe?

    ResponderExcluir
  5. Ola, bom dia ! Sabe que eu adoro esses livros que trazem algum tema bem legal de ser discutido? Pois é, muitas pessoas gordinhas são vistas de forma negativa, mas muitos nao sabem que algumas se sentem bem felizes com isso. Por isso que eu gosto desses livros, porque realmente mostram um lado positivo. Adorei a resenha e o livro também, parece bem divertido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Essa história tem tudo pra ser linda, tenho visto bastante resenhas sobre ela e quero muito adquirir. Quero ler o livro não só pela mensagem bonita de lutar contra o bullying, mas também porque descobri que tem uma Maria Eduarda no livro e adoro ter exemplares com personagens com o meu nome hahaha. Adorei a sua resenha.
    um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    É verdade existem muitas Maitês por aí, principalmente precisando de uma leitura assim, que as façam ver que são lindas do jeito que são, que não precisam mudar por causa de crushs, só por elas mesmas, essa naturalidade que você citou é muito importante para o livro fluir e para sentirmos saudades dele depois.
    Beijos Lendo Com Ela

    ResponderExcluir
  8. Que bacana a história, precisamos mais de realidades no meio literário.
    Adorei e espero conhecer a obra em breve.
    Parece ser uma leitura super delicinha <3
    Fiquei super curiosa, sério, ainda mais sendo uma obra nacional.
    Sua resenha me deixou interessada, confesso.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  9. Olá, esse realmente é um assunto delicado. Ultimamente tenho lido livros que tratem de temas assim, que requer um pouco mais de atenção. Gostei da sua indicação, está sendo meu primeiro contato com a autora e acho que vale a pena experimentar.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  10. Falar sobre bullying é sempre bom nos livros, porque assim a discussão aumenta.
    E fico feliz em ver que a protagonista elevou sua auto estima no decorrer do livro e conseguiu se descobrir.
    “A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Sempre que vejo algo que meche com a auto=estima do leitor de alguma maneira, seja positivamente ou fazendo com que ele se sinta um pouco triste me vem a certeza que o autor está no caminho certo, estou até participando de um sorteio deste livro porque quero muito lê-lo. Achei a capa linda e fiquei com o coração aos pulos pelo desenrolar da história

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Gostei da resenha, ainda não conhecia o livro, gosto de livros nacionais, também acho importante incentivas a leitura deles. Amor plus size parece ser um ótimo livro, gostei do tema que a autora preferiu abordar, é a realidade de muitas pessoas o bullying, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser incrível, fiquei curiosa para saber como a história da Maitê vai acabar e já fiquei torcendo para ela e o Alexandre. Sei que o livro não fala só do romance mas aposto que deve ser um ponto de apoio para a Maitê. E esse tipo de leitura deveria ser oferecido para as garotas mais jovens que assim como a protagonista são ''fora do padrão'' e que com o livro perceber que isso não é o fim do mundo

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Acredito que seja uma leitura divertida e até reflexiva, mas não é um estilo de que eu goste. Mas para os fãs do gênero e seguidores da autora, desejo uma boa leitura.
    Obrigada pela dica. Sua resenha está ótima!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Eu também adoro divulgar a literatura nacional, acho importante que nossos autores sejam reconhecidos, quando vi esse livro logo quis ler, já que se trata de um tema tão importante e que muitos livros não tem coragem de abordar, e também por acompanhar o canal da autora e ter certeza que sua obra seria bem crítica. Gosto de livros com personagens com características humanas e preconceitos que acontecem na sociedade, quero ler com certeza, a capa ficou linda.

    ResponderExcluir
  16. Adorei esse livro,principalmente porque mostra que para ser feliz não precisa ser magra,ter um corpo "esbelto" como muitos esperam,que não importa o quanto as pessoas não te aceitam,você tem que se aceitar e seguir a vida,sendo quem vc é. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  17. Achei ele interessante justamente por fugir dos clichês e mostrar uma personagem mais humana, fora dos padrões talvez. Também porque parece fazer você aceitar quem é e como é, ou ao menos refletir sobre isso. Ele deixa uma mensagem bonita por esse lado.
    A história parece ser um simples bem gostoso de ler, dessas histórias que não são extraordinárias, mas que valem a pena a leitura porque deixam bons sentimentos no leitor. Acho que iria gostar dele.

    ResponderExcluir
  18. meu deus, esse livro parece ser muito amorzinho. olha que tema legal cara, uma protagonista gorda e que pelo que vc falou, vai se aceitando como é.

    isso é muito importante! precisamos de livros assim, as pessoas precisam se aceitar do jeito que são e falar um foda-se pras pressões que vivemos <3

    ResponderExcluir
  19. Conheci á poucos dias e me apaixonei pela história, doida pra ler!
    Preciso mto!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Eu estou com bastante vontade de ler esse livro. Eu ainda não conhecia a autora, mas estou vendo bastante gente elogiar esse livro. A história do livro parece ser bem simples mesmo, mas eu acho que vou gostar muito dele. Parece ser um livro super leve e gostoso de ler, e ótimo para ler em uma tarde.
    Ele já está na minha listinha, só espero ler ele logo :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito desse livro por se tratar de aceitação, pois vemos tantas pessoas se superando através de regimes e dietas, o que para mim é bem diferente de se aceitar como é. Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  22. Amooooo livros com temáticas de bullying, preconceitos, etc.
    E Amor plus size pareceu pela sua resenha sem bem assim.
    Focando na felicidade e bem estar das pessoas, em se amarem e se aceitarem como são, e não em 'ter', ser 'obrigada' a emagrecer, mudar, para agradar os outros.
    Quero muito ler!
    E quem sabe aprender mais com ele, a me amar mais do jeito que sou kkk
    bjoss

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Vi esse livro e ele logo me chamou atenção e lendo a resenha a historia me surpreendeu, gostei muito dos temas que a autora trás, saído daquele padrão de historia e nos trazendo um livro simples mas que trata sobre assuntos bem interessantes, se tiver oportunidade quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!