Resenha #405 - Crash #1 - Nicole Williams - Essência

Título: Crash - Quando a Paixão Explode
Autor (a): Nicole Williams
Editora: Essência
Ano: 2017 / Páginas: 256

Comprar: Amazon | Saraiva

Sinopse: Para a adolescente Lucy, nada é mais importante que o balé. A dança a transporta para um mundo onde a dor, as lembranças ruins e a violência não existem. Um mundo só dela. Um dia, porém, aquela garota certinha é obrigada a mudar de escola. E é nesse novo ambiente, repleto de descobertas e Inseguranças, que conhece um garoto que só usa cinza e vive com uma toca de lã na cabeça. Jude, o maior bad boy da escola, é lindo e seria o sonho de toda garota, e talvez até o genro que todo pai pediu a Deus... se não tivesse sido preso várias vezes e não morasse num abrigo para garotos desajustados. Lucy não liga para a opinião dos outros: o mais importante é o que Jude sente por ela. E o rapaz parece disposto a abrir seu coração, ainda que um segredo que assombra o passado e o presente dos dois esteja prestes a estraçalhar essa paixão.

Lucy Larson é uma adolescente que está indo para o seu último ano do ensino médio, seu sonho é se tornar uma bailarina competente e talentosa, talento esse que pode levá-la a ser aceita por uma das escolas renomadas de balé, Marymount Manhattan. Só que ela não esperava que um dia seu caminho fosse cruzar com o de Jude Ryder, um cara que causa medo em todos e tem um histórico de quem se mete nas maiores confusões. Um dia, quando Lucy decide curtir os seus últimos dias de férias tomando um sol na praia do Lado Sapphire, ela vê Jude e tudo nele a atrai. O tipo alto, ombros largos, olhos acinzentados e cílios pretos do rapaz a faz ficar admirada com tanta beleza. O que Lucy não sabia era que estava a ponto de se envolver com todos os mistérios que o rapaz escondia. 


 "Resumindo, em termos nada bobos, ele era exatamente o meu tipo. E de todas as outras mulheres do hemisfério norte." 
De alguma forma e com todo seu charme, Jude se aproxima de Lucy e a personalidade desafiadora dele faz a garota logo perceber que ele também é do tipinho que se acha o último biscoito do pacote, ela logo decide se afastar e faz de tudo para não pensar nele, não se apaixonar por ele. Só que não acontece como ela planejava. Enquanto Lucy é uma garota delicada, que dedica seu tempo para aperfeiçoar o balé e cuidar de animais abandonados, Jude tem a personalidade meio desequilibrada e imprudente. Ele é impulsivo e isso afasta a maior parte das pessoas que tentam se aproximar dele. 

Além de encontrá-lo na praia, Lucy descobre que vai ter que lidar com o rapaz na escola, a garota logo vai descobrir que não vai ser tão fácil assim fugir de Jude e dos sentimentos que ele desperta.  
"Eu não sabia nem por que, mas Jude Ryder havia disparado uma granada em minha vida e, em menos de vinte quatro horas ela dizimava tudo que eu tinha de mais sagrado." 
A escola é um ambiente que vai favorecer a descoberta de muitas coisas a respeito da vida de bad boy que Jude leva. Como por exemplo, o significado por trás das roupas cinzas e da touca de lã que ele costuma usar, além de descobrir que o rapaz já cometeu vários crimes, já foi preso várias vezes e mora em um abrigo para jovens infratores. 

Atrás da máscara de inconsequente que o garoto usa, ele esconde os maiores segredos e um coração machucado. Será que essa máscara será capaz de afastar ele de Lucy, uma garota que também esconde acontecimentos trágicos em sua vida? 
"Senti aquele meu lado desinibido, que me esforçava tanto para reprimir, vindo à tona. A parte de mim sobre a qual tentava me convencer de que era má e errada, entre tantas outras coisas, mas a que, quando negava, sentia estar lutando contra minha natureza."
Crash é um livro que eu não esperava ler este ano, eu provavelmente não o leria em outra ocasião. Mas do absoluto nada ele surgiu em minha casa e eu decidi me aventurar por suas páginas, talvez por ser um livro curto e perfeito para um sábado. Fui pega de surpresa logo nas primeiras páginas do livro, no capítulo quatro eu já estava completamente imersa na história da protagonista principal e pela sua queda por Jude Ryder. Sedenta pelas respostas às perguntas que surgiam ao decorrer dos capítulos, devorei o livro em poucas horas. 

Os personagens são bem desenvolvidos, consegui sentir empatia pela Lucy, principalmente depois de descobrir o que realmente havia acontecido de ruim em sua família, apesar de meu santo não ter batido com o dela no começo. Sem falar de Jude, um cara que eu odiei nas primeiras páginas e que logo depois me conquistou, me fez querer protegê-lo de tudo e todos. 

A história em si tem vários pontos positivos, coloca várias questões para serem debatidas, como o abandono, por exemplo. Afinal, temos aqui um personagem que foi abandonado pelos pais e se envolveu no mundo do crime por motivos que se explicam na história. Também não é só um romance clichê, eu achei a história e toda a base criada pela autora algo muito forte e bem desenvolvido. 

Porém, alguns pontos negativos não poderiam ficar de lado, como o relacionamento abusivo e a personalidade obsessiva de Jude. Apesar de ele querer proteger Lucy a todo custo, fiquei preocupada com a forma com que ele queria fazer isso. Coisas acontecem na história que me deixaram curiosa para ver se a autora vai mudar isso ou não no segundo livro da trilogia. Outro ponto que me deixou chateada, foi a falta de abordagem da vida de Lucy como bailarina. A capa do livro foca bastante no balé, então pensei que a autora iria falar mais sobre isso, o que não aconteceu da forma como eu imaginava. 

De qualquer forma, a história me surpreendeu bastante, revelando coisas que eu não havia pensado e provando a ligação forte de Lucy e Jude, me deixando até um pouco sem ar nos últimos capítulos. É um romance fofo, instigante e que com certeza pode conquistar o coração de amantes desse gênero.

É o primeiro livro da trilogia, mas já posso adiantar que fiquei bastante curiosa. Como falei, Nicole Williams deixou algumas coisas no ar, então espero que se resolvam nos próximos volumes. No mais, Crash nos faz pensar sobre o passado, sobre as cicatrizes que ele deixa, sobre os segredos que nós tentamos esconder de nós mesmos e sobre como o amor é insuperável. 


42 comentários:

  1. Olá !
    Já li esse livro e é bem amorzinho !
    Aparentemente é um romance clichê só que o livro é mais que isso !!
    É um livro rápido e a leitura flui bem ..
    Gostei bastante !
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, gostei muito desse livro a partir da sua resenha. Até pq eu nunca tinha ouvido falar. A parte q mais me interessou foi ele não ser clichê. Agora preciso dizer que fiquei um pouco com pé atrás com a questão do relacionamento abusivo pois o que mais tem me afastado do gênero romântico é a "romantização" de situações-problema.
    Vou dar uma oportunidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, não deixe de dar a oportunidade pois provavelmente cê vai gostar! Espero que consiga ler, é uma história bem legal, apesar dos pontos negativos <3

      Excluir
  3. Oi Amanda, eu tava bem pensando que esse era mais um romance clichê, eu até gosto e já tava querendo ler, mas gostei de saber que ele é mais que isso e que a autora soube desenvolver a história envolvendo o leitor. Eu me apaixonei pela capa e assim fico um pouquinho triste que a autora não desenvolveu a questão do Balé, mas fiquei curiosa pra saber mais sobre o passado de ambos os protagonistas. Gostei da resenha e espero poder ler esse livro também futuramente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ficado curiosa pra ler, apesar dos pontos negativos, é uma história bem envolvente. Espero que goste <3

      Excluir
  4. Eu li esse livro já faz bastante tempo, antes de ser lançado aqui. E gostei bastante do livro, realmente foi melhor do que eu imaginava. Mas também teve alguns detalhes que eu não gostei. Me irritei um pouco com o Jude e também achei a forma que ele tentava proteger a Lucy um pouco preocupante. E eu também achava que o balé teria mais destaque na história, porque a capa americana também foca no balé...
    Ainda não li os próximos da série, mas acho que só vou ler quando for lançado aqui.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa parte do Jude é realmente irritante, Rafaela, também espero ler quando forem lançados! <3

      Excluir
  5. Esse livro não me chamou muita atenção quando vi.
    Até que parece ter uma boa história no fim das contas, fácil de envolver a gente. Os personagens parecem ter um jeito legal. Adoro quando consigo simpatizar com a história deles e até aqueles que a gente odeia no começa e ama depois é bom. É pesado ver essa história do abandono pelos pais e de entrar no mundo do crime. Deu curiosidade pra saber os motivos disso e entender a situação...
    Que não tenha um romance clichê é um ponto positivo. Mas e esse jeito do Jude de querer proteger a Lucy? Fiquei curiosa com isso...
    Parece ter uma trama boa, deve ser interessante de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane, fico feliz que tenha se interessado, é uma história bem envolvente. Espero que dê uma chance ao livro <3

      Excluir
  6. Sou muito fã de romance e é pretty much tudo que leio kkkk Mas essa fórmula de mocinha indefesa que passou por algo difícil e se apaixona por bad boy com passado obscuro que justifica suas ações do presente e QUE NO FUNDO é um amorzinho já ta muuuuuito batido.
    Você disse que "Também não é só um romance clichê, eu achei a história e toda a base criada pela autora algo muito forte e bem desenvolvido." Mas poxa, li TANTOS neste estilo (se quiser comprovar no meu perfil: https://www.skoob.com.br/usuario/757598) que NÃO DÁ mais, os back histories dos personagens acabam em algum ponto sendo igual a pelo menos algum destes vários no estilo que já li. Amo tanto romance mas não estou conseguindo me empolgar mais por nada, resolvi inclusive migrar pro romance histórico MAS também acabei lendo taaantos que já ta tudo previsível tbm kkkkkk To sem saber o que fazer, se tiver algum livro de romance DIFERENTÃO pra me recomendar, Amanda ou qualquer um que esteja lendo POR FAVOR me ajude kkkkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA
      Entendo muito, Luiza! De vez em quando eu canso também dessa mensma fórmula, espero ótimas leituras pra nós! <3

      Excluir
  7. Essa questão do balé, do carinha ser bad boy, a história se passar numa escola, esses segredos e inseguranças e ainda mais o romance de ambos os personagens, chama bastante a atenção.
    Fiquei super curiosa e cada vez mais fico animada pra ler a obra. São tantos comentários positivos que ando vendo...
    Parece ser uma história completinha, surpreendente em alguns pontos e bem envolvente.
    Não sabia que era trilogia, fiquei ainda mais contente haha
    Não li nada da autora ainda, mas sinto que vou curtir a leitura desse livro e espero que seja em breve.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que tenha gostado, Caroline, espero que leia e se apaixone por Lucy e Jude também <3

      Excluir
  8. O livro parece ser um amorzinho!
    O melhor é ler livros que nos surpreendam, às vezes a gente não dá nada para a sinopse e acaba presa ao livro de uma forma inescapável.
    A estória parece ir além de um romance clichê e isso me chamou muito a atenção...
    Adorei a dica, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado, Carla! Espero que goste da história <3

      Excluir
  9. O livro não me chamou atenção quando vi que ele seria lançado... Eu nunca fui fã de new adult, ainda mais naqueles que há bad boys. É que tudo soa tanto a mesma coisa, e no fim, não é o tipo de romance que costuma me interessar.
    É bom que a autora, de certa forma, tenha conseguido surpreender e te fazer simpatizar com os personagens, mesmo que no começo não tivesse ido com a cara deles. Mas ainda acho que não o leria... ainda mais pela forma que disse que Jude tenta proteger Lucy, me deixou com um pé atrás. Não curto quando acabam romantizando algo preocupante... Mas bem, não vou condenar o livro. Visto que ainda é o primeiro da série, talvez os próximos consertem os pontos negativos nesse primeiro.
    Ótima resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Karina, também espero que a autora desenvolva esses pontos nos próximos livros. Tudo bem não ter ficado interessada. Desejo ótimas leituras!

      Excluir
  10. Oi Amanda!
    Também vi comentários sobre essa falha da autora não abordar a paixão da protagonista pelo balé, afinal a capa chama atenção por isso.
    Já imaginava que o Jude teria uma personalidade forte e teria essa dependência pela Lucy.
    Não fiquei tão interessada pra ler pq esperava mais da capa e da história :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Nayane, esses pontos não abordados me deixaram bem triste também, mas acontece! Boas leituras <3

      Excluir
  11. Estou com bastante vontade de ler esse livro. Mas confesso que uma das coisas que mais tinha me atraído, era essa capa (amo balé), e fiquei um pouco chateada por saber que o balé não é tão abordado na história. E também não gosto muito de livros com relacionamento abusivo. Mas mesmo assim quero ler esse livro, achei o enredo dele interessante, e fiquei com vontade de conhecer melhor esses personagens. É um livro que já está na minha lista.
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, Pam, fiquei decepcionada com essas coisinhas também, mas é uma história legal e aposto que você vai gostar! Beijos <3

      Excluir
  12. Owwwn, que sinopse mais fofinha ne ? Eu adoro esses romances jovens, que trazem o amor como o sentimento mais sublime do mundo. É bom ver como os personagens crescem e vão em busca daquilo que querem.
    Adoramos esses rapazes misteriosos ne ? E as personagens ainda mais kkkkkkk Geralmente são assim, mas no fundo uns amorzinhos :)
    Acho que esse livro é do tipo que eu gosto, mesmo que eu esteja fugindo um pouco de trilogias no momento. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico bem feliz por você ter gostado, leia, Bruna, cê vai gostar! <3

      Excluir
  13. Oi, Amanda!
    Adoro romances meio clichê que tem personagens perdidos e misteriosos!! Espero gostar também dessa estória desses dois!! Gostei bastante da resenha!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Martha! Fico feliz que tenha gostado, aposto que vai adorar a história. <3

      Excluir
  14. Olá!
    Sempre tive vontade de fazer ballet mas acabei nunca fazendo hahahaha
    Sempre gostei de histórias com bailarinas e esse livro me interessou muito por isso. Quero muito ler <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natalí, também gosto muito de danças em geral. Fico feliz que tenha ficado curiosa! Beijos <3

      Excluir
  15. Oi Amanda!
    Acabei de conhecer esse livro, fiquei animada por saber que é trilogia, adoro o gênero e o enredo me agradou mto, vou tentar ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline, fico feliz que te chamou atenção! Beijos <3

      Excluir
  16. Assim que dei de cara com o livro ja fiquei muito interessada, porque realmente parecia que ia focar bastante no ballet, algo que eu amo de paixão(sou bailarina) mas ver vs falando que n fala muito sobre o ballet me deixou um pouco chateada pois queria saber mais sobre a relaçao de Lucy com o Ballet, porém isso não tirou o meu interesse pelo livro, fiquei muito curiosa pra saber o que aconteceu com Jude para ele ser esse tipo de pessoa! adorei saber que é uma trilogia, espero conseguir ler o livro um dia e espero que essas coisas soltas no ar que ela deixou venham vir a tona no segundo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Raquel! Também achei que ia focar bastante e me decepcionei nesse aspecto, mas é um bom livro e espero que você também goste! <3

      Excluir
  17. Oi Amanda,
    Estava aguardando uma resenha desse livro, pois fiquei muito interessada quando vi o lançamento, a premissa de uma história envolvendo uma bailarina sempre me chama a atenção.
    Apesar de alguns pontos negativos, como o relacionamento abusivo, no geral, parece ser uma história apaixonante. Só fica a desejar um pouco mais de cenas mostrando o cotidiano da Lucy como bailarina, afinal a capa induz muito a uma trama focada nisso.
    O Jude pelo jeito vai ser um personagem que vai conquistando aos poucos, tanta a Lucy, como nós leitores. Confesso que fiquei intrigada para saber quais são os segredos desse garoto.
    Quero ler esse livro sim, mas acho que vou aguardar a publicação dos demais livros da trilogia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Micheli! Fico feliz que tenha te despertado o interesse, espero que goste da leitura quando lançarem todos <3

      Excluir
  18. Eu queria muito ler esse livro! Falam que a autora é muito boa! Adorei a sinopse e eu amo romances, sei que vou gostar desse.
    A capa tá bem bonita!

    ResponderExcluir
  19. Confesso que também imaginava que esta estória fosse mais voltada para o balé, já que a capa representa tanto esta dança, mas enfim, de certa forma todos livros tem pontos negativos, e positivos, e o que parece esta obra tem muitos deles. Mesmo sendo uma estória de romance de premissa clichê, e possível perceber que a autora conseguiu colocar elementos que fazem com a trama nos surpreenda, e nos envolva com a estória destes personagens deste as primeiras páginas.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Que livro amorzinho.Sou apaixonada por balé, pena que não sei dançar, mas mesmo assim amo de mais balé e livros amorzinho. Gostei bastante da ideia do livro de vc ter um futuro para pensar, no seu sonho, e no que vivemos no presente, no amor que pode surgir do nada e que as vezes não é aquele que pensamos ser. Amei, vai para a minha lista.

    Visitem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Olá!!
    Já li esse livro e recomendo, também há algumas coisas nele que me desagradam, mas eu acho que é uma leitura prazerosa.
    Como você disse na resenha, as pontas soltas deixadas no livro nos dão curiosidade para ler os próximos volumes. Bjos!

    ResponderExcluir
  22. Oi, eu ainda não li esse livro mas pretendo.
    Já tinha lido outra resenha, onde dizia também que o balé tinha pouca ênfase - o que é uma pena porque eu acho lindo - e é ruim quando você espera por algo e não acontece.
    Sobre a personalidade do protagonista eu só posso falar quando ler, mas é difícil escrever sobre Badboys e não perder a mão.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Que historia linda, já tinha lido uma resenha dele e fiquei bem encantanda com o livro e com a historia. A personagem tem um sonho que quer realizar e gosto muito disso nela que não desistir dos sonhos e também fiquei curiosa pelo passado dela e do Jude, ele me deixou meio receosa mas também me deixou de coração mole por querer conhecer mais a fundo sobre ele. O livro lindo e que vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bom?
    Gostei bastante da capa e da sinopse, mas quem me conquistou mesmo foi a sua resenha. Esperava uma história bem diferente, mas tenho interesse em lê-la agora. Fiquei feliz que tenha gostado dele e que deseje continuar lendo as continuações, espero gostar tanto quanto você. Parabéns pela resenha.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá Amanda ;)
    Conheço a Nicole há um tempo, e sou fã da escrita dela, mas nunca tinha lido Crash, não sei porque!
    Adoro livros que mostram a história de bailarinas, e apesar de o livro ter esse enredo clichê, de mocinha certinha se apaixona perdidamente pelo bad boy, sendo escrito pela Nicole com certeza irei apreciar a leitura!
    Não sei se você já leu outros livros dela, mas eu amo a série Lost & Found, é uma das melhores séries New Adult que já li, sempre estou indicando ela!
    Enfim, gostei da sua resenha, e espero que o livro não me desaponte ;)
    Bjos

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!