#Top 10 - Personagens Femininas Marcantes



Oi gente!!!

Hoje celebramos o Dia Internacional da Mulher!

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória do protesto das operárias da indústria do vestuário de Nova York contra as más condições de trabalho.

Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960, sendo, afinal, adotado pelas Nações Unidas, em 1977. A data mantém hoje relevância internacional, e a própria ONU continua a dinamizá-la, como sucedeu em 2008, com o lançamento de uma campanha, “As Mulheres Fazem a Notícia”, destinada a chamar a atenção para a igualdade de gênero no tratamento de notícias na comunicação social mundial.

Vamos celebrar essa data recordando de algumas personagens femininas que são verdadeiras heroínas. Algumas são verdadeiras guerreiras, outras não se rendem e lutam para que suas vozes sejam ouvidas, todas possuem em comum um tom de humor irônico, são duras na quedas, corajosas, detentoras de personalidades fortes e marcantes. Sexo frágil? Tem certeza???

Escolhi 10 personagens que na minha opinião representam muito bem o sexo feminino, sagazes, corajosas, guerreiras.

1 - Laia - Uma Chama Entre as Cinzas


Laia é uma das personagens mais fortes que eu já conheci, o fato de ela aceitar se tornar uma escrava para salvar a vida do irmão, colocando sua própria vida em risco sem ter certeza que pode confiar nas pessoas que estão a ajudando não é algo questionável. Nada abala sua fé, ela é determinada em conseguir o que deseja, mesmo sofrendo as piores atrocidades.


2 - Sorcha - A Filha da Floresta


Acompanhar a saga de Sorcha em alguns momentos me deixou triste, porém houveram momentos que serviram como bálsamo para o coração, a força de uma garota de apenas treze anos que passa praticamente três anos lutando pelos irmãos, passando pelas mais terríveis provações, sem poder emitir nenhum som, ela é humilhada de todas as maneiras possíveis, seu corpo é maltratado, passa frio, fome e muitas privações, é obrigada a viver entre os bretões, inimigos do seu povo é julgada por eles e se mantêm firme em seu propósito, é algo que serve de inspiração.

3 - Celaena  - Trono de Vidro


Cealena Sardothien foi jogada nas sujas e sombrias minas de sal de Endovier. Lá, ela cumpre sua sentença sem esperança de sair viva daquelas terríveis minas, até receber a proposta de ser a Campeã do Rei. Ao mesmo tempo que é uma assassina fria, letal e arrogante, tem um lado doce, simpático e até mesmo um pouco infantil, o que provavelmente a torna tão letal e temida por todos. 
"Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura."


4 - Hermione - Harry Potter


A aluna mais brilhante de Hogwarts de seu tempo, Hermione serve de porto seguro para seus amigos, é corajosa, inteligente, cheia de princípios, fiel. Enfrenta tudo e todos para lutar pelo que acha justo.

5 - Lia - The Kiss of Deception


Ela é forte, determinada, e está disposta a acolher o que o destino reservou a ela. O que ela mais deseja é que sua individualidade seja respeitada, ela quer ser amada pelo que ela é como pessoa, não por seu status. Ela é uma guerreira, é sábia, é fiel ao que acredita, e é uma líder com um grande coração. Lia passa por momentos perturbadores, cruéis, mas não desiste de seus ideais.


6 - Katniss Everdeen - Jogos Vorazes


Katniss nasceu em um distrito pobre, órfã de pai, ela cuidou da mãe e da irmã mais nova, totalmente altruísta, valente, durona. Não espera que alguém a salve ou dê sentido a sua vida. Inspiradora!


7 - Elizabeth Bennet - Orgulho e Preconceito


Lizzie é uma das primeiras personagens feministas da literatura. Obstinada em não se casar por conveniência, tratou com desdém os arranjos da sociedade, além de desafiar a inteligência masculina e provar que a mulher poderia sim ser reconhecida por sua capacidade de manter conversas além de coisas frívolas. Sua ousadia é sim um motivo de inspiração.


8 - Ismae - Perdão Mortal


Ela foi indesejada por sua mãe antes de nascer, sofre diversos abusos até ser vendida por seu pai para um homem que prova que não agirá diferente com ela após o casamento.
Salva e enviada para um convento, Ismae é treinada para matar em nome de St.Mortain, o Deus da morte. Ismae é uma assassina treinada para matar sem questionamentos. Porém, ela mostra que consegue tomar decisões sozinhas e não segue as instruções sem antes questionar se é realmente o certo a fazer. Ela confia em seus instintos, é inteligente e fiel aquilo que acredita.


9 - Kestrel - A Maldição do Vencedor


Kestrel quer ser dona do próprio destino, ela é destemida, calculista, mas temerosa e cheia de emoção. Seu grande trunfo está nas palavras e no seu poder de convencimento, ela é uma estrategista. Manipuladora quando necessário, verdadeira quando deseja.


10 - Amani Al’Hiza - A Rebelde do Deserto


Mulher, pobre, vivendo em uma cultura totalmente machista, ela quer somente o direito de poder fazer as escolhas para sua vida, ela deseja acima de tudo ser livre. Amani é uma personagem forte, destemida, que amadurece com o desenrolar de sua história, que aprende a tomar decisões e que nos ensina a nunca desistir de um sonho, por mais difícil que ele possa parecer.

Imagens retiradas do Google




Se interessou por algum desses livros?

Comprando através dos links abaixo você está contribuindo com o crescimento do blog. Obrigada!

Amazon |Submarino |Saraiva | Americanas


22 comentários:

  1. Sua lista está maravilhosa. Não posso deixar de concordar com você sobre a Lizzie Bennet. O banho de água fria que ela deu no Mr Darcy foi épico! Nunquinha que ele imaginou ser recusado, e ela foi lá e fez bonito, colocou ele no lugar dele. Tiro o chapéu pra Jane Austen, que a mais de 200 anos, criou uma personagem feminina do gabarito de Lizzie Bennet! Outra que tenho que concordar também é em relação a Laia, de Uma chama entre as cinzas. Falando nisso, será que vai demorar muito para sair a continuação? Feliz dia das mulheres!

    ResponderExcluir
  2. Patty, adorei a postagem!!
    Ler livros em que mulheres são representadas tão bem, como fortes e inteligentes, é muito bom. Da listinha, Hermione e Lia são as minhas mais queridas.

    Ainda não li todos os livros dessas personagens listadas, mas alguns como Rebelde do Deserto, eu tenho uma vontade enorme de ler.

    Feliz dia das mulheres!! BJS

    ResponderExcluir
  3. Oi Patty tudo bem?
    Já ouvi falar sobre quase todas as mulheres listadas, mas conheço apenas a Lia e Hermione de verdade. Quero muito ler os outros livros citados justamente por apresentarem essas mulheres guerreiras maravilhosas, que mesmo sendo personagens de livros não deixam de ser uma inspiração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. São tantos livros legais para combinar com esse dia!
    As personagens tem uma fama maravilhosa, mas conheço poucas até agora. Só a Katniss e a Lizzie Bennet é que já tive o prazer de "conhecer" intimamente e da lista são as minhas favoritas. Mas todas tem em comum o fato de serem fortes, de lutarem pelo que querem e não aceitar menos do que podem e merecem ter.
    São belos exemplos do famoso "quero ser quando crescer"
    Adoraria conhecer todas ^^

    ResponderExcluir
  5. Patty!
    Gostei demais das escolhas que fez, realmente são protagonistas fortes e obstinadas que vão em busca de seus sonhos.
    Minha favorita é a Hermione.
    FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
    “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você a respeito da Katniss. Colocaria nessa lista Tris de Divergente, Sophie de O Reino das Vozes. Tem também a personagem principal de Caixa de Pássaros, que no momento não me recordo o nome.
    Feliz dia da mulher

    ResponderExcluir
  7. Conheço três das 10 personagens e concordo com você sobre o que disse delas. São todas fortes, a seu modo. Existem vários tipos de força.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Oi Patty.
    Eu amei esse post. e concordo com você, Lia de The kiss of deception é uma força da natureza, comecei a leitura recentemente e estou adorando, Trono de Vidro está na minha lista faz tempo, assim omo diversos outros que citou, estou ansiosa para conhecer um pouco mais sobre essas guerreiras.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Que linda a sua lista! Muito inspirador ler tudo isso. Feliz dia para nós. Beijos, Carol
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  10. Feliz dia da mulher atrasado! ❤

    Adorei a ideia do post e adorei ainda mais ter visto a Sorcha entre as personagens 😍 Eu amo essa garota, mulher! Sofri muito com o que acontece com ela nos demais livros da trilogia que agora é série 😔

    Mesmo sem ter lido, admito que Hermione é uma personagem feminina e tanto para merecer tal destaque, isto já pode ser observado nos.filmes. O massa é a Emma também ser um show de mulher, sempre arrasando com os seus discursos e palestras.

    Quanto à Katniss: não podia faltar aí, né? A não ser que você não a conhecesse. Um belo exemplo!

    Abs.

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante de Laia, pois ela tipica mulher que não pensa somente nela, pois está sempre esta pronta para ajudar outras pessoas. Também gostei de saber que Katniss esta na sua lista, pois ela bem parecida com Laia por sinal. E por fim, Hermione sem duvida adorei porque ela fiel e inteligente

    ResponderExcluir
  12. Oi Patty, tudo bem?
    Uma chama entre as cinzas é um livro que a muito tempo estou querendo ler. Eu morro de vontade de ler Trono de Vidro, só ouço elogios. E é claro que a Lia e Lizzie não podiam ficar de fora né <3 Amo esses dois livros!
    Adorei o post.
    Beijokas
    [SORTEIO]Baile Literário
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  13. Oi Patty,
    Algumas não conheço, mas muitas das que citou são personagens que admiro muito. A Laia é uma personagem marcante mesmo. Quando comecei a ler Uma chama entre as cinzas, achei que ela não iria aguentar todas as situações que tem que enfrentar, mas a cada capítulo ela se descobre mais forte e determinada. Katniss Everdeen é, sem sombra de dúvidas, a definição de coragem, garra e humildade. Por causa dela Jogos Vorazes virou umas de minhas séries favoritas. Amei este post!!

    ResponderExcluir
  14. Hermione ♥

    Comprei recentemente Uma chama entre as cinzas sem saber exatamente do que se tratava. Fico feliz em saber que encontrarei uma mocinha forte!
    A rebelde do deserto também parece muito bom, pois só vejo elogios.
    Orgulho e preconceito está na minha meta desse ano!
    A personagem feminina marcante mais atual que eu "conheci" é a Calpúrnia Hartwell, de Nove regras a ignorar antes de se apaixonar. Adorei o jeito dela, totalmente independente e nada submissa aos costumes da época.

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  15. Adorei as escolhas, tenho muito orgulho quando leio Orgulho e Preconceito, a Jane Austen deve ter recebido muitas críticas por ter criado uma personagem tão forte como a Elizabeth Bennet, também amo demais a Hermione, é maravilhoso poder um livro em que a personagem não é apenas uma garotinha frágil que não consegue fazer nada sozinha, mas sim uma pessoa inteligente, corajosa, leal e que não seja fútil.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Adorei conhecer personagens marcantes!
    Só conhecia Elizabeth Bennet...
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Mione e Kath são as que conheço *_*
    Quero muito conhecer a Amani pq estou louca para ler a Rebelde do Deserto. Na minha lista estaria tbm a Tris de divergente

    ResponderExcluir
  18. Oi Patty!
    Pra mim com certeza Hermione é a número 1!!
    Mas também entram na lista Katniss e Elizabeth Bennet!
    As outras mocinhas não conheço pois não li ainda os livros, mas adorei saber que são mulheres fortes e acabam tornando o livro muito mais especial! (prentedo lê-los)
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, Patty!!
    Adorei a postagem!! Essa protagonistas são fortes, determinada e decididas!! E uma pena que não li todos os livros citados.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  20. Oi Patty, só conheço a Lia do The Kiss of Deception. E ela realmente é uma mulher guerreira. Bela escolha!
    Mas mesmo não tendo tido a oportunidade de conhecer as outras heroínas,tenho certeza que fez boas escolhas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Você claramente me apresentou livros maravilhosos e personagens incriveis e destemida, e´ótimo ver que as personagens femininas mais valentes e confiantes de si. O dia da mulher é todo o dia.

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Gostei muito dessa seleção, não conheço todas as personagens, mas para mim a Celaena e a mais marcante, gosto muito como a autora consegue criar uma personagem com tantas camadas a ser exploradas, mas todos dos livros que ainda não li todos estão na minha lista de leitura e estou doida para conhecer essas personagens !!

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!