Resenha #424 - E se for você? - Rebecca Donovan - Globo Alt


Título: E se for você? 
Autor(a): Rebecca Donovan
Editora: GloboAlt
Páginas: 416 | Ano: 2016

Comprar: Amazon |Submarino |Saraiva


Sinopse: Da autora best-seller Rebecca Donovan, uma história que prova que existe uma segunda chance para o amor. Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai. Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano. Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida.Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E, se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E, se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?
Cal é alguém que acabou de entrar na faculdade, divide o tempo entre festas, estudos, e nada mais. Hoje ele é um cara atraente, já teve várias namoradas, mas tem poucos amigos nessa pequena cidade em que está agora, Crenshaw. O que vai contra tudo o que ele foi na infância. Quando Cal Logan era uma criança, além de ser um garoto vítima de bullying, ele tinha três amigas: Rae, Richelle e Nicole. Só que as coisas eram muito diferentes do que são agora. Antes, eles eram melhores amigos, não ficavam sem se falar. Agora, a única que ficou foi Rae. Cal não tem notícias de Richelle e muito menos de Nicole, a garota pela qual ele sempre teve um certo tipo de interesse. Sobre ela, o personagem apenas sabe que Nicole foi aprovada no exame de Havard e a garota foi estudar lá, deixando para trás amizades e lembranças.
"Nós quatro crescemos juntos, no mesmo bairro de uma cidade pequena da Califórnia. (...) Quando crianças, éramos inseparáveis. Mas as coisas ficaram diferentes quando crescemos."

Nicole e seus olhos azuis sempre foram grandes mistérios para Cal e quando ele sai de uma festa de Halloween e esbarra com uma garota de olhos azuis que está fantasiada, ele sente uma estranha relação entre ela e seu passado, mas nada que ele esqueça logo depois, afinal, coincidências acontecem. Porém, no dia seguinte, ele encontra a mesma garota no café que ele costuma frequentar, mas dessa vez ela não está usando fantasia, então ele tem logo a certeza: aquela é Nicole.
"O rosto parece o de Nicole, mas... não parece. Nicole Bentley sempre estava impecavelmente arrumada, como se tivesse acabado de sair de uma revista."

Ou melhor, ela é e não é. Elas duas são idênticas fisicamente, mas a personalidade, o modo de se vestir e se expressar faz Cal duvidar de que aquela garota é Nicole. Além disso, a garota não se chama Nicole, mas Nyelle Preston, e ela não faz ideia de quem Cal é. Como seria possível encontrar a Nicole, que deveria estar em Harvard, circulando por Crenshaw com roupas esquisitas e com um nome diferente?

É claro que Cal não demonstra sua dúvida quando ele a vê, ao invés disso, ele tenta desvendar os mistérios e talvez isso se torne difícil, porque Nyelle é fascinante que não demonstra resquícios de Nicole, o que faz com que o rapaz sinta um verdadeiro encantamento por ela.


Apesar da qualificação mediana de "E se for você?" no skoob, eu decidi dar uma chance para a história e não me decepcionei. Não foi a melhor leitura que fiz no momento, mas digamos que dentro do gênero em que ele se encaixa, é uma boa pedida. Me senti muito envolvida com a trama. O mistério de Nyelle ser ou não Nicole permeia todos os capítulos, isso cria uma tensão muito boa durante a leitura. Os capítulos são rápidos e a narrativa flui com facilidade.

Além dos capítulos narrados por Cal, temos alguns flashbacks que preparam o leitor para o que virá a seguir. Eu achei a escolha desses flashbacks bem feita pela Rebecca Donovan. Assim, nós não temos apenas o ponto de vista do Cal, mas os pontos de vista das outras personagens antes e depois de se separarem. O que é muito importante para a história, pois só assim poderemos solucionar os problemas e motivos obscuros apresentados e até inferir sobre a verdadeira história de Nyelle Preston.

A diagramação e revisão do livro estão impecáveis, isso tornou a experiência de leitura muito mais confortável. No mais, é um livro que indico para amantes do gênero e para quem já acompanha a autora, porque ela já teve sua trilogia Breathing também publicada aqui no Brasil.

"Então... deixe que as estrelas resolvam isso e façam as coisas melhorarem. E quando o sol se levantar e as estrelas desaparecerem, elas levarão toda a dor com elas."

14 comentários:

  1. Olá Amanda!
    Eu gostei dessa leitura. Achei a história instigante, não conseguia parar de ler até saber se era ela ou não. Os flashbacks foram muito importantes para a história. A autora foi muito feliz, a capa ficou linda e a diagramação impecável.
    Adorei sua resenha, beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda, ainda não li nada da autora mas fiquei bem curiosa sobre o mistério envolvendo Nicole e Nyelle e curti a resenha. A capa tá bem diferente e acho legal quando vamos com poucas expectativas pra um livro e ele acaba nos surpreendendo, já anotei a dica e espero ter a oportunidade de ler o livro mais a frente ;)

    ResponderExcluir
  3. Hey,

    Sempre vi por ai a capa desse livro mas nunca tinha parado para ler alguma resenha dele, apesar que sempre me interessei pela capa, depois de ler a resenha fiquei mega curiosa com a historia doida pra saber se ela é ou não é a Nicole.

    ResponderExcluir
  4. Hello, no inicio do ano baixei esse livro e comecei a lê-lo. Não prossegui com a leitura, achei muuito chatinho e parado. Não gosto muito de livros em que a leitura é dividida entre passado e presente. Sou muito ansiosa e acabo achando a leitura arrastada, fico querendo pular as partes do passado kkkkkkkk não dá não!
    Outra coisa é narração masculina do livro, não gostei não. O cara não me convenceu como homem. kkkkkk pessimo de dizer, mas é a verdade.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu já li o livro Uma Razão para Respirar da autora, e gostei muito do livro. Estou doida pra terminar a série, e quero muito ler outros livros da autora. Eu já ouvi falarem desse livro, e eu acho essa história dele bem interessante. E fiquei super curiosa para saber se a Nyelle é a Nicole, e se for, o que aconteceu com ela para ter mudado tanto...
    O livro já está na minha lista, espero gostar dele também :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Vixe Amanda!
    Fiquei foi inttrigada com todo esse mistério ao redor da verdadeira vida de Nyelle Preston, ainda mais por saber que as visões das outras personagens é que trarão a luz se realmente Nyelle é ou não Nicole...
    E achei ainda mais interessante, porque gosto das narrativas que trazem passado e presente, porque vamos tendo a visão ampliada de tudo que aconteceu até chegar nos dias atuais...
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, no começo da resenha achei que fosse um livro bem clichêzinho... mas o mistério de Nyelle talvez ser Richelle parece ser bem interessante! Até os nomes se parecem! Fui lá no skoob de curiosa dar uma olhadinha e as avaliações são até boas! parece ser um livro bom

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda,
    Faz tempos que esse livro esta na minha lista de desejados, mas acabei me esquecendo dele. A trama parece ser bem envolvente, essa aura de mistérios envolvendo as duas personagens instiga o leitor a ler freneticamente até descobrir o que realmente aconteceu. Gosto quando são inseridos flashbacks durante a narrativa, assim conhecemos melhor os personagens envolvidos e os motivos sobre a trama principal.
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro logo ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amo livros que retratam sobre amor e amizade e também livros que fala sobre o passado e presente, é sempre gratificante pra mim ler livros assim e é claro que já anotei na minha lista.
    Sua resenha me empolgou a ler esse porque já tinha visto esse livro por aí, mas não sabia muito bem do que se tratava – não procurei ler resenhas sobre, o que foi uma pena porque sinto que perdi uma ótima leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Livro super interessante, tem uma premissa muito boa.
    A capa é super linda e o titulo me chama bastante atenção. A historia do personagem e bem legal, tenta encontra a garota que tanto amou e ainda encontra alguém que se parece a ela e por mas que seja diferente, acaba gostando dela, gostei bastante disso e também deixa aquele mistério envolvo na historia toda sobre essa garota.

    ResponderExcluir
  11. Amanda sempre tive vontade de ler esse livro, acho essa é a segunda resenha que leio sobre ele e que me deixou ainda mais com vontade de conhecer o enredo...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca tinha parado para ler alguma resenha deste livro, mas adorei e fiquei curiosa para saber o que acontece, se a Nyelle é a Nicole ou não, quais os mistérios que rondam este livro.

    ResponderExcluir
  13. Primeira resenha que leio sobre este livro, e confesso que apesar de parecer uma leitura bem leve creio que não seria uma leitura que gostaria de fazer, pelo fato de ficar nesse assunto de é ou não é a pessoa, acho que tenho medo de me decepcionar com o final. Mas achei bacana a escrita da tua resenha. A capa é linda, bacana poder saber mais sobre a historia.

    ResponderExcluir
  14. Oi Amanda,
    O mistério que a premissa promete, com certeza, é curioso e a dúvida que se instala ao longo da trama é inevitável. A amizade de Cal com as meninas é um ponto de partida interessante e adoro acompanhar essas relações em livros, principalmente quando a mesma se estende pela vida adulta dos personagens. Acredito que o livro seja muito mais do que aparenta, é uma história de amizade, mas também de conhecimento e crescimento pessoal. Claro que estou curiosa para saber se Nyelle e Nicole são a mesma pessoa e se não são o que aconteceu com Nicole? Se eu tiver a oportunidade darei uma chance a esta leitura e quem sabe, pode se revelar uma grande surpresa.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!