Resenha #406 - Viúva Negra Vermelho Eterno - Margaret Stohl - Novo Século

Título: Viúva Negra - Vermelho Eterno
Autor (a): Margaret Stohl
Editora: Novo Século
Ano: 2017 / Páginas: 352

- Livro recebido em parceria com a editora

Comprar: Amazon |Submarino |Saraiva

Sinopse: Então os olhos dela se fecharam, e fogo e caos e morte e ruído desapareceram. Assim como a mulher dos cabelos ruivos.
Natasha Romanoff é uma das assassinas mais letais do mundo. Treinada desde a infância nas artes da morte e da mentira, Natasha recebeu o título de Viúva Negra de Ivan Somodorov, seu brutal professor, na Sala Vermelha, a infame academia de Moscou para agentes.
Ava Orlova busca se adaptar como uma adolescente comum do Brooklyn, mas sua vida tem sido tudo, menos comum. Filha de um físico quântico russo desaparecido, Ava foi submetida a uma série de cruéis experiências militares – até ser resgatada pela Viúva Negra e posta sob proteção da S.H.I.E.L.D. Ela sempre teve o desejo de retomar o contato com sua misteriosa salvadora, mas a Viúva Negra não faz muito o tipo “irmã mais velha”. Até agora.
Quando crianças de toda a Europa Oriental começam a desaparecer, e rumores de contrabando da tecnologia da Sala Vermelha se espalham, Natasha suspeita que seu velho professor possa estar de volta – e que Ava Orlova talvez seja a única capaz de detê-lo.
"Ela ainda não ganhou o merecido filme solo nos cinemas, mas nos livros ela já tem um lugar especial. Esperamos que você aprecie tanto quanto nós essa história inédita da Viúva Negra." Esse foi o recadinho que recebi juntamente com o exemplar da edição lindíssima de Viúva Negra - Vermelho Eterno, e tenho que concordar, Natasha Romanoff merece sem sombra de dúvida um filme somente dela.


"O amor é para as crianças."
Confesso que meu conhecimento sobre o universo Marvel é pequeno e adquirido exclusivamente com o conteúdo dos filmes lançados pelos quais eu sou completamente apaixonada. Meu personagem preferido sem sombra de dúvida é o Hulk, mas a minha paixão por esse personagem é antiga, bem antes do lançamento dos filmes da franquia, coisa de gente "experiente" que já passou dos 35 anos e assistia quando era bem pequena a série de TV inspirada no personagem, muitos de vocês não eram nem nascidos, mas em 1990 a serie O Incrível Hulk passava na TV.

Nunca tinha me interessado muito em ler os livros sobre o universo Marvel, mas quando vi que Viúva Negra estava disponível para resenha, eu pensei por que não? O lado bom da história é que acabei por adicionar mais um personagem na minha lista de preferidos. 

"Então os olhos dela se fecharam, e fogo e caos e morte e ruído desapareceram. Assim como a mulher dos cabelos ruivos."
Viúva Negra Vermelho Eterno lançamento de 2017 da editora Novo Século é escrito por Margareth Stohl, e se para você esse nome não é estranho, mas você não está ligando o nome a pessoa, ela é a mesma escritora da série Dezesseis Luas. E se nas telonas nossa heroína não passa de uma mera coadjuvante comparada a heróis como Homem de Ferro e Capitão América, em a Viúva Negra Vermelho Eterno o leitor tem a possibilidade de conhecer a personagem na sua essência, nossa espiã no auge de sua escuridão, leitura obrigatória para todos os apaixonados pelo universo Marvel.

Uma história repleta de ação, e mesmo com um começo um pouco arrastado, a trama faz com que o leitor não desgrude os olhos do papel e anseie pelo próximo capítulo. O enredo ainda conta com aparições de personagens conhecidos como Tony Stark e o agente Coulson e algumas novidades, pelo menos para mim são novidades, eu não conhecia Ava Orlova uma jovem russa vitima de Ivan Somorodov e Alex Manor, um adolescente de classe média. 

E a história gira em torno deses três personagens Natasha Romanoff, Ava Orlova e Alex Manor. Durante a leitura do livro eu não consegui desvincular a fisionomia dos personagens com a dos atores que os interpretam no cinema. Esse livro daria uma ótima adaptação para o cinema, consigo imaginar perfeitamente Scarlett Johansson dando vida a essa aventura.
"...mantenha seu verdadeiro eu enterrado sob diversas camadas de falsos eus..."
Temos três pontos de vistas que se intercalam na narrativa da história, Ava é uma adolescente russa que vive em Nova York, tenta ter uma vida simples, filha de um físico quântico desaparecido, ela foi submetida a experiencias militares, quase não se lembra do seu passado e vive tendo sonhos recorrentes com Alex, o adolescente de classe média que não entende muito bem no que está se envolvendo, e Natasha que mesmo tendo seu lado racional prejudicado por sentimentos conflitantes em relação aos dois adolescentes, procura solucionar os problemas encontrados pelo caminho.

Até dois terços do livro apesar de termos muita ação, a narrativa muito descritiva dos personagens torna a leitura um pouco arrastada, isso muda a partir na terceira parte, o enredo ganha forma e tudo fica mais intenso, o leitor começa a entender o quebra cabeça e aonde a história vai o levar.

Eu realmente gostei da história, foi um debut animador, acredito que Viúva Negra Vermelho Eterno abriu grandes possibilidades de eu me aventurar mais por esse universo. Gostei da abordagem que a autora deu a personagem, mostrando não só sua personalidade através dos comentários sarcásticos, como também através de um lado humano quase desconhecido. Apesar de ser uma heroína, Natasha também é humana e fica claro seus conflitos internos no decorrer da leitura.

Não posso terminar essa resenha sem falar sobre a edição da Novo Século, páginas coloridas, verniz na capa, folha de guarda perfeita e lombada vermelha, simplesmente linda, aos que implicam com as páginas brancas, nesse caso para mim não fez a menor diferença, todo o restante compensa. 
"Nada dura para sempre"



25 comentários:

  1. nunca me interessei muito pelo mundo da Marvel, mas confesso que esse livro me interessou bastante e realmente precisa ter um filme solo dela kkkkkk eu com certeza assistiria !! Essa capa é muuuito maravilhosa , e esses quotes são maravilhosos, é uma pena que em alguma parte do livro a leitura fica arrastada, mas gostei de saber que isso é temporário, me interessei muito pelo livro e pelos personagens !!

    ResponderExcluir
  2. Oi Patty, eu já tinha curtido a capa e agora curti a resenha e fiquei curiosa pra ver a viúva negra em uma aventura sol com direito a participação especial de Tony Stark e o agente Coulson. Eu acho que não tenho um preferido da Marvel e o meu conhecimento também vem dos filmes que são muito bons, e Natasha sempre se destaca pra mim por ser uma mulher poderosa e arrasar tanto quanto os personagens masculinos na tela. Gostei da dica, se tiver a oportunidade vou querer ler e com certeza vou imaginar os personagens como no filme :D

    ResponderExcluir
  3. Legal a ideia de fazer livros com os personagens da MARVEL, vejo muito os fãs comentando das HQs, então acho que livro seja novidade mesmo, né?! Não curto muito filmes do tipo, já assisti uma penca meio que por "obrigação" já que todo mundo sempre comenta e te olham como se fosse pecado não ter assistido. Os únicos que gostei foram os do Homem de ferro, por ter um forte elemento de comédia, o que ameniza a chatice das partes de luta kkkkkkkk Sobre a viúva negra: não gosto, não gosto da personagem nos filmes nem gosto da Scarlett Johansson (acho que sou a única pessoa na Terra que não gosto dessa mulher).
    Anyways, não tenho a menor intenção de ler esse livro, mas achei a ideia legal, pode influenciar muitas crianças a começarem a ler. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Não fazia ideia que é a mesma autora de Dezesseis Luas *o*
    Nunca li nada relacionado a esse mundo da Marvel, mas fiquei bem interessada nesse livro e em outros títulos, com outros heróis.
    Fiquei curiosa pra saber mais sobre a Viúva Negra, da sua vida, personalidade e suas aventuras como heroína.
    Parece ser uma história bem desenvolvida e envolvente.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Olá !
    Não sabia que tinha livro sobre A Viúva Negro mas confesso que como você não tenho muito conhecimento sobre esse mundo.
    Legal retratar a parte heróica é também a parte humana para mostrar que ela é gente como a gente hahaha.

    Gostei !
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Ease sim está bem dentro do meu estilo preferido. Uma fantasia com protagonista feminina forte. Apesar de não preferir a Marvel quando comparada a DC (pois meu conhecimento é muito maior na segunda), aprecio a história de alguns personagens dela. A Viúva é um deles. Fiquei suoer interessada pela história do livro.
    Sobre adaptação cinematográfica, acho q ta mais do que na hora. Vamos ver se o sucesso da Mulher-Maravilha não abre as portas, neh?!

    Achei a capa linda!

    ResponderExcluir
  7. Oi Patty!
    Adorei a resenha e o enredo, esse estilo me chama bastante atenção, vou anotar a dica, irei torcer mto pra q vire filme tbm...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Meu conhecimento da Marvel também se resume aos filmes. Mas essa é uma personagem que desde o começo eu gostei bastante (principalmente porque gosto muito da Scarlett Johansson). Fiquei com muita vontade de ler esse livro, acho que vou gostar muito de conhecer melhor essa personagem! É uma pena que uma parte do livro seja um pouco arrastada, mas fiquei feliz de saber que no final melhora :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Patty! Também tenho pouco conhecimento sobre o universo marvel. Adorei a Scarlet como viúva negra no filme e achei perfeita pro papel. Não conhecia o livro e nem sabia que era mesma escritora de Dezesseis Luas. Legal fazer esse balanço de heroína com a humanidade dela. Sempre tive vontade de saber um pouco mais sobre a personagem. Não tenho problema com escrita descritiva, então acho que vou gostar desse volume.
    Obg pela indicação ;)
    Abc

    ResponderExcluir
  10. aaaai, eu adoro esses heróis! Confesso que não sou muito de ler também, mas os filmes eu assisto todos :) Uma pena que não tenha nada somente dela mesmo, então o livro é mesmo especial.
    Ainda tenho a expectativa do filme ser lançado, quem sabe ne ?
    Embarcar numa leitura assim deve ser bem empolgante. Conhecer as aventuras e até mesmo mais sobre ela é bem legal !Sem dúvida essa é uma dica pra mim. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da ideia do livro por poder conhecer alguma coisa da história dela e por ser uma personagem que admiro muito naqueles filmes. Deu interesse também pela autora.
    E parece que vale a pena conferir e é bom de ler se tem esse ritmo legal de ação. Pode dar uma arrastada mas acho que iria gostar. Esses pontos de vista das personagens e as aparições de outros que a gente já viu nos filmes deve tornar a trama bem interessante. Acho que iria gostar de ler.

    ResponderExcluir
  12. Meu conhecimento sobre o universo da Marvel também se limita aos filmes, eu nunca fui de ter muito contato com hq's ou algo que pudesse me aproximar desses heróis.
    Apesar disso, eu gosto da Viúva Negra e sempre tive curiosidade em conhecer mais a fundo essa personagem. Sempre tive um pé atrás com livros que abordam os heróis, porque não sei... Acho que medo de ser ruim, mesmo que eu não os conheça tão bem quanto os fãs de carteirinha.
    Fiquei curiosa sobre o livro, não acho que seria minha futura prioridade de leitura, mas se surgir a oportunidade de leitura dele, darei uma chance.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi Patty,
    Meu conhecimento do universo Marvel também se limita aos filmes, e confesso que sou apaixonada pelos filmes. Sempre tive a curiosidade de ler algo relacionado a esses personagens, gostaria de ter alguns dos HQ´s para me aventurar, mas nada como um bom livro para conhecer a fundo a história desses heróis.
    Concordo plenamente que a Viúva negra merece um filme somente dela. Sou fã da Scarlett Johansson e adoraria ver ela como Natasha Romanoff num filme solo.
    Vou anotar essa dica de livro ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Estou torcendo muito para que a Marvel faça um filme só dela! Já está bem na hora!
    Gosto muito dela e da história! Super-heróis é uma maravilha! Sempre estou lendo os quadrinhos.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Da Marvel só conheço o filme e estou enjoando deles hahaha
    Sempre saem tantos que acabo me perdendo. Mas fiquei interessada por esse livro.
    Gosto muito da personagem e gostei muito da premissa do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Patty!!
    Não entendo desse o universo da Marvel com relação a quadrinhos ou livros lançados. O máximo que entendo são em relação aos filmes. Sempre gostei muito da Natasha Romanoff e fiquei bem interessada nessa estória.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  17. De modo geral acredito que muitos leitores tenha seu conhecimento a respeito do mundo Marvel, e seus super heróis sejam limitados apenas aos filmes, que inclusive sou muito fan, mas com esses lançamentos de suas estórias descritas em livro tem me chamado muito a atenção, e como você mesmo citou que surpreendeu com esta trama, já foi suficiente para eu querer da uma chance a esta leitura.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Porque a Viuva negra ainda não tem filme? Me expliquem isso. kkkk
    Ela é uma das minhas personagens favoritas no mundo na Marvel, e nos filmes Live-action eu sou ainda mais apaixonada, a Scalett faz a Romanof ser ainda mais top. Com certeza vou ler o livro.

    Visitem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Oi, gosto bastante do mundo Marvel, mas a Natasha nunca me tocou, talvez um filme acabasse com essa márea impressão, mas hoje eu não pararia pra ler nada dela.
    A capa é linda mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto muito dos filmes da Marvel, e amo os livros também. Estou doida pra ler esse livro! Eu sempre gostei muito da Viúva negra (e sempre achei que ela merecia mais atenção). Esse livro parece ser realmente muito bom. Acho que vou adorar essa história e esses personagens. É uma pena que o livro seja muito descritivo no começo (também não gosto muito de livros assim), mas imagino que o livro vale a pena mesmo assim.
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  21. Também nunca li nada do Universo Marvel, mas tenho muita vontade.
    O livro parece ser ótimo e uma adaptação disso seria demais, acho que a Marvel poderia investir nesse filme solo da Viúva Negra, acho ela uma personagem ótima!

    ResponderExcluir
  22. Olá!!
    Adoro esse universo Geek, cheio de heróis. Essas histórias me fascinam.
    Desde que eu era criança sempre lia HQs, tanto da Marvel quanto da DC e sou apaixonada pela Viúva Negra, então eu quero muito ler essa história, tenho certeza que vou gostar. Bjos!

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Essa trama mereçe uma adaptação de filme, mereçe com certeza. A trama dele e incrivel, não tinha muito conhecimento sobre a viuva negra, mas sei que ela e maravilhosa. Não sou muito chegada a HQ mas com certeza esse será um livro cheios de suspense e aventura, e claro contando tudo sobre ela, quero muito conhecer!

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bom?
    Confesso que Marvel não é comigo, prefiro a DC! HAHAHAHAH Apesar disso fiquei interessada em conhecer esse livro. Gostei bastante da sua resenha e espero conhecer essa história um dia. Não digo agora, pra esse ano... Mas quem sabe né?

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá Patty ;)
    Não sou acostumada a ler quadrinhos, acredito que porque até hoje não li um que me prenda!
    Mas apesar de não ter esse costume, fiquei muito interessada em conhecer a história da grande Viúva Negra, e tem grande chance de eu apreciar a leitura, pois sua resenha me deixou bem interessada em ler ;)
    Obrigada pela dica, adorei! Vou ver se pego esse costume de ler mais quadrinhos.
    Bjos

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!