Resenha #377 - A Rosa e a Adaga - Renée Ahdieh - Globo Alt

Título: A rosa e a adaga
Autor (a): Renée Ahdieh
Editora: Globo Alt
Ano: 2017
Páginas: 366
*Pode conter spoiler do livro anterior
Onde comprar:Amazon |Submarino |Saraiva | Americanas

Sinopse: A esperada continuação de A Fúria e a Aurora, inspirado no clássico As mil e uma noites Sherazade chegou a acreditar que seu marido, Khalid, o califa de Khorasan, fosse um monstro. Mas por trás de seus segredos, ela descobriu um homem amável, atormentado pela culpa e por uma terrível maldição, que agora pode mantê-los separados para sempre. Refugiada no deserto com sua família e seu antigo amor, Tariq, ela é quase uma prisioneira da lealdade que deve às pessoas que ama. Mas se recusa a ficar inerte e elabora um plano. Enquanto seu pai, Jahandar, continua a mexer com forças mágicas que ele ainda não entende, Sherazade tenta dominar a magia crescente dentro dela. Com a ajuda de um tapete velho e um jovem sábio e tempestuoso, ela concentrará todas as suas forças para quebrar a maldição e voltar a viver com seu verdadeiro amor.

"- Seja o início e o fim, Sherazade al-Khayzuran. - Um lampejo de luz se acendeu do outro lado. - Seja mais forte do que tudo à sua volta."

A Rosa e a Adaga é a continuação de A Fúria e a Aurora, e também o final dessa duologia escrita por Renée Ahdieh e publicada no Brasil pela Globo Alt. Caso você ainda não saiba se trata de um reconto do clássico As mil e uma noites, e como eu disse na resenha do primeiro livro, não li o clássico então não consigo dizer quão similar é a duologia de Renée.

No primeiro livro temos uma Sherazade que se voluntaria para ser uma das esposas de Khalid, o califa de Khorasan, acreditando que ele seja um monstro que mata suas esposas a cada nova aurora. Sherazade quer vingança pela morte de sua amiga Shiva, uma das esposas mortas pelo califa. Aos poucos Sherazade vai descobrindo o homem por detrás do monstro, quais são os verdadeiros motivos que levam Khalid a cometer tamanha barbárie. Ela sobrevive graças ao seu dom em entreter o califa com suas histórias e os dois começam a criar laços com essa convivência. É claro que a atitude de Sherazade deixa sua família e amigos preocupados e um plano é orquestrado para resgata-lá.

Em A Rosa e a Adaga encontramos Sherazade refugiada em um acampamento com sua família e as forças que se uniram contra o califa não somente para resgatá-la como para tira-lo do poder. E por estar entre os inimigos do califa ela precisa disfarçar seus sentimentos por Khalid, e fazer com que todos acreditem que ela está feliz ao lado se seu primeiro amor, Tariq. Acontece que Sherazade ainda é a califa de Khorasan e veladamente é uma prisioneira nesse refugio, se alguém desconfiar do quanto ela é importante para Khalid poderá utiliza-la para ataca-lo de alguma forma.

Khalid e seu povo estão passando por um momento delicado, a cidade quase foi destruída e a reconstrução é árdua, além disso, as pessoas mais próximas a ele acabam se distanciando também. Khalid acredita que toda a destruição é sua culpa, por conta da maldição, assim com o intuito de se redimir, ele começa a ajudar na reconstrução da cidade, saindo sozinho e escondido da sua guarda.

E é nesse contexto que temos uma Sherazade a procura de uma forma de quebrar a maldição, ao mesmo tempo em que tenta entender melhor seu poder. E um Khalid que sabe que precisa se reerguer, pois brevemente terá que se defender de um novo ataque por parte dos que conspiram contra ele.

" Algumas vezes - ele engasgou - a família que se escolhe... é mais forte que a de sangue."

Diferente do que pontuei no primeiro livro, em A Rosa e a Adaga a autora explora melhor os personagens Jahandar e Irsa, pai e irmã de Sherazade, conseguimos entender a importância de cada um na trama, e acabamos nos aproximando muito de Irsa, que demonstra ser uma garota inteligente, amável e um tanto inocente, ao passo que entendemos os desejos egoístas de Jahandar e sua forma leviana de usar uma magia que ele não domina.

A introdução do triangulo amoroso que me irritou um pouco no primeiro livro, quase não se faz presente agora, não duvidamos do amor que Tariq sente por Sherazade, mas com o desenrolar da história ele acaba por compreender o amor que Sherazade sente por Khalid e mesmo sendo muito difícil para ele, o seu amor por Sherazade e a vontade de vê-la feliz fala mais alto. Apesar de tomar algumas decisões infelizes em partes da história, que culminaram em muitas lágrimas, Tariq foi um personagem que realmente me surpreendeu ao por de lado seus sentimentos por algo maior.

Sherazade é uma personagem ímpar, ela continua com sua personalidade forte e língua afiada, o que torna sua jornada mais difícil, a impressão que o leitor tem é que ela não faz ideia da sua real importância no contexto geral. Mas sem sombra de dúvida ela é a alma do livro, o fio condutor da mudança, dos desafios, das tragédias, mas também de toda a superação.

Eu me envolvi mais com os personagens em A Rosa e a Adaga, é evidente a mudança e o crescimento dos personagens nessa segunda parte da história. O Rei menino de A Fúria e a Aurora deu lugar a um rei maduro e preocupado com seu povo em A Rosa e a Adaga, que demonstra seu poder e benevolência quando se faz necessário, eu torci muito pelo amor de Khalid e Sherazade. E mesmo acreditando que o final tenha sido corrido demais, e a solução encontrada pela autora para o plot twist tenha sido muito simplória, eu fiquei satisfeita com o final. 

Um final digno para uma fantasia apaixonante. Sem sombra de dúvida vale muito apostar nessa duologia, e conhecer a história de amor de Khalid e Sherazade, não há como não lembrarmos de Aladdin e Jasmine voando com o tapete mágico. Uma história evolvente e única. Leiam!!!

"Khalid podia sentir o sorriso na voz dela. Ele não se mexeu, certo de que finalmente estava sonhando.
E esse era um sonho do qual não queria acordar."




18 comentários:

  1. Interessante gostei da proposta do livro, fiquei um pouco confusa com os termos do próprio lvro rs mas acho que na própria leitura do livro eu conseguirei entender mais.

    Bjs

    http://vestigioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa releitura das Mil e uma noites!! Ainda não li a duologia. Mas sem dúvida quero muito ler. E que capa mais linda é essa!!💜💜
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu namoro o primeiro volume desse livro faz tempo, mas ainda não consegui ler.
    Amei a arte dessa capa acho bem legal como as duas capas conversam!

    Beijos

    ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Eu quero muito ler esses livros.
    Mas confesso que desanimei um pouco a saber que tem um triangulo amoroso, coisa que odeio.
    Mas pelo que falou ela não fica fazendo c. doce, então me animei novamente, estou louca para conhecer e história e fiquei feliz que o final te agradou.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Patty,
    Desde que fiquei sabendo destes livros fiquei muito curiosa em fazer esta leitura. Toda a ambientação e cultura retratada na história é o que mais me chama atenção na trama. Eu gosto de romance, mas espero ver mais do isso nos livros, já que a forma como os personagens irão se conhecer não será a mais comum e nem a mais segura (para Sherazade). Adorei saber que a protagonista se mantém fiel a seus valores e personalidade e que a autora trás personagens mais maduros. É muito bom ler uma continuação melhor construída que o livro anterior e com um final que satisfaça a trama. Espero fazer a leitura desta duologia ainda este ano!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Patty!
    Adoro livros surpreendentes, nunca li nada que fosse a respeito desse "ambiente árabe". Mas com certeza fiquei muito curiosa pela Duologia <3 Confesso que também não gosto de triângulos amorosos e que bom que no segundo livro isto já não acontece mais.
    Essa temática me deixou nostálgica lembrando do Aladdin kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Essa história me fez até querer ler o clássico pra entende melhor qual foi a ideia pra essa duologia (mas se acabo lendo mesmo só Deus sabe).
    O livro parece estar muito bom. Gosto quando fazem bem aparente o amadurecimento dos personagens de um livro para o outro. E parece que a história foca em alguns outros pra poder mostrar a importância deles dentro do contexto. Isso é legal, faz a trama não deixar muitas pontas soltas e tal. Parece terminar muito bem e isso só reforça minha vontade de ler esses livros. Ansiosa para conferir também ^^

    ResponderExcluir
  8. Patty!
    O que mais me agradou foi saber que não haverá mais triângulo amoroso nesse livro, não gosto muito quando acontece.
    E saber que as personagens amadureceram, trazendo um final surpreendente, apesar de corrido, torna a duologia fantástica e quero ler sim.
    Semaninha cheia de felicidade!!!
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Oi Patty, tudo bem?
    Eu também não o clássico e até pouco tempo atrás não estava muito afim de ler esse livro. Aos poucos, por meio das resenhas fui me afeiçoando a essa relação entre Khalid e Sherazade. E saber que o final foi tão bom assim, só me deixa com mais vontade ainda de conhecer a história.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  10. Oi Patty, tudo bem?
    Não li A Rosa e a Adaga e até o momento não sabia de que se tratava essas histórias. Adorei conhecer essa duologia e saber que os livros são tão bons, acho que nunca li um livro que se passasse nesse cenário então fiquei bem interessada.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Patty,quando li algumas resenhas do primeiro livro,confesso que não fiquei tão curiosa em lê-lo.
    Mas agora lendo sua resenha sobre o segundo e último livro,o bichinho da curiosidade me fisgou.Rsrs
    Parece ser bem mais movimentado e cheio de aventuras.
    E fiquei curiosa em conhecer a destemida Sherazade.

    ResponderExcluir
  12. OI Patty!
    Ainda não li o primeiro volume da duologia, mas já li tantas resenhas falando super bem que morro de vontade. Acho muito interessante livros que nos levam para um ambiente, uma cultura, diferente da que estamos acostumadas.
    Muito bom saber que os personagens foram explorados melhor nesse livro, e que o final foi tão bom! Só me deixou mais ansiosa para ler!!

    BJS

    ResponderExcluir
  13. Estou louca pra ler esses livros, desde q li resenhas dles estou ansiosa pra conhecer a escrita da autora...Enredo tá mto bacana!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Eu fiquei meio confusa com essa historia porque não conheço a historia do clássico, somente ouvi falar. Mas me parece tão bom e interessante, li resenhas extremamente positivas sobre este livro.

    ResponderExcluir
  15. Pois bem, já li resenha sobre o livro A Fúria e a Aurora, fiquei bastante curiosa sobre a obra.
    Justamente por dizer que Renée é otimo autor. Achei a capa bastante linda, adoro quando duologia tem a mesma pegada da primeira capa. Enfim, fiquei feliz que gostou bastante do final da obra, é tão bom quando as nossas expectativas são supridas

    ResponderExcluir
  16. Se tem spoiler não leio porque esses são outros livros que estou doidinha pra ler!
    Na verdade quando o primeiro foi lançado eu nem sabia que teria uma continuação, então não sei se fiquei muito feliz ou muito triste com isso rs.
    Só vejo comentários positivos sobre essa obra, que bom que com você não foi diferente!

    ResponderExcluir
  17. Gosto bastante de releituras, nunca li Mil e Uma Noite, mas admito que pela resenha, a história desse livro não me atraiu muito, não sei se foi pela resenha ou se o livro é realmente assim, mas não fiquei com vontade de ler e quanto a capa, achei ela muito linda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Essa é outra serie que quero muito ler, gostei muito dessa releitura, ela parece ser bem envolvente e apaixonante, estou bem curiosa para conhecer a historia desse casal e o caminho que eles percorrem no primeiro livro, essa é uma duologia que está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!