Resenha #410 - Belas Maldições - Terry Pratchett e Neil Gaiman - Bertrand Brasil

Título: Crash - Quando a Paixão Explode
Autor (a): Terry Pratchett e Neil Gaiman
Editora: Bertrand
Ano: 2017|Páginas: 350

- Recebido em parceria com a editora.

Comprar: Amazon |Submarino |Saraiva
Sinopse: Um descendente direto de O Guia do Mochileiro das Galáxias escrito por dois dos maiores autores britânicos de fantasia O mundo vai acabar em um sábado. No próximo sábado, e ainda por cima antes do jantar. O que é um grande problema para Crowley, o demônio mais acessível do Inferno, residente na Terra, e sua contraparte e velho amigo Aziraphale, anjo genuíno e dono de livraria em Londres. Depois de quatro mil anos vivendo entre os humanos, eles pegaram um gosto pelo mundo, e o Armagedom lhes parece um evento bastante inconveniente. Então, para evitar o fim do mundo, precisam encontrar a chave de tudo: o jovem Anticristo, agora um menino de 11 anos vivendo tranquilamente em uma cidadezinha inglesa. Em seu caminho, acabarão trombando com uma jovem ocultista, dona do único livro que prevê precisamente os acontecimentos do fim do mundo, caçadores de bruxas ainda na ativa e, quem sabe, até os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Mas eles precisam ser rápidos. Não é só o tempo que está acabando.
Olá leitores queridos, como estão? Mais uma resenha para vocês e hoje de nada mais nada menos que de um livro de Neil Gaiman que eu adoro junto com Terry Pratchett.
"... Não é possível adivinhar o inefável, é o que sempre digo. Existe o Certo e existe o Errado. Se alguém faz o Errado quando lhe dizem para fazer o Certo merece ser punido. Ahn."
Pelo que eu li a respeito essa é uma reedição de um livro já lançado muitas e muitas vezes e que fez muito sucesso. Então nós temos em mãos uma nova edição linda e atualizada para os dias atuais e em parceria com Pratchett e claro com alterações das edições anteriores.
O livro nos trás algo bem interessante falando sobre os dias desde o começo, ou seja, quando tudo foi criado. Quem não conhece a história de Adão e Eva, da serpente e etc.? Pois é esse livro fala sobre isso de uma forma moderna e muito mais interessante até. Nessa história temos Crowley que é a serpente que fez com que a tentação da maçã ocasionasse no começo do pecado e de muito mais coisas que se seguiram. Temos também um anjo que é responsável pelos portões do paraíso, cujo nome é Aziraphale. 

Bom, a história se passa em vários momentos, mas principalmente na Inglaterra onde Aziraphale, o tal anjo que também é dono de um sebo e Crowley vivem pacificamente e podem ser inclusive considerados amigos, já que em seus momentos vagos se encontram como tal, para jogar conversa fora, comer e fazer coisas "normais". Eles não têm mais a mesma forma de antes, são normais, aparência humana e se misturam em meio a todos os outros. E a eternidade pode ser um presente, mas também uma maldição, talvez isso fez com que cada um deles, representando respectivamente Deus e o Diabo tenham pensamentos que até mesmo muitas vezes se combinem, mesmo que com interesses diferenciados, tudo parece possuir um mesmo fim. 

A tranquilidade está ameaçada pelo tão conhecido Anticristo. E claro, como não se trata de uma história tão comum, mas moderna, o dito cujo é um jovem normal ou quase, por assim dizer, nasceu em um ambiente familiar humano. Isso tudo ocorreu por questões passadas que irão entender quando ler a história, o Anticristo deveria ter sido criado desde sempre para o mal, mas foi criado em uma família normal. Confusão é o que não falta em Belas Maldições, podem acreditar! Mas mesmo assim, segundo certa profecia aos onze anos esse jovem, não importando onde foi criado seria clamado por seus poderes e isso ocorre como dito. Mas a principal questão é: E se a serpente não for tão demoníaca? E se o Anjo não for tão angelical ou guerreiro? E principalmente se o Anticristo não for o "capiroto" programado para ser? Então, teríamos uma série de incertezas e uma história completamente sem um final pré-determinado por profecias. Como o Fim dos tempos e do mundo! 

Então o fim do mundo vai chegar? Adam será mesmo um Anticristo capaz de destruir tudo e todos? A Serpente e o Anjo são capazes de impedir algo, assim como parecem estar determinados? Esses são os principais mistérios que envolvem todo o enredo. 

Mas existe uma pessoa capaz de saber exatamente o que estaria por vir, independente de quaisquer confusões ou incertezas e ela é descendente da última bruxa da Inglaterra morta na inquisição, que deixou um livro de profecias que deve ser interpretado, pois nele está todo o futuro e Anathema agora é a única capaz de saber o que está por vir.. E tantos outros personagens interessantes irão entrar nesse enredo e juntos transformar uma história que conhecemos de uma maneira em outra completamente nova e interessante! 

O que eu achei? Amei demais a história! No começo confesso que foi difícil engrenar, mas depois que engrenei fui e não pude nem parar para comer até saber como isso tudo iria terminar. 

A história mistura muitas coisas entre ficção, fatos que fazem parte da história da população cristã, personagens únicos e carismáticos e muito sarcasmo, situações engraçadas e até mesmo os quatro cavaleiros do apocalipse! 

Acreditem vocês irão amar!



24 comentários:

  1. Oi Karini, gostei da resenha e já tinha ouvido falar bem desse livro e também do autor, que não conheço mas que tem muitos fãs e estou curiosa pra poder ler uma de suas obras. Essa história já conhecido que é recontada de uma forma completamente nova parece ser bem interessante e a resenha cheia de perguntas só me fez ficar com mais vontade de ler. Dica anotada e espero poder ler futuramente ;)

    ResponderExcluir
  2. Massa! Me lembrou supernatural hahaha adoro histórias que mexem com a bíblia. Sou ateia e não acredito em NADA dessas historinhas, então assistir/ler algo que bagunce o que o cristianismo prega me deixa animada hahahah nenhum "amiguinho" meu cristão gosta de ouvir que não acredito em história nenhuma da biblia e que penso que é tudo invenção de múltiplas pessoas com muita criatividade, então ter estas novas versões só provam que histórias podem ser recontadas ao longo dos anos/séculos/milênios de várias formas e nada pode, de fato, provar a veracidade da bíblia. Nunca li nada do Neil Gaiman nem desse outro, mas O oceano no fim do caminho está na minha lista, acho que irei passar esse na frente ;P

    ResponderExcluir
  3. Livro com o Gaiman? Ahh se não chamou atenção! E falando sobre a criação dos dias desde o começo deve ter dado muita história boa. É um tema que fica legal modernizar. E quem não sente uma curiosidade por uma trama com anjos e demônios e toda aquela coisa religiosa e o que podem fazer com isso numa história? Eu adoro ler coisas assim.
    Parece um bom livro. Mesmo que o começo possa dar uma demorada pra gente se jogar na história ele parece que vai crescendo e ler vai ficando mais fácil.
    Com certeza é um livro a mais do autor pra minha lista ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu ja tinha ouvido falar do livro e ja tinha visto resenha dele tbm entao eu ja estava bem interessada nele hahah mas sua resenha só me deixou mais curiosa ainda, é realmente um livro interessante e achei bem legal o fato de a serpente e o anjo serem considerados ate amigos hahaha gostei que o anjo tem um sebo, parece ate ser um livro engraçado porem cheios de surpresas !!! Eu não sabia que essa é uma ediçao nova do livro e que ele ja tinha sido lançado antes e que tinha feito bastante sucesso. Gostei muito de saber disso, se fez sucesso é pq o livro é bom hahaha. Quero mt ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Já li esse livro e também gostei muito, apesar de possuir vários trechos confusos e cansativos.Os autores conseguem trazer uma história apocalíptica de forma engraçada e diferente de tudo que já li sobre o tema. Recomendo a todo mundo. Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Estou apaixonada por Neil Gaiman, já li dois livros dele e quero ler muito mais, essa resenha e dica de leitura caiu como uma luva. Adorei o enredo e essas questões que dão um ar de mistério a obra. Parece uma leitura ótima! Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Eu já li Neil Gaiman e embora eu não tenha me sentindo super empolgada com o livro que li dele (talvez apenas comecei pelo livro errado), a fama do autor me deixa curiosa para conferir mais de suas obras. Mesmo que fantasia nunca tenha sido lá a minha praia, a sinopse desse livro me chamou muita atenção por misturar ficção, fatos e personagens bem intrigantes, dando um novo formato a uma história tão conhecida por todos ao longo de tantos séculos.
    Quando a Terry, eu não acho que li algo dela, mas o nome me soa familiar de algum lugar...
    Não sei quando terei oportunidade de ler Belas Maldições, tendo outras leituras atrasadas, mas sua resenha me deixou muito curiosa e normalmente, minha curiosidade não desaparece fácil.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Vejo falarem muito bem da escrita e das histórias de Neil Gaiman.
    Confesso que estou interessada em alguns títulos, mas não me aventurei ainda. Por não curtir muito o gênero literário.
    Mas agora, depois de ler sua resenha, fiquei bem curiosa em relação a Belas Maldições.
    Parece ser uma história muito bem construída, com personagens bem envolventes.
    Não conheço a escrita do Terry Pratchett, quem sabe a meu primeiro contato com ambos autores seja com essa obra? Espero que sim!
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Amei a resenha.
    O livro é uma mistura ficção com a a história bíblica, achei que não ia gostar mas me encantei...
    Mais um na minha lista de desejados.
    Bjs..

    ResponderExcluir
  10. Oi, Karini!!
    Nossa um livro que fala do fim do mundo, com anjos, demônios e anticristo teve ser bem interessante mesmo, principalmente por que quem escreve é o Neil Gaiman!! Gostei bastante da indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  11. A resenha já mr conquistou de cara por motivos de: Neil Gaiman. Apesar de já ter o livro, eu ainda não o li e nem estava aqui mais pra frente na lista, mas vou providenciar. Gostei da resenha e o motivo de eu ter adiado a leitura algumas vezes foi a confusão que parece mesmo acontecer. Bom saber que apesar de demorar um pouquinho a história engrena!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, ele tem uma premissa muito boa. A historia envolve religião e varios temas e tem uma historia bem diferente. A capa do livro e bem diferente e bonita mas e bem simples e um pouco chamativa pelos formato da letra que ultilizou. Gostei bastante do livro.

    ResponderExcluir
  13. Oii Karini ;)
    Desde que li a premissa do livro pela primeira vez, achei engraçada a trama, e com a sua resenha me interessei mais ainda em ler o livro!
    Ainda não consegui tempo para ler nada do Neil Gaiman, mas como só chovem comentários positivos sobre os livros dele, sempre bate aquela curiosidade!
    E pelo visto o ponto alto do livro é o sarcasmo e as situações extremamente engraçadas, acho que irei adorar a leitura ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Não gosto de livros que falam sobre demônios, por isso não gostei do livro.

    ResponderExcluir
  15. Oi Karini :)
    Já tinha visto resenhas desse livro e achei legal a história abordada nele.
    Essa temática anjos e serpentes, com abordagens bíblicas junto com o sarcasmo. Mesclagem de bruxa, inquisição é bem interessante.
    Não sei se irei ler, mas a premissa dele é bem diferente.

    ResponderExcluir
  16. Oii!
    Não li nenhum livro de Neil Gaiman ainda, mas pelo que acompanho são bacana os enredos, o que me chamou atenção são as misturas que envolvem e desenvolvem o livro, vou anotar a dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Poxa, esse livro foge bastante daquilo que eu leio e gosto. Fiquei um pouco confusa com a história e como ela se desenvolve, mas a sua resenha foi ajudando aos poucos.
    Acredito que eu não leria não, mas é mais porque não gosto desse gênero sabe ? O bom e que imagino que os leitores gostem é por conta da reescrita de algo que já conhecemos e de uma forma mais atual, como você falou. Que bom que aproveitou a leitura, beijoos.

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto bastante do Neil Gaiman, mas não conhecia esse livro. Achei a premissa desse livro super diferente, e muito interessante. Eu nunca li nenhum livro parecido com esse, achei bem o enredo da história. A história me lembra um pouco de Supernatural (até mesmo o personagem crowley). Fiquei bem interessada no livro, e já coloquei ele na minha lista!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Eu estou gostando muito de ler os livros do Neil! A escrita dele sempre é meio ruim de entender no começo, mas depois fica eletrizante e eu não consigo parar de ler!
    Não sabia desse livro e fiquei empolgada por causa da sinopse!
    Achei bem legal. Ainda não conhecia o outro autor!

    ResponderExcluir
  20. Tenho até vergonha de falar, mas nunca li nada do Neil Gaiman =P
    Sempre vejo várias pessoas elogiando os livros dele, e parecem ser ótimos mesmo, mas nunca fui atrás de comprar nenhum. Esse livro é super interessante também, gostei muito da premissa dele, e ele me lembrou um pouco Supernatural. Fiquei com muita vontade de ler ele também!
    Adorei a resenha =)
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Gostei muito dos seus comentários.
    Já faz um tempo que esse livro está na minha lista de leituras. Parece ser muito engraçado e envolvente. Gosto muito do autor e pretendo ler mais livros deles, principalmente este.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito de livros divertidos, e com sacarmos, mesmo quando se trata de assunto série, que série esta destruição que este personagem causaria, porque apesar de ser criado por uma família normal, ainda sim possui poderes o bastante para causar problemas. Vejo que o autor conseguiu escrever uma estória envolvente e cativante, e por isto fiquei bastante interessada nesta leitura.

    ResponderExcluir
  23. Parece até perseguição, nunca li nenhum livro do Neil Gaiman, mas todo dia eu vejo uma resenha de um livro diferente dele - positivas - e quando consegui coragem li só um capítulo de Deuses Americanos e não me identifiquei, não me prendeu.
    É bom saber que melhora depois, mas ainda não tenho vontade de ler, mas gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  24. Oi Karini,
    Estou bem animada para ler esse livro, pois achei o enredo muito intrigante e hilário.
    Não há como não ficar curiosa para ler essa história cômica do suposto fim do mundo, quero saber o que esses dois personagens tão contraditórios vão aprontar, afinal não é todo dia que lemos um complô entre um demônio e um anjo para boicotar o fim do mundo haha
    Li apenas um livro do Neil Gaiman, então esta mais do que na hora de ler mais um.
    Beijos

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!