#2 Precisamos conversar sobre: Séries não finalizadas aqui no Brasil.



Oi, pípol!
E o assunto de hoje da coluna "Precisamos falar sobre" são as séries que iniciaram aqui no Brasil, mas não foram finalizadas.

Alguém aqui já iniciou uma série que no país de origem está finalizada ou em andamento, mas a editora responsável por ela aqui no Brasil não a finalizou ou não continuou? É uma grande merda quando isso acontece, não é?

Infelizmente, essas coisas acontecem. Por vários motivos. Falta de dinheiro por parte da editora para comprar os direitos de mais um volume, pouca venda, o livro não alcançou a marca que a editora esperava e por aí vai.

Separei, então, três livros que adoro e que foram - até o presente momento - abandonados pela editora. Vamos conferir?

Começando pelo meu favorito dessa lista. Uma fantasia maravilhosa e totalmente original, diferente de tudo que já li. Claro que tô falando do meu caveirão lindo: Sr. Ardiloso Cortês escrito pelo irlandês Derek Landy.

Os cinco volumes lançados aqui no Brasil pela Galera Record

Títulos que não foram lançados no Brasil.
6. Death Bringer | 6.5. The End of the World | 7. The Kingdom of the Wicked | 7.5. The Maleficent Seven: From the World of Skulduggery Pleasant | 8. Last Stand of Dead Men | 8.5. Armageddon Outta Here | 9. The Dying of the Light | 10. Resurrection.

Esse livro conta a história de Stephanie, uma menina de 12 anos que vê sua vida mudar quando seu tio Gordon morre repentinamente e deixa todo seu legado e sua fortuna pra ela. Acontece que Gordon era um famoso escritor de livros de terror. No dia da leitura do testamento, Stephanie repara que o amigo de seu tio, o Sr. Cortês é um estranho homem magricela que mesmo no verão se veste com sobretudo, cachecol, luvas e um chapéu e um óculos escuros.
Em sua primeira na noite na mansão do tio, Stephanie é atacada por um ser estranho e salva por um esqueleto vivo. Acontece que esse esqueleto é o Sr. Ardiloso Cortês um esqueleto, literalmente, que era amigo de seu tio e ele está investigando a morte de seu tio que segundo ele, foi, na verdade, um assassinato.
Subitamente Stephanie se vê envolvida em um mundo repleto de magia, aventura, mistérios e ação.

A série conta com 10 livros publicados sem contar com os contos. Infelizmente para os fãs dessa série aqui do Brasil, a editora responsável pela publicação de Sr. Ardiloso Cortês, a Galera Record, só publicou até o quinto volume da série, Espiral da Morte.

Em Junho desse ano foi publicado o décimo volume com o título de Resurrection, e eu só posso ficar me mordendo aqui e imaginando o por que desse título!

A história de Ardiloso e Stephanie se desenvolve de uma maneira muito bem construída e divertida ao longo dos cinco volumes que li. Em cada livro é um ano, de modo que acompanhamos o crescimento de Stephanie não só na idade e na maturidade, mas também de suas habilidades, pois a garota encantada com o mundo mágico de Ardiloso e com todo o mistério que envolve o esqueleto, ela se junta a ele em suas investigações.

Com um humor negro, inteligente, divertido e repleto de ação, Sr. Ardiloso Cortês é uma série que eu super recomendo pra todos os fãs do gênero fantasia YA.

Por quatro vezes eu enviei e-mail para a Galera Record perguntando sobre a série e sempre obtenho a mesma resposta: Não temos previsão para o próximo volume. O que se a gente for parar pra pensar, não vai sair. O quinto livro foi lançado em 2013 aqui no Brasil, ou seja, há 4 anos atrás. As chances dos volumes seguintes serem lançados aqui no Brasil são praticamente nulas, principalmente com a falta de informação por parte da editora a respeito da série. O que é uma pena, sinceramente.

O próximo livro da lista também foi publicado aqui no Brasil pela Galera Record. E esse é de uma autora muitíssimo conhecida por aqui. É a série Desaparecidos da autora Meg Cabot, isso mesmo. A autora de O Diário da Princesa e A Mediadora.

Os quatro primeiros publicados no Brasil e o último, não.

Essa série composta por cinco livros, todos já publicados nos Estados Unidos desde 2006, conta a história de Jess, uma garota comum que só quer terminar a escola e fazer aquele cara gracinha reparar nela. Um dia voltando pra casa com sua melhor amiga, ela é atingida por um raio. Milagrosamente nada acontece com ela, quer dizer, exceto pelo fato de que na manhã seguinte, ela sabe exatamente onde estão duas crianças que na noite anterior ela viu em uma caixa de leite que estavam desaparecidas.

Esse livro é bem gostoso de ler com uma pegada um pouco parecida com A Mediadora (outra série da autora, felizmente toda publicada aqui). Jess é uma personagem bastante engraçada com seu jeito de moleque, mas bem feminino. É claro que tem um romance, a marca registrada da Meg, mas não é nada muito meloso. Jess e Rob eram meu casal favorito na época de adolescência. Porque sim, gente, eu li esse livro na época em que foi publicado nos Estados Unidos.

Embora essa série tenha sido um sucesso lá fora, aqui no Brasil não foi tanto e, infelizmente, só os primeiros quatro volumes foram publicados até agora. Também perguntei a editora se eles teriam alguma previsão do próximo volume, visto que, é o último da série e a editora me respondeu a mesma coisa que no caso de Sr. Ardiloso Cortês: Não temos precisão. O que se você parar pra pensar não faz o menor sentido, já que como eu falei, falta apenas um livro que é o Missing You (Sentindo sua falta), e na minha opinião, o melhor livro da série.

O quarto volume, Santuário, foi publicado aqui no Brasil em 2014, há 3 anos atrás. Por ser Meg Cabot eu ainda nutro esperanças desse quinto volume ser lançado aqui ainda.

Por último, mas não menos importante está a série O legado de Syrena da autora Anna Banks, esse publicado aqui no Brasil pela Editora Novo Conceito.

O primeiro volume foi o único publicado aqui no Brasil e ele manteve a mesma capa que o original. Os demais não foram publicados aqui.
Esse livro aborda o tema de sereias e é um dos livros mais legais sobre esse seres fantásticos que já li. Aqui temos Emma, uma jovem que chama atenção por sua aparência fora do comum. Longos cabelos tão claros que parecem prateados, olhos violetas e um pouco desajeitada. Ela não se sente a vontade em lugar algum.
Galen, o príncipe dos Syrenas, vasculha a terra em busca da garota capaz de se comunicar com os peixes e que salvará sua terra. Quando ele, por acaso, encontra com Emma a atração é imediata. Os dois tem uma conexão e seus instintos gritam dizendo que ela é a garota que ele está procurando. Porém, se ela é a garota por que ela não foi capaz de salvar a amiga de um ataque de tubarão?

O livro é YA e é bem gostosinho de ler, a forma como a mitologia das sereias é inserida me agradou bastante e já no início me peguei grudada na trama. O triste é que essa série só tem o primeiro volume lançado aqui no Brasil. Lá fora, a trilogia está completa. O segundo volume tem o título de "Of Triton" e o terceiro "Of Neptune".

A série teve o seu primeiro volume lançado aqui no Brasil em 2014. Eu mandei e-mail para a editora perguntando sobre esse livro e até agora não obtive resposta. Vamos aguardar pra ver se teremos novidades a respeito desse livro por aqui, né?


13 comentários:

  1. Olá!
    É mesmo muito ruim quando começamos uma série, gostamos e a editora não traz a continuação :/
    Eu tenho muita dificuldade para terminar séries, terminei pouquíssimas até hoje. Mas a série O legado de Syrena é uma que tenho muita intenção de terminar, mas por enquanto ainda não é possível. Vamos aguardar a resposta da editora e esperar que eles lancem logo as continuações :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que esse da Meg era uma série sem finalização aqui. Já tinha visto mas achava que era uns livros soltos, sem fazer parte de série mesmo. Nunca dei muita atenção pra eles também. Mas parece ser legal. A autora tem uma escrita boa e a premissa da história chama atenção.
    De todos o que queria mesmo ver era continuação do Poseidon. Queria ler esse livro mas não li porque soube que era série e sem os outros não tem graça amar a história e ficar chupando dedo sem ter mais :'(
    Esperava que a editora fosse lançar quando anunciou aquela onda de continuações que iriam lançar uns tempos atrás. Mas não vi nada e de novo desanimei. Quem sabe na próxima né? Parece tão legal....

    ResponderExcluir
  3. Realmente, às vezes acontece de não termos como terminar a série. É bem triste ! Ainda mais quando são aquelas que adoramos e que precisávamos saber mais sobre os personagens e tudo mais.
    Essa primeira série que você trouxe eu não conhecia e nunca vi uma resenha sobre ela. Mas parece uma leitura bem legal, e conta com muuitos livros ne? omara que a leitura não vá ficando chata.
    A Meg é maravilhosa, então imagino que essa série também seja. Uma ena que não teve a finalização dos lançamentos pela editora.
    O que eu mais me interessei foi essa última série, acho que por ser um romance típico das minhas leituras.Tomara que traga mais livros dela. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Beta ;)
    Odeio quando as editoras fazem isso, dá uma raiva. Se começou a série e tem fãs que querem os próximos livros, termina de publicar!
    Nunca li nenhuma das séries que você falou, mas sempre quis começar essa da Meg, acho que foram os únicos livros que eu não li dela. E que legal saber que é parecido com A Mediadora, uma das minhas série literárias favoritas... vou ver se leio, nem que tenha que ler o último em inglês!
    Já tinha colocado Poseidon na lista de leitura, mas que pena saber que a editora não continuou a publicar e nem te deu resposta.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. É bem chato quando isso acontece, você lê uma série e ela é boa, mas a editora não publica o resto, pois por algum motivo ela não foi muito popular.
    Ainda não li nenhuma série que não tivesse todos os livros publicados.
    Nunca tive essa preocupação, pois todos que eu já li foram indicações dos Booktubers e sempre elas estavam completa ou estava tendo a publicação da data prevista para o lançamentos dos próximos livros!

    ResponderExcluir
  6. Bah! Dava pra fazer um post mega recheado só com os livros da novo conceito. =/ queria tanto a continuação de tocando as estrelas!

    Beijos Joi

    ResponderExcluir
  7. Beta!
    Assunto bem polêmico mesmo...
    Triste começar uma série e não ter como terminar.
    Há um tempo me determinei a começar uma série quando tiver todos os exemplares em mãos, mas ainda assim, algumas vezes, falho nesse objetivo.
    Das séries que citou, as duas primeiras não conhecia, mas já tive oportunidade de ler Poseidon e fiquei bem triste por não ter a continuação dos livros aqui no Brasil.
    As editoras por vezes só se preocupam com aquilo que dá lucro, infelizmente. Não se importam com os leitores que ficam órfãos das continuações...
    Boas festas juninas e bom final de semana!!!!
    “O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, isso é uma coisa que realmente me incomoda muuuito. As vezes eu vou lá, começo a série, amo o livro, mas a editora simplesmente parece abandonar a série. Eu estava esperando uma eternidade para a NC terminar a série Feita de Fumaça e Ossos, mas a editora demorou tanto pra lançar o último livro, que eu nem lembro da história direito, e acho que vou ter que reler os primeiro livros pra lembrar da história.
    Outra série que eu tinha gostado e essa eu acho que já foi abandonada pela Intrínseca de vez, é ecos da morte. Gostei bastante dos primeiros livros, mas acho que a editora nunca vai lançar os outros livros :(
    Dessas séries que você comentou, eu não li nada ainda. Eu até tenho vontade de ler Poseidon e essa série da Meg Cabot, mas não vou começar essa série até que todos os livros tenham sido lançados.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nossa muito ruim quando isso acontece e é por isso que eu sempre gosto de esperar as editoras lançarem todos os livros que assim não tem problema.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Beta!!
    Eu adorei conhecer os livros, nunca tinha ouvido flar acredita?
    Parecem bons, com enredos que prendem o leitor, uma pena é qdo a editora não trazem as continuações né...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Beta!!
    É muito triste quando não temos continuação dos livros que estamos lendo!! Gostei demais da postagem!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. É muito ruim começar uma série e não ter como terminar,eu só leio uma série quando eu vejo que está completa e publicada aqui no Brasil,até porque ninguém merece começar uma série e ficar o ano todo esperando a continuação ser lançada.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Nossa, nem tinha conhecimentos desses livros, realmente é muito ruim você começa uma serie e ver que ela nunca foi terminada e nm publicada aqui no Brasil e para poder terminar e muito complicado. Gostei dos livros que você citou, tme uma bela premissa maravilhosa e fantasia.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!