Resenha #347 - O Evangelho de Loki - Joanne M. Harris - Bertrand Brasil


Título: O Evangelho de Loki
Autor(a): Joanne M. Harris
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 336
Ano: 2016
ISBN: 9788528620757

- Livro recebido em parceria com a editora. 

Sinopse: Com sua notória reputação para trapaças e enganações, Loki é um deus nórdico sem igual. Nascido demônio, é visto com profundas suspeitas por seus companheiros deuses, que jamais o aceitarão como um deles; por conta disso, Loki promete se vingar. Mas enquanto o deus-demônio planeja a derrocada de Asgard e a humilhação dos seus opressores, poderes maiores conspiram contra os deuses e uma batalha é arquitetada para mudar o destino dos Mundos. Do recrutamento por Odin do reino do Caos, através dos anos como solucionador de problemas de Asgard, até a perda do seu posto no desenrolar para o Ragnarök, este é o Evangelho de Loki, a sua longa e curiosa versão da história — e se alguém disser o contrário, não acredite!


Fala galera! Tudo bom?

Quem acompanha as minhas resenhas aqui do CdT sabe que eu sou apaixonado por histórias de fantasia, e em especial as mitologias. Não é atoa que um dos meus filmes favoritos da Disney é o do Hércules, mas quando se trata de mitologia nórdica meu conhecimento a respeito é bem limitado, por isso que quando vi O Evangelho de Loki na lista de lançamentos resolvi solicitar para resenha.

Em O Evangelho de Loki temos então toda a história da mitologia nórdica, desde o inicio e a criação dos deuses até o famoso Ragnarok. Até então, não tem nada de mais, porém o livro trás um pequeno twist que faz toda a diferença. Dessa vez, o livro é contado em primeira pessoa através da ponte de vista de Loki.

Como temos o Deus Trapaceiro narrando a história, ele tenta convencer o leitor de que ele não é o vilão da história como todo mundo sabe. Com isso, temos aqui um narrador bem diferente, bastante sarcástico e nada confiável nos contando como os nove mundos foram criados. Eu adorei poder ler a história pelo ponto de vista de Loki, é bem refrescante ter uma visão completamente diferente da história e eu confesso que me apeguei ao personagem, apesar de saber que ele não vale nem um centavo. A autora conseguiu criar uma excelente voz para um personagem tão icônico. Um aspecto que me incomodou um pouquinho foi o fato de que, o Loki desse livro me lembrou de muita mais o Loki dos filmes da Marvel do que de fato o Deus Nórdico.

Em termos de trama, é uma história bem comum. O livro é narrado pelo Loki do futuro nos contando toda a trajetória dele, desde o seu nascimento até o ragnarok. Acompanhamos todas as histórias famosas do universo nórdicos, vários personagens famosos, vários deuses, e a forma como Loki vai conseguindo a fama que todos nos já conhecemos. 

Quando Loki chega a Asgard ele não é muito bem vindo, pois originalmente ele era um ser do Caos, um demônio como as pessoas costumavam falar. Odin o trouxe ao seu lado, com um juramento de que eles seriam irmãos e transformaria Loki em um Deus. Com o passar dos anos, Loki foi se tornando um tanto quanto possessivo em dar o troco por conta de cada insulto que já recebeu de cada um dos Asgardianos. Isso tudo se intensifica quando a profecia do Ragnarok entra em ação.

No geral, O Evangelho de Loki é um livro bastante divertido, com bastante coisa sobre os mitos e lendas da mitologia nórdica, com uma narrativa bem gostosa de ler e um narrador bem interessante. Alguns personagens secundários são bem rasos, mas o foco do livro foi o narrador desde o inicio. Se você gosta de livros de mitologia, esse talvez seja uma boa recomendação para você.

Até a próxima pessoal, forte abraço!


22 comentários:

  1. Gabi!
    Gosto também muito de livros de fantasia e quando vem acompanhada de mitologia, principalmente a nórdica, não tem como não me interessar.
    O livro mostra um Loki com um final um tantinho diferente do filme, mas isso que é o bom nas adaptações, né?
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de minha fraca memória nunca me ajudar com nomes e afins, eu sou apaixonada por mitologia. Acredito que tudo naquela época era mais belo, mais...sei lá!
    Os deuses e suas loucuras.
    Loki sempre foi um personagem intrigante e agora ver algo assim, só dele, é claro que a vontade de ler fica enorme.
    Gostei muito da capa também!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. É a primeira vez que vejo falar desse livro, deve ser pelo fato de não ter costume de ler livros sobre Deus, e afins. A trama me pareceu interessante, porém confesso que não me peguei interessada na leitura, porém para quem gosta desse tipo de leitura com certeza ira se interessar, porque a premissa da história e muito bacana.

    ResponderExcluir
  4. Também não conheço muito a mitologia nórdica e gostei que esse livro conta a história desde o inicio. Por ser contada por Loki acredito que tenha uma narração bem divertida e confusa já que não podemos confiar no nosso narrador todo o tempo. Só não curtir o fato que o Loki foi baseado nos filmes da Marvel e não no da mitologia pois eu acho que a história ficaria melhor (já que ''todo mundo'' conhece o Loki do filme)

    ResponderExcluir
  5. Achei bem interessante a história,não sou muito fã de histórias assim,mais confesso que fiquei curiosa pela história.

    ResponderExcluir
  6. Oi, sabe, sou mega fã dessa história mas nunca li nada sobre ela. Gostei da resenha e fiquei curiosa para saber mais sobre o livro, sem contar que na minha opinião a capa está incrível.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a obra ainda.
    Pelo que vi aqui parece ser uma história boa.
    Mas como não curto muito o gênero, acho que por enquanto não leria não.
    Pra quem é fã, acredito que é uma boa pedida.
    Gostei bastante da sua opinião.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. Imagino mesmo que seja um livro bem divertido e diferente do que a gente costuma ver por aí. Eu só conhecia o personagem pelos filmes da marvel, mas imagino que deva ser muito mais legal ler sobre o deus trapaceiro assim. Gostei muito da sua resenha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não entendo de mitologia nórdica mas tenho interesse, me falaram que a série Vikings fala muito sobre essa mitologia, sua resenha me lembrou um jogo que jogava "Ragnarok" muito legal.
    Beijos Lendo Com Ela

    ResponderExcluir
  10. Oi, confesso que sou um pouco leiga nesse assunto também. O pouco de contato que tenho são com os filmes, que já devem valer alguma coisa ne ? Kkkkk
    Como gosto bastante desse ambiente, acredito que o livro traga algo positivo pra mim e iria adorar conhecer mais um pouco 😉

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei sua resenha e sacho que não tem como não se apaixonar pelo Deus da discórdia e do caos supremo! Sempre gostei de Loki, nos quadrinhos que eu lia, quando fizeram o filme achei que escolheram perfeitamente o ator para interpretar, mas nunca se deu mesmo a real importância ao personagem! Já quero ler! Pena que você achou que estava sem graça! ou mais do mesmo!

    ResponderExcluir
  12. Loki já lembrei do filme Thor... Adoro mitologia também, tamo junto!
    O livro ser divertido é um bônus a mais para mim. Eu gostei dos filmes da MArvel então vou curtir este Loki rsrs

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Gostei da resenha, como você o meu conhecimento sobre mitologia nórdica é bem limitada, mas tenho muita vontade de conhecer, foi uma boa jogada acredito eu, a autora ter escrito o livro pelo ponto de vista do vilão, fazendo com que nos apeguemos a ele, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Gosto de livros com esse tema, apesar de não ter costume de ler. A premissa é bem interessante e lendo sua resenha, fiquei mais curiosa pelo enredo.
    Espero ter a oportunidade de ler. Obrigada pela dica.
    Ótima resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Não gostei muito da capa do livro :/ Gosto muito de mitologia nórdica, mas não to muito animada para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Estou um tanto viciada em coisas nórdicas esse ano. Li uma série de livros que falam dos deuses, vi umas séries e agora procuro mais livros do tipo porque me deixou muita interessada mesmo. Quando vi essa história já fiquei louca pra ler e nem sabia direito o que era xD
    Parece ser bem divertido. Um livro comum sem muitas pretensões de grandeza, mas bom e gostoso de ler e ainda fala mais sobre mitologia, então acho que seria bom de conferir. Ele está parecendo bem legal.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho um total de 0 conhecimento sobre mitologia nordica hahaha
    Mas o livro me chamou a atenção por ser narrado por Loki, eu amo vilões então acho que terei uma experiência gostosa de ver os fatos na visão dele.

    ResponderExcluir
  18. A capa é linda e o enredo parece bem bacana tbm...
    Tenho vontade de ler desde q li uma resenha sobre a obra.. espero conseguir logo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu não conhecia esse livro, mas ele me interessou bastante, mesmo tendo uma história comum. Eu gosto bastante de mitologia, e achei muito legal esse livro ser narrado pelo Loki. Fiquei com muita vontade de ler o livro, já entrou pra minha listinha :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito de literatura mitológica até pelo conhecimento que é muito rico e o aprendizado é certo. Mas esse livro não curti muito, para mim parece ser muito cansativo, não sei se leria.

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia o livro, mas gostei muito da sua resenha, achei-o bem diferente e curioso!
    Também amo fantasias e livros mitológicos, mitologia nórdica não li muito, mas devido a algumas indicações quero ler mais, e com certeza O Evangelho de Loki irá para minha listinha de leituras^^
    bjão e obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Também não conheço quase nada sobre a mitologia nórdica, mas sempre tive curiosidade em conhecer melhor e lendo a resenha desse livro gostei muito de saber que conta desde o inicio, e fiquei curiosa sobre temos o Loki como narrador com certeza parece ser um livro bem divertido e gostei muito dessa capa !!

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!