Resenha #425 - Todas as Constelações do Amor - Lydia Netzer - Bertrand Brasil

Título: Todas as Constelações do Amor
Autor (a): Lydia Netzer
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2017 / Páginas: 280

- Recebido em parceira com a editora

Comprar: Amazon |Submarino |Saraiva

Sinopse: Um retrato emocionante da família moderna e uma deslumbrante história de amor. Sunny Mann idealizou uma vida em uma pacata cidade na Virgínia. Tem uma casa e amizades aparentemente perfeitas, e mesmo seu genial marido, Maxon, vem se esforçando para passar por um sujeito comum. Mas, quando um pequeno acidente de trânsito faz a peruca loira de Sunny sair voando pela janela, seu maior segredo é exposto. Ela não apenas é careca, como também está longe do estereótipo de esposa que tenta ser. À medida que sua fachada é desfeita, descobrimos o verdadeiro mundo dela, uma mulher em busca da vida perfeita, e de seu marido. À beira da separação, Maxon, um astronauta, parte para a lua, encarregado de programar robôs que irão construir a incipiente colônia, mas, assim como o acidente de trânsito deu à Sunny uma nova perspectiva acerca do que realmente importa, um desastre envolvendo o foguete dele ameaça tudo que ambos construíram, revelando segredos há muito tempo escondidos.

A história é narrada em terceira pessoa e traz lições maravilhosas sobre a humanidade. Tudo começa com Max, um astronauta que se encontra em órbita, em uma missão para colonizar a lua com robôs que ele mesmo projetou.

Dentro da sua cabeça, entretanto, Maxon se pegou pensando em seu lar. Com seus longos pés flutuando atrás de si, segurou a janela arredondada com as mãos e se firmou nela. Olhou para a Terra. Lá longe, a quilômetros gelados de distância, a Terra fervia coberta de nuvens. Todos os países formavam um só borrão embaixo daquela faixa branca. Sob a camada tempestuosa, as cidades daquele mundo se moviam de forma barulhenta e ardiam, conectadas por estradas, por cabos. Na Virgínia, Sunny, sua esposa, caminhava, vivia e respirava. Ao seu lado, o pequeno filho dele. Dentro, a pequena filha dele. Maxon não conseguia vê-los, mas sabia que estavam lá.
Em seguida, o leitor é convidado a acompanhar a vida de Sunny, do seu nascimento até a vida de esposa. Conforme a sinopse explica, Sunny é careca e essa condição a acompanha desde sempre. Vemos como a personagem cresce com esse estigma e a necessidade de ocultar tão característica. Afinal, ela foi criada para ser a filha perfeita e depois, a mulher perfeita e a mãe perfeita.

Sunny casou-se com Max e enquanto o marido está em órbita, ela é a responsável por criar seu adorável filho, que é autista e também sua mãe, que está doente. Como se isso não bastasse, Sunny está grávida novamente. 

Então, de certa forma, a trama trabalha duas esferas: o cotidiano na Terra, onde temos Sunny e seus obstáculos e a esfera mais filosófica, trabalhada do ponto de vista do astronauta. Na Terra, vemos Sunny equilibrar tudo sozinha e lutar diariamente para manter tudo em ordem. Para os demais, ela é a esposa perfeita, que consegue lidar com tudo e ainda por cima apoiar a missão do marido. Mas quando um dia, a peruca que usa para ocultar sua calvície cai em público, Sunny começa a ser vista de forma diferente e precisa aprender que às vezes, se colocar em primeiro lugar não é uma má ideia. E também que não é errado não ser perfeita e que viver rodeada de imperfeições é muito mais gratificante.
Esta é a história de um astronauta que se perdeu no espaço — e da mulher que deixou para trás. Ou esta é a história de um homem corajoso que sobreviveu à catástrofe do primeiro foguete enviado ao espaço com a intenção de colonizar a Lua. Esta é a história da raça humana, que enviou um pequeno estilhaço insano de metal e algumas células pulsantes aos negros confins do universo na esperança de que esse estilhaço atingisse alguma coisa e se firmasse ali, de que as pequenas células pulsantes conseguissem sobreviver. Esta é a história de uma protuberância, um broto, da maneira como a raça humana tentou se subdividir, do broto que lançou ao universo, do que aconteceu a ele e do que aconteceu com a Terra também — a mãe Terra — depois que esse broto se rompeu.

12 comentários:

  1. Oi Karini, história diferente e interessante, fiquei curiosa pra saber como Sunny vai lidar com a revelação da falta de cabelo para o público e se há um porque dela ser careca ecomo gosto de acompanhar histórias de aprendizado fiquei bem interessada na história e anotei a dica ;)

    ResponderExcluir
  2. Não entendi muito a proposta do livro... Qual o problema em ser careca por um problema de saúde? Sério que a premissa é a vida da moça ser destruida por que as pessoas descobriram isso? O marido a largar por conta disso? Meio bosta, né.
    Achei tudo meio maluco. É romance? Drama? Ficção cientifica? Fiquei em dúvida kkkkkkk não curti não!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Karini!
    Interesante ver um livro de ficção que além de mostrar a vida do astronauta, traz questionamentos de forma filosóficas e até de aparência física.
    Achei um livro bem diferente e confesso que fiquei interessada.
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Oi Karini,
    De uma forma simples a trama trás questionamentos importantes e válidos do cotidiano humano. Temos a imagem da mulher que tem se manter perfeita diante dos outros, mas que como qualquer ser humano tem seus problemas e precisa saber lidar com eles. Em paralelo a isso temos o desafio de um homem em busca de conhecimento e crescimento tanto pessoal como profissional. Todas as constelações de amor é um liro para reflexão e o compraria só pela capa, mas, felizmente, a premissa também me chamou atenção e me deixou curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse livro, mas já fiquei interessada nele. A história dele é bem diferente, e os protagonistas também são bem fora do comum. Já deu pra perceber que a Sunny passa por bastante coisa tentando manter essa fachada de mulher perfeita. Fiquei bem curiosa para saber como ela vai lidar com tudo depois que a peruca caiu.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei da ideia do livro, bem diferente, particularmente eu amo coisas com astronautas, mas pelo que percebi o maior foco é na Sunny e não no Maxon.
    Creio que a história da Sunny deve ser bem interessante e guerreira, é o que esperamos de uma pessoa que, além de ter seus proprios problemas, deve cuidar da vida de duas pessoas! (e mais uma chegando)

    ResponderExcluir
  7. Oi Karini,
    Estava curiosa para saber um pouco mais desse livro pois desde que vi a divulgação do lançamento eu fiquei interessada em ler. Gostei da proposta do livro, traz uma história repleta de reflexões ao acompanharmos a jornada do astronauta Max e o cotidiano da Sunny, uma mulher que foi criada para transmitir sempre uma imagem perfeita. Espero que a narrativa da história da Sunny traga muitas lições.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Adoro livros que aborda uma reflexão de vida, seja um aprendizado ou não - vejo que esta historia é cheio disso. Adorei mesmo a premissa deste livro e gostaria de saber mais sobre como a Sunny lida com essa falta de cabelos e como ela vai reagir ao dizer isso pra sociedade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu já tenho a imensa vontade de ler esse livro, porém fiquei meio que confusa com a resenha, mas até que fiquei interessada para conhecer a historia dessa família, sendo que não existe família perfeita, já que todos ser humano tem suas falhas. Gostei do livro e desejo ler.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    O livro deve ser lindo, adoro esse gênero e quando trás essa questões para o leitor é melhor ainda.
    Qro conhecer!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Ao mesmo tempo eu me interessei e não pelo livro.

    Gostei por ter esta pegada espacial, mas ao mesmo tempo parece que foca bastante no cotidiano deles.

    ResponderExcluir
  12. Sabe aquela resenha que você se vê encantada e quer saber ainda mais sobre a continuação? Este livro me fisgou pela proposta, duas realidades de uma mesma família, uma no céu e a outra na terra! Fantástico, com certeza será um livro que terei vontade de ler!

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!