Resenha #362 - Histórias Assustadoras para Contar no Escuro - Alvin Schwartz - José Olympio


Título: Histórias Assustadoras para Contas no Escuro
Autor(a): Alvin Schwartz
Editora:José Olympio
Páginas: 128
ISBN: 9788503012850
Ano: 2016


- Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Uma seleção imperdível de contos de terror, histórias de vinganças cruéis e relatos sobrenaturais, recontados por Alvin Schwartz. Alvin Schwartz escolheu as histórias do folclore americano e as lendas urbanas mais inquietantes e que fazem todo mundo tremer de medo há muito tempo. Isso porque essa tradição de contar histórias de terror começou há milhares de anos, com grupos se divertindo e se reunindo em volta de fogueiras para ver quem assustava mais. E é claro que um pouco de escuridão e muito silêncio fazem toda a diferença na hora de contar. Neste livro, você vai aprender como deixar todo mundo horrorizado e imaginando as criaturas mais estranhas e arrepiantes. Um livro perfeito para ser lido no escuro!
“Contar histórias assustadoras é algo que as pessoas vêm fazendo há milhares de anos, porque a maioria de nós gosta de sentir esse tipo de medo. Como as emoções são frutos da imaginação, e ninguém corre perigo de verdade, achamos que é divertido.”

Histórias Assustadoras para contar no escuro nos traz um misto de contos famosos contados e recontados pelo mundo todo e com versões diferentes algumas vezes. 

O livro é dividido em cinco capítulos - no primeiro temos histórias que o fazem pular da cadeira, no segundo temos fantasmas, no terceiro um misto de diversas histórias que trazem desde bruxas a viagens para caçar e até larvas devorando um cadáver – o seu cadáver!!! No quarto capitulo temos algo um pouco diferente, pois temos histórias do dia a dia sobre perigos que jovens contam nos dias de hoje e no quinto capítulo temos histórias que prometem fazer com que demos boas risadas.

O Dedão do pé é uma das histórias contadas no primeiro capitulo e traz duas versões, e nas notas e referências ao fim do livro nos diz que até mesmo os irmãos Grimm recontaram uma versão dele no inicio do século XIX. 

Em todas as histórias do primeiro capítulo temos um narrador que tenta nos ensinar como contá-las e assustar as pessoas que estão ouvindo. Nos demais capítulo as mesmas seguem um tom de acordo com a proposta mencionada no começo de cada um deles. 

Tem algumas histórias que eu já tinha ouvido alguma versão, outras que me foram completamente inéditas, mas sendo bem sincera gostei demais da parte das Notas, pois nos diz de onde cada conto surgiu e dá mais informações a respeito de como elas passaram a ser contadas pelo mundo, sua origem ou referências para que pesquisemos mais a respeito.

Para quem, assim como eu gosta de contos e histórias que vão passando de pai para filho com versões muitas vezes até modernas essa é uma ótima pedida! 

O livro ainda vem em uma versão ilustrada por Brett Helquist um renomado ilustrador que inclusive teve sua arte expostas em livros como os de Lemony Snicker, Dickens entre outros.

Além de ser recomendado e escrito por Alvin Schwartz que escreveu dezenas de livros sobre folclore para jovens leitores que vão desde jogos e anedotas a contos e lendas de todos os tipos.

Para muitos podem ser nomes desconhecidos, mas para outros como eu, sabem quem são essas figuras mencionadas acima e ficam loucos quando veem suas assinaturas por aí.
“A maioria das histórias de arrepiar existe, é claro, para ser contada. É assim que elas se tornam ainda mais assustadoras. Mas a maneira como você as conta faz toda a diferença.”

18 comentários:

  1. Oi Karini, acho a capa desse livro bem interessante e apesar de não ser das mais corajosas no que tange histórias de terror, fiquei estranhamente interessada nesse livro, que apesar de curto (128 p) parece ter muita coisa pra contar. O fato do narrador tentar ensinar ao leitor como assustar ao contar a história, trás lembranças de reuniões de primos e contos de terror no escuro, acho que por isso achei a ideia bem do livro bem legal ;)

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser um livro de contos de terror, que merece ser lidos em conjunto, ou até mesmo individualmente, ainda sim fiquei com um pouco de receio pelo fato de ser bem medrosa, ao ponto de não gostar desse tipo de livro. Porém quem gosta de releituras, e de contos, principalmente sobrenaturais, e terro, deve dar uma chance a essa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu não sei se eu teria coragem de ler kkkkkk confesso que sou meio medrosa sabe? Só se eu lesse na parte da manhã, porque a noite eu já teria esquecido hahahaha
    É a mesma coisa com filmes, nem em sonho assisto nada a noite.
    Mas parece ser divertido ler algo assim, mesmo que o tema seja terror. Alem de contos serem rápidos e bem concentrados no assunto em questão.

    ResponderExcluir
  4. eu não curto muito livros de terror, morro de medo, e nem arriscaria, mas tem gente pra todo gosto né? kkkkkkk esse de larvas comendo cadaver ( o meu cadaver) me deu arrepios !!

    ResponderExcluir
  5. Karini!
    contos de terror bem escritos, são sempre bons de serem lidos e ainda com outras histórias que vão passando de pai para filho, deve ser uma delícia de ler e sentir aquele medinho gostoso que essa leitura proporciona.
    “A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Qroooo mto ler esses contos!
    O gênero ajuda to tbm, já q curto bastante...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de livros nessa temática, então nem me animei.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de história assim! Fiquei super empolgada para ler esse livro! Gente, já quero!
    Ainda mais por ensinar como deixar a história mais assustadora hahaha
    Aposto que não conheço várias delas, então será uma novidade para mim.

    ResponderExcluir
  9. Amo livros de terror, tenho uma coleção enorme aqui em casa, tinha visto esse livro por aí mas não tinha me chamado muito a atenção, agora que vi do que ele realmente se trata fiquei com vontade de ler e a capa também ficou bem legal, não sei porque, mas quando vi de primeira me lembrou Scooby Doo, pois é, realmente não sei porque, só sei que lembrou.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olá, apesar de morrer de medo de lendas (me julguem) me arriscaria a ler este livro pois o contraste das culturas e mitos deve ser gritante e interessante de saber. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Amo lendas... as de terror até que tenho medo, mas esse livro me atraiu principalmente por ser de outra cultura. Gostei do narrador querer nos ensinar a contar histórias rs deve ser bem divertido

    ResponderExcluir
  12. Apesar de assistir a série Supernatural e ter sempre essas lendas urbanas assustadoras no meio, não consigo ler um livro assim.
    Me parece ser bem mais arrepiante. De não conseguir dormir kkkk
    Não curto livros do gênero e por isso passaria, com certeza, essa leitura.
    Mas é uma boa pedida pra quem curte esse estilo :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  13. Realmente para mim os nomes são desconhecidos, mas é porque eu não sou muito fã de livros de contos de terror.
    Achei bem interessante isso de eles ensinarem a conta aos outros.
    Mas acho que não teria coragem de ler, rsrs.

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro contos de terror que vão passando de pai pra filha também!
    Já li muitos livros de contos de terror mas fiquei querendo saber como que é essa narrativa já que o autor ajuda a quem estar lendo a dar uns sustinhos nos outros. Esse não deixo de ler!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Achei bem interessante a ideia desse livro, ainda mais ele trazendo vários contos, fiquei curiosa para poder descobrir quais os contos que iremos encontrar e achei bem interessante essas notas falando da origem de cada conto, se tiver oportunidade quero ler !!

    ResponderExcluir
  16. Como adoro histórias assustadoras, e gosto muito de ler contos, o livro já despertou meu interesse, a capa também chamou minha atenção, por este motivo sem dúvidas pretendo ler Histórias Assustadoras para Contar no Escuro.

    ResponderExcluir
  17. Ola,
    Eu já tinha ouvido falar do livro, parece ser bacana, mas admito que nunca li um livro de terror hahaha, sou muito medrosa, mas pelo visto os contos são bacanas, sabe quando você faz aquela roda com os amigos e ficam contando historias para dar medo a noite hahaha, acho que é nesse estilo o livro né? Quem sabe eu venha a ler ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  18. Adoro contos,adorei esse livro,a resenha está ótima,parabéns.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!