Resenha #358 - A Nona Vida de Louis Drax - Liz Jensen - Record


Título: A Nona Vida de Louis Drax
Autor(a): Liz Jensen
Editora: Record
Páginas: 238
ISBN: 9788501106933
Ano: 2016


*Livro cedido em parceria com a editora.

Livro que inspirou o filme estrelado por Jamie Dornan e Aaron Paul.
Louis Drax não é um menino comum. Prestes a completar 9 anos, dotado de uma imaginação mórbida, Louis todo ano sofre algo terrível e misterioso que ameaça tirar sua vida. Sua mãe vive em pânico constante. Seu psicólogo se vê perplexo diante desse fenômeno. O garoto está sempre entre a vida e a morte.
Em um piquenique com a família, Louis acaba caindo de um penhasco. Dado como morto, volta milagrosamente à vida, mas entra em coma profundo. Sua única chance de recuperação é o Dr. Pascal Dannachet.
O caso do menino se torna um desafio para o médico, e ele logo se vê envolvido pelas intrigantes circunstâncias de seu acidente. Será que a queda foi mesmo acidental? Apenas Louis detém a resposta, mas ele não pode se comunicar. Ou pode?

"Quando vemos o cérebro, percebemos que, em certo nível, somos apenas carne; e, em outro, não passamos de ficção."
Paul Broks, Into the Silent Land.

Em A Nona Vida de Louis Drax temos Louis um menininho de apenas nove anos, mas que anualmente passa pelo sinistro de estar com a vida em perigo por conta de acidentes e doenças que lhe ocorrem; com isso, sua mãe vive em um carrossel de emoções, sempre temendo o próximo acidente que pode de fato machucar e levar seu filho. É algo meio sinistro de se pensar ou viver. Estar sempre por um fio, correndo um enorme risco de vida. Já imaginaram? Exatamente assim é a vida de Luis. O menino é diferente, meio mórbido e estranho tendo uma vida escolar difícil.

No aniversário de Louis, durante um piquenique em família, ele cai de um penhasco que logo quando resgato é dado como morto, porém de alguma forma ele volta dos mortos em coma profundo e isso gera uma série de perguntas, já que sua mãe afirma que o próprio pai de Louis, agora desaparecido, o empurrou. Não há ninguém além de Louis que realmente possa esclarecer a situação, então começam investigações policiais e indagações sobre se Louis conseguirá esclarecer o ocorrido. 

Ele é transferido para uma clínica especializada no estado dele e acompanhado por um médico, Dr. Pascal que obviamente se vê motivado pelos mistérios que cercam o menino e sente-se atraído por Natalie, mãe de Louis. O médico tem sua vida meio que paralisada por este caso ficando obcecado por Louis e Natalie; seu casamento vai mal e nada além desse caso parece lhe motivar e quando percebe que Louis está tentando se comunicar ele se empenha em ajudar nisso e acaba pondo em risco toda a sua vida e carreira, incluindo sua estabilidade mental e credibilidade. 

A história é narrada em primeira pessoa pelos pontos de vista tanto do médico quanto de Louis e isso nos aproxima dos sentimentos e fatos dos personagens nos transportando para dentro da história e da mente dos personagens e assim podemos tirar conclusões a partir daí. Já imaginaram estar "dentro da mente de alguém?", pois é meio que isso. Nem sempre a experiência será agradável, afinal na nossa mente mora nosso verdadeiro "eu"; confusões, traumas, sentimentos, emoções e etc. 

Apesar do livro parecer caminhar por uma estrada onde imaginamos o final, o mesmo trouxe surpresas interessantes. Gostei do enredo, que é recheado de mistérios e intrigas que irão prender o leitor e tornar a leitura mais emocionante. 

Ah! Já ia esquecendo de mencionar que o livro foi adaptado para as telas de cinema e recomendo também.
"Não sou como a maioria dos garotos. Sou Louis Drax. Comigo acontecem coisas que não deveriam acontecer, como se afogar em um piquenique.
Pergunte só à minha mãe como é ser mãe de um menino que sofre acidentes o tempo todo, e ela vai te contar. Não tem graça nenhuma. Ela não consegue dormir, imaginando aonde isso vai parar. Vê perigo em toda parte e pensa: Tenho que protegê-lo, tenho que protegê-lo. Mas as vezes não dá."

27 comentários:

  1. Opa, filme com Jamie Dornan? Preciso assistir haha
    Não conhecia essa obra ainda.
    Parece ser uma leitura boa e bem intensa.
    Sua resenha me deixou curiosa.
    Já vou procurar saber mais sobre livro e filme.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e confesso que gostei bastante. Parece ser uma história emocionante e intensa e nos deixa uma pontinha de reflexão, sem contar a parte do suspense, que eu adoro. Amei a dica! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia este livro, e nem sabia que tinha um filme, lendo a sinopse e a sua resenha fiquei bem curiosa em relação a história e sem dúvidas pretendo ler, adicionei Nona Vida de Louis Drax em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  4. Karini!
    Não sabia que o livro tinha sida adaptado para as telas do cinema.
    Realmente deve ser um livro bem impactante, porque ver uma criança sofrer acidentes e ficar doente constantemente não é nada normal.
    E ainda ficar em coma, cruzes!
    Gosto de livros que trazem à reflexão.
    “Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.” (Desconhecido)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Caramba, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas me apaixonei já, preciso com urgência. haha
    Adoro livros com premissas assim, e esse não foi diferente. Aliás, estou muito muito interessada nele já. <3
    Obrigada pela dica!
    Beeijos
    https://livrosamoremais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro me parece misterioso, intenso e que deixa a gente louco pra ler e saber o que realmente aconteceu. Que história intrigante! Esse menino deve passar por algo e cada pagina deve ser eletrizante , fiquei bem curiosa e com vontade de ler. Nunca tinha visto nada sobre ele.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia esse livro, mas a sinopse já me despertou interesse, principalmente porque o mistério que ronda toda a trama me pareceu nos envolver na leitura. Claro, que já estou louca para saber o que realmente aconteceu nesse acidente, e também como o médico vai fazer para entrar na mente do garoto e se comunicar com ele. Imagino que adaptação pro cinema deve ser muito boa também.

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Não tinha ideia que esse livro tinha uma adaptação... Mas já deixei o título anotado e com certeza vou assistir... A história de Louis é realmente instigante e adoro livros que trazem finais nada convencionais e que nos surpreendem... Fiquei bastante curiosa e espero poder ler este livro em breve pra desvendar os mistérios de Louis Drax...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Sua resenha está ótima, parabéns! E me deixou mais curiosa para conhecer essa história! Gostei da sinopse, fiquei bem animada para fazer a leitura.
    Espero ter a oportunidade de ler, antes de assistir o filme.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá, o livro chama atenção e tem uma trama que apesar de complexa nos dá muitas respostas em seu desfecho, incitando-nos a lê-lo. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. O livro deve ser bem interessante e parece ser daqueles que te prendem até o final. Adorei a parte em que a mãe suspeita que foi o pai que empurrou Louis. Isso deve ter dado um bom suspense para a história. Quero muito saber se foi ele realmente que empurrou e, se não foi, o pq dele ter sumido. Também fiquei curiosa em relação ao rumo que o médico toma na história. Espero muito ler antes de ver o filme. Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Nossa que livro é esse?
    Achei bem interessante o médico narrar o livro também isso é diferente do que normalmente acontece, mas a frase que me conquistou mesmo foi entro da mente de alguém.
    Fiquei absolutamente curiosa para saber o que aconteceu e quem empurrou ele, isso da quê de suspense o que eu particularmente adoro, enfim irei ler sem sombra de dúvidas.

    ResponderExcluir
  13. Como eu nunca tinha ouvido falar dessa belezura? Nossa,super me encantou,quero para já,adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia, mas mesmo assim não chamou muito minha atenção

    ResponderExcluir
  15. Normalmente não é o tipo de enredo que me chama atenção, mas esse me deixou curiosa, ainda mais sabendo que o final é inesperado. Com certeza está na minha listinha para o ano que vem.
    beijos!

    ResponderExcluir
  16. Creia em deus pai, gente!
    Manda esse menino procurar uma benzedeira q desse jeito não dá não!
    Ou um banho de sal grosso pra tirar essa urucubaca. kkkkkk
    Ja tinha ouvido falarem sobre o livro mas não sabia q existia um filme.
    Fique curiosa. o_O

    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia esse livro, e nem o filme. Mas achei essa história muito interessante, e fiquei super curiosa pra saber o que aconteceu com o Louis. E achei legal o livro ser narrado pelo próprio Louis e pelo médico. Com certeza entrou na minha listinha :)

    ResponderExcluir
  18. Há filme também?!Não conheço.
    Gosto de suspenses,é um tanto curioso tantos acidentes na vida dessa criança.

    ResponderExcluir
  19. não conhecia nem o livro nem o filme
    mas já coloquei ambos na minha lista adoro suspense/mistérios e quero entender pq essa criança sofre tanto!
    adorei a dica!

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esse livro ainda mas a história parece ser bem interessante. Eu adoro esses livros que já na sinopse deixa a gente curiosa para saber o porquê de todo esse mistério.
    Eu gosto de livros narrados em primeira pessoa! Espero poder ler !

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tinha ouvido falar nem no filme nem do livro.
    Achei bem interessante a sinopse, parece muito bom.
    E se trata de um menino com um monte de mistério envolvido, parece bem legal.

    ResponderExcluir
  22. Eu não conhecia o livro mas primeiro tenho que dizer... que capa maravilhosa! Essa saída da gruta que forma o desenho de um rosto. Quase me passou despercebido .
    Esse livro parece ter uma história bem interessante cheios de surpresa mesmo... Essa coisa do mistério envolvido com o garoto.

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Não conhecia. Agora estou na dúvida de assisto ou leio primeiro haha. Adorei a premissa do livro, deve ser muito difícil para o Louis e a mãe, espero que dê tudo certo no final. Adoro livros narrados em primeira pessoa pois da pra conhecer mais dos personagens. Que bom que você gostou, espero conhecer a obra em breve.
    Beijos Squad Of Readers

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa sobre essa historia, achei ela bem diferente esse enrendo dele e fiquei curiosa para saber mais sobre a historia do Louis que parece ser muito misteriosa, não sabia que tinha uma adaptação mas irei assistir ao trailer para ver se gosto !!

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bom?
    Gostei da resenha, ainda não conhecia o livro, fiquei curiosa para ler, confesso que quando vi ali no final que ele foi adaptado, sai correndo e fui ver o trailer, também quero muito ver o filme, estou curiosa para saber o que aconteceu.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  26. Imagino como a vida desse menino deve mesmo ser tensa, e como o drama deve envolver o leitor, já que nos sentimos na cabeça dos personagens e conseguimos entender seus medos e dúvidas. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu e assistir a adaptação.

    ResponderExcluir
  27. Poxa, comentei aqui mas deu erro :(
    Enfim, achei bem bizarro, e não pude deixar de sentir dó pelo Louis passar por tantas coisas, e ainda mais pela mãe e pelos familiares que convivem com essa angústia constante. Sem dúvidas acho que esse é o sentimento que mais se sente durante a leitura de um livro como esse.
    Fiquei curiosa com a adaptação, deve ter rendido um bom filme.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!