Resenha #373 - Escândalos de Cetim - Loretta Chase - Arqueiro

Título: Escândalo de Cetim
As Moditas #2
Autor: Loretta Chase
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 272
- Livro recebido em parceria com a editora
Onde comprar:

Sinopse: Irmã do meio entre as três proprietárias de um refinado ateliê de Londres, Sophia Noirot tem um talento inato para desenhar chapéus luxuosos e um dom notável para planos infalíveis. A loura de olhos azuis e jeito inocente é na verdade uma raposa, capaz de vender areia a beduínos. Assim, quando a ingênua lady Clara Fairfax, a cliente mais importante da Maison Noirot, é seduzida por um lorde mal-intencionado diante de toda a alta sociedade londrina, Sophia é a pessoa mais indicada para reverter a situação.
Nessa tarefa, ela terá o auxílio do irmão cabeça-dura de lady Clara, o conde de Longmore. Alto, musculoso e sem um pingo de sutileza, Longmore não poderia ser mais diferente de Sophia. Se a jovem modista ilude as damas para conseguir vesti-las, ele as seduz com o intuito de despi-las. Unidos para salvar lady Clara da desonra, esses charmosos trapaceiros podem dar início a uma escandalosa história de amor... se sobreviverem um ao outro.
Em Escândalo de Cetim, segundo livro da série As Modistas, Loretta Chase nos presenteia com um dos casais mais deliciosos já descritos. Além de terem uma inegável química, Sophia e Longmore são divertidos como o rodopiar de uma valsa e sensuais como um corpete bem desenhado.


Embora as três irmãs Noirot fossem modistas de igual talento, cada uma delas possuía qualidades específicas. Marcelline, a mais velha, de cabelos negros, era uma talentosa artista e desenhista. A ruiva, Leonie, a mais nova de todas, era o gênio financeiro. Sophia, a loura, era a vendedora. Ela era capaz de amolecer corações de pedra e arrancar grandes somas de dinheiro das pessoas. Conseguia convencê-las de que preto era branco. Suas irmãs costumavam dizer que ela conseguiria vender areia a beduínos.

Escândalos de Cetim é o segundo livro da série As Modistas, o primeiro livro, Sedução da Seda, foi resenhado pela Beta aqui no blog. Porém, como fazia muito tempo que eu não resenhava um romance de época, meio que implorei para eu poder ler essa série e resenhá-la, a Beta é uma fã incondicional de romances de época, mas eu não fico para trás. Pois bem, após nosso acordo celebrado eu li Sedução da Seda antes de começar Escândalos de Cetim. Sou assim, gosto de ler os livros na ordem de publicação, mesmo os livros sendo de irmãs diferentes você acaba pegando algum spoiler do livro anterior. Então fica a dica, não gosta de spoiler? Leia a série na sequência. Agora se você não liga para isso, em problemas em ler somente o segundo, dá pra acompanhar a história sem problemas.

Em a série As Modistas de Loretta Chase, conhecemos as três irmãs Noirot, Marceline, Sophia e Leonie, e a saga delas em conseguir uma boa clientela para o ateliê Maison Noirot em Londres. 

Em Escândalos de Cetim vamos acompanhar a história de Sophia Noirot, a irmã do meio, capaz de desenhar lindos chapéus e arquitetar planos infalíveis, Sophia também é uma mestra nos disfarces. De dia uma modista inteligente e capaz de convencer os mais incrédulos, a noite uma "espiã" com um talento especial para passar despercebida e assim colher informações preciosas para um jornal da região. 

E esse seu talento será uma arma poderosa para salvar a reputação de lady Clara, que foi vítima de uma armação. Ela é uma das mais importantes clientes do ateliê, e irmã do Conde de Longmore amigo do Duque de Clevedon que conhecemos em Sedução da Seda. Salvar a reputação e adquirir o respeito da mãe de lady Clara, fará com que o ateliê ganhe mais notoriedade, por conseguinte mais clientela. Sophia arquiteta todo um plano e com a ajuda do intransigente irmão de lady Clara, o Conde Longmore irá coloca-lo em prática. 

Eu adorei o clima da série As Modistas, as intrigas e o cotidiano do ateliê no mundo da moda no século dezenove. O fato de nossas protagonistas serem mulheres fortes, decididas em vencer por seus próprios méritos é a parte que eu mais gostei e me identifiquei com o livro. O fato de a autora rechear o livro com romance entre os personagens, sem desmerecer a luta das protagonistas pela independência financeira é algo que deve ser mencionado, ficou bem contrabalanceado nesse livro. 

E apesar de já ler lido algumas opiniões contrárias, eu achei o livro bem gostoso de ler, irônico, envolvente e divertido. A narrativa de Loretta Chase tem um estilo próprio, não chega a ser uma linguagem rebuscada difícil de entender, mas também está longe de ser coloquial, é equilibrada e faz com que o leitor se sinta em pleno século dezenove. 

Os personagens são cativantes, Sophia não é do tipo de mocinha que fica fazendo drama atoa, ela é forte, obstinada, é impossível não se divertir quando Sophia se disfarça. Como também é impossível não torcer pelo casal, Sophia e Longmore. Ele é um homem charmoso, que prefere rir a ficar sisudo perante os acontecimentos. Existe uma cumplicidade entre o casal, e mesmo com todas as diferenças eles se complementam. 

Escândalos de Cetim cumpre o que promete, é uma história divertida e romântica. Com personagens carismáticos, gostosa de ler, que fará o leitor rir e suspirar. Para os fãs do gênero uma ótima pedida, para os que querem conhecer o gênero um bom debut. Estou ansiosa pela publicação da continuação.

Estratégias, esquivas, subterfúgios e outras formas de maquinações faziam parte da genética da família. Se havia alguma coisa da qual as irmãs entendiam tanto quanto a arte da costura, ou talvez mais, era a arte da enganação.



19 comentários:

  1. Ainda não lida da Loretta mas a autora já tem um nome entre os romances de época.
    A série Modistas tem me deixado curiosa, principalmente pela Leonie, apesar de ter gostado de conhecer a Sophie

    ResponderExcluir
  2. Oi patty!
    Já ouvi falar bastante mesmo dessa série, e tenho muita vontade de ler mas nunca tive a oportunidade. É muito bom ler livros em que as protagonistas são fortes e independentes, e apesar de ter um romance, elas não abrem mão de ser assim.

    BJS

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Eu também sou muito fã de romances de época, mas infelizmente ainda não tive a oportunidades de ler As Modistas, mas espero em breve poder desfrutar desse leitura, também li algumas resenhas bem negativas e/ou criticas, mas adorei que você curtiu a leitura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de ler qualquer livro de série na sequencia. É estranho pegar fora de ordem porque sempre pode ter aquele detalhe que a gente deixa passar ou pega um spoiler de outros livros, então acho melhor ler na ordem. E dessa autora vale a pena pegar e sair lendo tudo. As histórias dela são boas, românticas e com personagens marcantes. As que li eu adorei.
    Irônico, envolvente e divertido descreve bem o que sinto com as histórias dela.
    Essa parece estar bem boa. Também vi umas pessoas falando algumas coisas que não gostaram, mas aí é com cada uma né. E só lendo pra entender mesmo.
    Pra mim parece muito bom também e não vejo a hora de iniciar essa série dela ^^

    ResponderExcluir
  5. Patty!
    Muito bom quando um romance de época cumpre o que promete e ainda traz personagens interessantes e cativantes que vão nos envolvendo durante o decorrer da leitura.
    Gostaria de ler.
    “Saber de cor não é saber: é conservar aquilo que se deu a guardar à memória.” (Michel de Montaigne)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi Patty, tudo bem?
    Eu gosto muito de romances de época, e não tive a oportunidade ainda de conhecer esta série. O que eu mais gosto nesses livros, é que as protagonistas são independentes e mais do que arrumar um marido, elas querem o próprio sucesso como comerciantes. Estou doida para ler esta série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Acho que já havia lido a sinopse desse livro, me parece bem familiar Eu achei legal a história dela ser espiã.
    Espero ler em breve "As modistas" e olha, lerei com grande entusiasmo.

    ResponderExcluir
  8. Hey, Patty! Já ouvi falarem muito bem de As Modistas, mas é a primeira resenha que leio de um livro da série e, pra falar a verdade, fiquei com vontade de ler. Mesmo que no estilo romance de época, dados os seus comentários, a obra aparenta ter algo a mais além do romance da história em si, então se tiver a oportunidade conhecerei o ateliê das irmãs Noirot :3

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Acho que já li a resenha do primeiro livro de série As Modistas, se não me engano gostei bastante pois gostei bastante na protagonista. Adoro livro de historia de época, e isso que fez encanta por essa serie.

    ResponderExcluir
  10. Oi Patty, tudo bem? Desde que foi anunciado o lançamento do livro Sedução da Seda, eu estou querendo ler. Sou apaixonada por romances de épocas, eles conseguem prender na história e arrancam inúmeros suspiros de mim <3
    Ainda não li nenhuma resenha negativo desse livro e espero não ler rsrsrs. Gosto de personagens femininas que são fortes. Nada daquele drama enjoativo que enjoa até nós, mulheres.
    Espero gostar do livro.
    Beijos
    [SORTEIO]Baile Literário
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  11. Oi Patty,
    O que gosto desta protagonista é que ela não faz o estilo mocinha indefesa, ela tem personalidade e sabe o quer. E como é corajosa em ir enfrentar o lorde em defesa de Clara Fairfax. O romance entre ela e Conde de Longmore deve ser bem intenso devido suas fortes personalidades e muito divertido. Fiquei muito interessada em conhecer esta série e essas irmãs nada convencionais!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei de saber que a linguagem da autora é um meio termo entre o coloquial e o rebuscado. De fato, se fosse muito complexo acho que acabaria desistindo, e se fosse muito informal não daria para "se aprofundar" na obra ao máximo.
    Já queria ler os livros dos Canalhas da mesma autora e essa série também me chamou a atenção, em especial por causa das protagonistas que não são bobinhas e submissas (odeio isso).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Romances de época é o meu preferido!
    Gostei d mais do enredo e da resenha...Qro tentar ler em breve obras da autora!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Não costumo ler muito romances de época, até hoje só li a série Perdida, que é da Carina Rissi, mas nem se pode ser considerado um romance de época, quero muito mudar isso, mas fico com muita dúvida do que ler, gostei da resenha desse livro e a história parece ser aquelas que você começa e não consegue parar de ler até terminar o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Patty,
    Essas capas da série é que são um verdadeiro escândalo né?!
    Amo quando o livro é de época mas a "mocinha" não é bobinha e antiquada. Pelo jeito Sophia Noirot é bem a frente de seu tempo e amei saber que ela é uma "espiã" a noite!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adoro romances de época. E mas ainda não li a série série As Modistas!! Mas quero muito!! Sem dúvida as protagonistas são bem decididas no que querem.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  17. Olá, sou fã de romances de época. Mas ainda não li o primeiro livro e nem o segundo.
    Já sabia um pouquinho sobre o livro Seduçáo de Seda, e fiquei com muita vontade de conhecer essas irmãs tão cheias de personalidade. E agora também o livro Escândalos de Cetim me fisgou! :)
    Sem contar essa capa que está muito linda!

    ResponderExcluir
  18. Eu sempre acho gostoso a leitura de romances de época, por isso amo. Eu gostei tanto da Sophia só por ler a resenha e também o fato dela ser a salvação de lady clara, eu até quero saber mais sobre a historia. Com certeza me ganhou!

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Quero muito ler esse livro, li o primeiro livro da serie As Modistas e ele me conquistou de uma forma que se tornou um dos meus preferidos, deu para ver um pouco da Sophia no primeiro livro e fiquei muito curiosa para poder conhecer melhor a personagem, principalmente a parte da espionagem, doida para ler esse livro !!

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!