Resenha #400 - Três Coroas Negras - Kendare Blake - Globo Alt

Título: Três Coroas Negras
Autor(a): Kendare Blake
Editora: Globo Alt
Páginas: 304|Ano: 2017

Comprar: Amazon |Submarino |Saraiva | Americanas

Sinopse: Três herdeiras da coroa, cada uma com um poder mágico especial. Mirabella é uma elemental, capaz de produzir chamas e tempestades com um estalar de dedos. Katharine é uma envenenadora, com o poder de manipular os venenos mais mortais. E Arsinoe é uma naturalista, que tem a capacidade de fazer florescer a rosa mais vermelha e também controlar o mais feroz dos leões.
Mas para coroar-se rainha, não basta ter nascido na família real. Cada irmã deve lutar por esse posto, no que não é apenas um jogo de ganhar ou perder: é uma batalha de vida ou morte. Na noite em que completam dezesseis anos, a batalha começa.

De uns tempos pra cá, quando esse livro foi anunciado li vários comentários de que o livro era maravilhoso, uma fantasia espetacular que tem uma pegada de Jogos Vorazes e tudo mais.

Quando fui à livraria fiquei em dúvida entre Três Coroas Negras e A Melodia Feroz e como me arrependo de não ter escolhido A Melodia Feroz!

Três herdeiras da coroa, cada uma com um poder especial. Mirabella é uma elemental, ela é capaz de controlas as chamas e tempestades. Katharine é uma envenenadora, capaz de criar os venenos mais mortais e imune a eles. Arsione é uma naturalista, ela é capaz de fazer um botão de rosa florescer e também controlar os mais ferozes dos animais.

Mas para se tornar rainha, elas precisam lutar entre si, a mais forte a permanecer viva no fim, é coroada a nova rainha.

Bela premissa, não? Sim, foi isso que me fez escolher esse livro e não A Melodia Feroz, mas aprendi com Três Coroas Negras que nem sempre devemos nos deixar levar pela sinopse de tirar o fôlego.

Pela primeira vez me deparei com uma narrativa que me irritou profundamente. O livro é em terceira pessoa e, na minha opinião, ele deveria ter sido escrito em primeira, pois ele varia do ponto de vista de cada uma das rainhas: Mirabella, Katharine e Arsione. Não consegui de modo algum me apegar a nenhuma das três. Ou melhor, talvez a que mais tenha chegado perto de me tocar foi Katharine.

A história em si é intrigante e interessante, mas o desenvolvimento da trama me pareceu tão vago e tão embolado que me perdi ainda no início da trama. Talvez as inúmeras perguntas que ficaram no ar sejam respondidas no próximo volume, mas em minha opinião, não foi uma jogada muito boa deixar tudo para os próximos livros.

É bem previsível o rumo que a história vai tomar e até mesmo o final que eu acredito que deveria ser impactante e surpreendente. Antes da metade do livro eu já desconfiava o que a autora só revela na última frase do último capítulo. Se você parar pra pensar, é bem óbvio.

Vi várias resenhas crucificando o personagem Joseph e eu sinceramente não entendi o por que, ficou claro pra mim o jogo de manipulação e controle durante a trama, e como eu havia dito, os personagens não me tocaram tanto assim, de modo que pouco me importo com o que o Joseph fez ou deixou de fazer. Arsione não foi uma personagem que me atraiu tanto assim.

Mirabella, por outro lado, consegui sentir uma leve empatia por ela, mas ainda assim pra uma personagem principal e como uma das rainhas do livro, a achei bem fraca e sem graça. Alguns personagens secundários conseguiram mais destaque do que ela.

Katharine sim, me fez sentir algo, na realidade, ela me fez torcer por ela. Desde o primeiro capítulo que começa com o ponto de vista dela, senti uma personagem de caráter bem construído e forte mesmo em sua fragilidade que é bem acentuada ao decorrer do livro. E mesmo quando as coisas ficam ruins e ela se vê sem esperanças, ainda se mantém firme aos seus critérios e pensamentos, sem nunca trair a si mesma ou a sua personalidade. De fato, ela foi o ponto alto no livro.

De resto, posso dizer que Três Coroas Negras prometeu muito e não cumpriu nada. Eu esperava um confronto, uma disputa não só física, mas política e não obtive nenhuma das duas. Esperava conspirações maquiavélicas, três personagens tão poderosas e fortes que eu ficaria sem saber pra quem torcer. 

Espero de verdade que o segundo volume seja melhor que o primeiro. Pretendo sim continuar a série porque quero saber como Katharine vai se comportar e o que ela vai fazer diante da situação que a autora colocou ela no fim do livro.




33 comentários:

  1. Humm, tinha visto muita coisa legal sobre esse livro. Mas nossa, será que o jeito de contar prejudica a coisa toda? Tem livros que pecam ao fazer assim, mas normalmente gosto de pontos de vista diferentes. E pra um primeiro livro de série deixar muitas perguntas costuma ser legal...
    Não sei o que esperar dessas personagens agora. Gostei da ideia do livro mas se não entregar algo que alcance as expectativas aí é chato =/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu estava com altas expectativas para esse livro. Tanta gente elogiando, mas pelo visto é o tipo de livro que ou você gosta ou odeia hahaha O nome da autora não me era estranho, aí fui pesquisar e lembrei que é a mesma autora de Anna vestida de sangue, que também quero ler.
    Fiquei decepcionada com esse livro, realmente a premissa é muito boa, tinha tudo para ser maravilhoso. Concordo com você, talvez se fosse em primeira pessoa fosse melhor, acho que quando você "entra" na cabeça da personagem é mais fácil de você se apegar a ela. É uma pena que nem as personagens salvaram a história, a ponto de você nem se importar com elas. A Katharine parece ser realmente a mais interessante, eu gostei muiiito do poder dela, talvez por ela ser a envenenadora tenha chamado mais atenção.
    Pelo visto, esse livro faz parte de uma série? Espero realmente, que melhore nos próximos, que não sejam tão previsíveis e que a autora não coloque tudo por água abaixo.
    Ótimas leituras pra você!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa... Que pena que o livro acabou não cumprindo as expectativas que deu a partir da sinopse. Sendo bem sincera, fantasia nunca foi um gênero entre meus favoritos. Eu simplesmente não costumo me interessar por suas histórias, e quando me interessam, acabo que leio resenhas nem tão favoráveis assim e me desanima um pouco. Três Coroas Negras foi um livro que pela sinopse, realmente me pareceu um que estaria recheado de ação e cenas de manipulação, algo que tinha a capacidade de surpreender o leitor. Até comentei com uma amiga que é fissurada em histórias de fantasia e ela logo se interessou, mas talvez não seja tão cedo que algumas de nós dá chance para ele...
    Apesar de eu preferir a escrita em terceira pessoa do que na primeira, pelo que disse, acho que realmente o melhor teria sido o livro ter optado pela narração em primeira pessoa. Talvez ter optado pela outra acabou favorecendo um certo distanciamento dos personagens com o leitor.
    Eu espero que a continuação da série consiga compensar esse primeiro livro para você, pois a trama parece ter muito potencial e é triste que seja mal aproveitada em determinados pontos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sou louca por este livro. estou sem palavras, pois foi um dos meus livros favoritos de 2017.
    Mas fico muito feliz de você da continuidade a sequencia, talvez mude a opinião hahah, Kath e uma das minhas favoritas torço muito por ela tbm.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Jogos Vorazes é bem comentado, mas nunca li nada nem assisti os filmes completamente, então imagino só um pouco dessa comparação que você fez. Eu não sou muito fã de fantasia, leio raramente e só aqueles que falam que é super maravilhoso.
    Eu sei quando uma sinopse nos engana direitinho kkk Uma pena mesmo que tenha acontecido isso, o pior mesmo é não nos conectarmos com os personagens :(
    Eu não sei como vai conseguir continuar, mas vou esperar a opinião do outro e que pelo menos goste ne? Eu vou pular essa dica, abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Beta, que triste que o livro não foi o que você esperou, criar empatia pelos personagens é fundamental pra curtirmos a leitura. Ainda não sei o que pensar dessa história, tenho acompanhado algumas resenhas e por enquanto só, a premissa é sim interessante mas ainda não me conquistou, mas vou acompanhar atentamente as opiniões desse e dos próximos livros pra decidir. A capa é bonita, fiquei curiosa sobre quem é Joseph e o que ele fez e curti a sinceridade da resenha, destacou pontos que acho importantes pra gostar da leitura :D

    ResponderExcluir
  7. Também fiquei animada de ler o livro pelos elogios que vi. Me animou super, baixei em pdf (#pobre) e senhorrr demorei três dias pra ler, sendo que estou de férias e costumo ler algo do mesmo tamanho em sei lá 5 horas?! Nunca cronometrei mas geralmente uma tarde ou uma manhã.. Enfim, a zorra da autora parece que se perdeu durante o livro, você lê lê e não consegue, de fato, entender nenhumas das personagens. Outra coisa é que tipo, não curto muito livro com descrição de cenas de ação, prefiro realmente os diálogos. No caso desse livro, ele realmente ignorou a ação né kkk super parado, o que ATÉ poderia ter melhorado as coisas pra mim já que não gosto dessa pegada e mesmo assim... nada me empolgou na escrita. Tudo parecia super PARADO, como se nada tivesse acontecendo naquela realidade, só divagação chata.
    Sobre o Joseph, mesmo eu também não tendo me apegado às personagens, na verdade não gostei de NENHUMA das 3, ainda assim ele me irritou profundamente. Nossa, cara, que embuste do car****. #sorry Uma coisa que me incomodou também foi a quantidade de personagens, fiquei meio perdida kkk
    Sobre o final, aquiloo alí sim foi bem feito. Foi o que ainda deu uma " salvada" pra mim, achei as reviravoltas muito boas e até me deram vontade de ler os próximos hahaha Não vi você comentando sobre os plot twists, também ficou surpresa? bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi Beta!
    Que pena que o livro te decepcionou. Muita gente comentando sobre ele e elogiando e eu quase cheguei a comprar, mas não comprei.
    A premissa dele parece ser realmente boa. Três irmãs que lutam por suas vidas e uma coroa. Eu quase levei, por conta dessa pegada de jogos vorazes que eu amo.
    Eu não gosto quando a história contada é superficial ou não é contada direito. Sinto dificuldade de me apegar quando é muito simples.
    Apesar de tudo, eu pretendo ler e conferir se é isso tudo mesmo que estão falando.
    Abc

    ResponderExcluir
  9. posha :'(, é a primeira vez que vejo falar do livro, a capa é maravilhosa, e como você disse a sinopse é de tirar o folêgo, a proposta do livro é ótima, mas pelo jeito a autora não soube desenvolver, é muito ruim vs n sentir empatia e nem conexões com os personagens, que na minha opinião, é o que mais importa na leitura, eu tbm espero que o segundo livro esteja melhor, vou esperar mais, quem sabe ate lançar o segundo livro e você ler, para assim eu poder ver se vale a pena ou não investir na leitura.

    ResponderExcluir
  10. Nossa! É uma pena quando criamos grandes expectativas e nos deparamos com algo tão negativo né?
    A premissa do livro é bacana demais, essa questão das 3 terem que lutar pelo trono me deixou muito interessada.
    Mas depois de ler sua resenha, confesso que fiquei bem decepcionada. Me parece que a autora deixou muito a desejar.
    Gostaria de ler o livro, parar tirar minhas próprias conclusões. Mas não é uma leitura para agora, quem sabe mais no futuro.
    Gostei bastante dos seus comentários. Pude enxergar melhor o que o livro aborda.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  11. Primeiro quero dizer que adorei essa vibe de: 'não gostei de ninguém mesmo, então Joseph taca fogo no circo mesmo' hahahah

    Enfim, tinha me encantado pelo livro por causa da capa e até que curti a sinopse. Vi algumas críticas positivas também, mas nada que me chamasse a atenção. Sua resenha me disse muito, pois também achei que teria uma pegada de disputa política também e pelo visto o autor furou nesse ponto...

    Espero que o próximo livro seja melhor, esperando o lançamento e novas resenhas para ver se adquiro o meu haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha,e seu ponto de pista,já tinha ouvido falar bons comentários sobre ele,não imaginei que fosse deixar tanto assim a desejar,espero que o segundo seja bem melhor.

    ResponderExcluir
  13. Beta!
    É por essas e outras que as vezes até leio as sinopses, mas nem sempre acredito no que está sendo 'vendido'... prefiro ler resenhas e análises de quem leu para ter um parâmetro melhor, embora ainda assim, sempre acho que devemos ler, porque teremos nossa própria opinião, concorda?
    A premissa é fabulosa e confesso que também achava que seria a maior disputa pelo reino e não algo tão óbvio...
    “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  14. Confesso que após ler sua resenha, e perceber sua nota e difícil não ter receio de ler este livro. Claro, a sinopse promete muita coisa, como você mesma citou imaginava que haveria conflito entre ambas partes, porém foi mais um jogo de controle, e manipulação previsível, o que desmanchou todo o potencial desta trama. Irei esperar o lançamento do segundo livro, para ver se a estória ira amadurecer, caso contrario não sei se darei uma chance a esta obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!!
    Que pena que você não gostou do livro. É sempre ruim nos depararmos com uma leitura decepcionante.
    A premissa realmente é muito interessante, mas a sua resenha me deixou decepcionada, pois os pontos negativos que você citou me incomodam também. Não pretendo lê-lo, obrigada pela resenha. Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada da autora, mas gostei da ideia do livro, envolve poderes e tem toda uma trama legal, mas pelo q vc falou "promete muito e n cumpre nada", infelizmente existem livros assim. A capa é legal e te deixa curiosa para ler, pena q n sera maravilhoso.

    Visitem meu blog!
    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Aaain que lindo!
    Sou doida pra ler e conhecer a escrita da autora.
    Pena não ter agradado vc... Eu espero não me decepcionar tbm, estou bem curiosa pra ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Que pena que o livro não foi bom!
    Eu achava que seria uma distopia bem bacana por causa da sinopse, pois ela é realmente de tirar o fôlego!
    Porém ser em terceira pessoa e ficar variando entre 3 rainhas deve ser bem chato mesmo, pois você não se apega aos personagens!

    ResponderExcluir
  19. nossa flor, nossa! Eu li a sinopse e fiquei louquinha pra ler, mas depois da sua resenha... E olha que sou teimosa, mas não sei não... que pena...

    ResponderExcluir
  20. Hey *-*
    Que pena que você não gostou do livro, acontece ..
    Nunca tinha ouvido falar do livro e como você disse a premissa promete muita coisa e se autora tivedar desenvolvido melhor a história ficaria melhor ...


    Bjos

    ResponderExcluir
  21. A premissa desse livro realmente é incrível, e esse livro parece que tinha tudo para ser ótimo. Mas já percebi que também não iria gostar do livro. É uma pena que a narrativa tenha te irritado, e que o livro seja mal desenvolvido. Eu estava com vontade de ler ele, mas perdi um pouco da vontade agora. Espero que o segundo livro seja melhor...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Detesto quando um livro ganha a gente pela sinopse e ao lermos não é nada daquilo que estávamos pensando e vem a decepção..
    Não conhecia a série e depois desta resenha pretendo não conhecer kkk
    Obrigada pelo alerta ;)

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Nossa, que pena que você não gostou tanto do livro.
    Já vi várias críticas positivas e estava bastante animada pela premissa.
    Mas é sempre bom vermos críticas negativas também. Desanimei um pouco com essa leitura, vou deixar para ler mais pra frente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Eu também li esse livro e me decepcionei bastante. Eu consegui ele em uma troca (que arrependimento de ter trocado!), e acho que tinha muita expectativa pra ele. A história dele poderia ter sido ótima, mas acho que a autora não soube trabalhar muito bem nele. Também me irritei bastante com a narrativa, e achei ele bem previsível. E eu sinceramente não tenho vontade de ler o segundo livro =/
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  25. Oi Beta ;)
    Esse era um dos lançamentos da editora que mais queria ler, fora que essa capa eu achei linda! Mas que chato que o livro não foi o que você esperava.
    Também prefiro livros com narrativa em primeira pessoa, quando é em terceira realmente é mais difícil conseguirmos se conectar com os personagens.
    Já tinha colocado o livro na lista de leitura, e vou ler ele e tirar minhas próprias conclusões. Espero gostar!
    Bjos

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Poxa, fiquei bem desanimada em ler esse livro agora, com essa sinopse eu esperava uma história eletrizante e envolvente de inicio ao fim. Que pena que a história não teve seu potencial desenvolvido, a trama prometia ser bem intrigante e cheia de disputas, com um enredo de tirar o fôlego. O fato das três personagens principais não serem bem trabalhadas deixa muito a desejar, já as tantas pontas soltas é até aceitável, isso instiga o leitor a ler o próximo volume, mas confesso que não estou empolgada em ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Eu tinha fortes expectativas em relação a este livro e é uma pena que você não tenha gostado muito da história, eu também esperaria algo mais emocionante, pois se trata de personagens poderosas, ainda assim pretendo ler este livro, mas não lerei com tantas expectativas.

    ResponderExcluir
  28. Nossa, sério? Eu não esperava essa resenha, até porque, como você mesma escreveu, a maioria das resenhas fala tão bem desse livro que eu estava com altas expectativas. Eu adoro o título, acho a premissa muito interessante, mas que pena que foi mal desenvolvido. Tinha tudo para ser um ótimo livro. No entanto, ainda quero ler, assim posso tirar as minhas próprias conclusões.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oi, Beta!
    E uma pena que o livro tenha uma premissa maravilhosa mas infelizmente não vou uma leitura tão boa assim!! Sinceramente amei a premissa mas fiquei muito decepcionada ao ler a resenha e ver que o livro não é tão bom assim!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  30. Nossa, q medo q eu fiquei agora!!!
    Comprei esse livro e to com grande expectativa nele. Vou participar de uma leitura coletiva em que ele foi o escolhido.
    Agora to preocupada!!!!
    A sinopse realmente é muito boa, mas é um saco quando promete muito e não cumpre nada...

    ResponderExcluir
  31. Oi, eu também vi comentários maravilhosos, mas não tinha tido vontade de ler. Agora que não vou mesmo. Quando li a sinopse achei que Arsione seria a mais legal por causa das suas habibilidades, não vi muita semelhança com Jogos vorazes, a história tinha tudo pra ser boa, é uma pena que não foi.

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Já tinha lido uma resenha desse livro, ele tem uma premissa incrivel e bastante impactante. Tinha uma pequena vontande de ler esse livro, apesa de ler varias resenhas positivas dele, pode ser que alguns goste e outros não, mas ele tem uma historia interessante.

    ResponderExcluir
  33. Oi, tudo bom?
    Gente! Que babado! Li várias resenhas onde as pessoas diziam que o livro era maravilhoso, mas sempre fico com os dois pés atrás quando o livro é muito comentado assim, geralmente eu espero essa febre passar para ler porque se não me deixou influenciar demais. Já sofri grandes decepções, mas entendo a sua vontade de continuar com a série. Boa sorte. Pena que não gostou do livro.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!