Leia.Seja. - Campanha de valorização à leitura transforma personalidades em personagens de clássicos da literatura


A Leia.Seja. é uma campanha realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros para valorizar o livro e seu papel transformador na sociedade.

Pedro Bial (Sherlock Holmes), Bela Gil (Capitu), Bernardinho (Capitão Rodrigo), Cauã Reymond (Dom Quixote), Washington Olivetto (Visconde de Sabugosa) e Baby do Brasil (Emília) vestiram sua paixão pelas histórias para transmitir a mensagem de que, ao ler, a pessoa é transportada para quantos lugares, sentimentos e reflexões a imaginação permitir, estimulando a criatividade, a inspiração e o saber.


Bernardinho, Washington Olivetto, Baby do Brasil, Bela Gil, Cauã Reymond e Pedro Bial estrelam peças que circularão pelo país em comemoração ao Dia Nacional do Livro.

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros realiza uma campanha para valorizar o papel transformador da leitura, convidando toda a sociedade a compartilhar sua paixão pelos livros.

Lançada na Bienal Internacional do Livro Rio – onde estampou painéis, instalações e vídeos e fez sucesso com modelos caracterizados circulando pelos pavilhões do Riocentro –, a Leia.Seja. se prepara ganhar o país no Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, numa divulgação conjunta em espaços públicos, bibliotecas, lojas e plataformas virtuais, com apoio das livrarias, editoras, distribuidoras e entidades do livro.

Ao longo de todo o mês, o público será estimulado a postar nas redes sociais qual o personagem literário mais marcante de suas vidas, a exemplo de diversos autores, editores, jornalistas nacionais e internacionais que já deram seus depoimentos para os perfis da Leia.Seja. no Facebook (www.facebook.com/leiaseja) e no Instagram (@leiaseja).


“O Brasil precisa com urgência de uma revolução de cidadania e ética, e acreditamos que a leitura tem um papel fundamental a desempenhar nessas áreas. A campanha ‘LEIA.SEJA.’ quer mostrar exemplos de pessoas reconhecidas pelo público em geral, que tiveram suas trajetórias marcadas pelos livros de diferentes maneiras”, afirma Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL. “Nosso desejo é que essa ação reverbere pelos meses seguintes, estimulando o hábito da leitura ao redor do país e propondo uma conscientização sobre o seu valor”, completa.


“Leia.Seja.” nas redes sociais

Divida sua paixão pelos livros através de seu personagem favorito. Use as hashtags #LeiaSeja e #DiaNacionalDoLivro, marque nossos perfis nas redes sociais (@leiaseja) e divirta-se! Vamos juntos celebrar o valor do livro na sociedade.


Dia Nacional do Livro 29 de outubro

Curta a campanha no Facebook e no Instagram e use a hashtag #leiaseja!


20 comentários

  1. Olá, adorei a proposta desse projeto, que visa tornar o hábito da leitura uma realidade brasileira, por meio de uma estratégia criativa e enaltecedora de ícones da literatura. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Uau, muito interessante essa campanha de incentivo à leitura. Ler é tão maravilhoso! Ler é viajar sem sair do lugar. Já vou usar a hashtag nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  3. Campanha bacana, isso pode incentivar as pessoas a lerem mais!! É tão bom ler, conhecer histórias e personagens diferentes, e o fato de se colocarmos na pele desses personagens, nos levam a mundos e lugares que nunca estivemos.

    ResponderExcluir
  4. Amei demais a proposta da editora para incentivar a leitura. Cada vez mais é importante iniciativas que estimulem as pessoas para a pratica da leitura. Ainda por serem clássicos ♥

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da campanha, acho bem legal usar gente famosa como personagens clássicos para incentivarem a leitura.
    Estão de parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  6. É uma campanha muito admirável e importante. É algo tão maravilhoso ler, e infelizmente muita gente não conhece ou vê leitura como uma chatisse quando na verdade é algo que te faz crescer mesmo sem sair do lugar, e pode te mudar pra melhor. Apoio a campanha.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esse projeto. Tinha visto a imagem da Bela Gil e não entendi muito, mas depois que vi falando dessa ideia adorei. É bem interessante e ver os artistas caracterizados assim chama atenção. Muito boa essa campanha ^^

    ResponderExcluir
  8. Campanha super interessante é legal termos formas de incentivar a leitura. Amei as fotos *__*

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Eu adorei a iniciativa.
    Sempre fico muito feliz em ver acompanhas como essa que incentivam a leitura de uma forma geral, as fotos ficaran lindas, desejo muito sucesso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei a campanha, incentivar a leitura é algo maravilhoso, principalmente no nosso país e ainda de forma tão criativa, com direito a fantasias. Espero que a campanha consiga influenciar muitas pessoas a lerem mais ou começarem a ler por prazer e conhecimento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Patty.
    Que campanha interessante! A leitura precisa ser incentivada sempre!
    Parabéns ao Sindicato Nacional dos Editores de Livros pelo projeto! É ótimo usar atores e personalidades famosas para incentivar a leitura! =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá! Eu tinha visto notícias dessa campanha quando ela ainda estava sendo pensada (adoro seguir o mundo da publicidade) e fiquei encantada! É uma pena que a gente precise de campanhas do tipo para incentivar a leitura, mas, já que precisamos, todo apoio é válido. A campanha ficou linda, agora é esperar que consiga atingir seus objetivos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi! Adorei a campanha! Amo ler desde bem pequena, e incentivar outras pessoas a fazer o mesmo é sensacional! Com certeza vou procurar no Facebook e curtir! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu estou muito amando essa iniciativa, essa capanha é espalhar pelo mundo uma forma de ver os livros, uma porta que faz você imagina. Eu amei muito essa capanha!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  15. Amei a proposta dessa campanha Patty, é uma grande iniciativa para mostrar a importância e a valorização da leitura como ponte transformadora da sociedade, é um tema que precisa ser mais e mais valorizado. Amo livros e sempre busco incentivar as pessoas ao meu redor a cultivarem o habito de ler.
    Adorei o time de peso para representar esses personagens clássicos.
    Vou dar uma conferida nas redes sociais ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Já vi esta campanha em alguns blogs, e achei esta campanha Leia.Seja muito legal, achei bem legal a iniciativa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros para valorizar o livro e seu papel transformador na sociedade.

    ResponderExcluir
  17. Oi!!
    Gostei muito da campanha, sem dúvida sempre é bom incentivar a leitura e quando pessoas famosas apoiam a causa é melhor ainda!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  18. Olá Patty ;)
    Achei esse projeto lindo demais! Ontem vi várias pessoas divulgando no insta o projeto por causa do Dia Nacional do Livro né, e gostei demais!
    Temos que incentivar as pessoas mesmo a ler mais, e isso começa desde criança, sempre procuro ler para meus irmãos e os incentivar a ter pelos livros esse mesmo amor que eu tenho S2
    Bjos

    IG Literário: @sentencaliteraria

    ResponderExcluir
  19. Ola Patty.
    Eu achei muito legal essa campanha e espero que consiga conscientizar mais pessoas a entrar no maravilhoso mundo da leitura.

    ResponderExcluir
  20. Eu vi sem querer essa campanha no facebook, mas confesso que nem prestei muita atenção. Agora lendo melhor sobre ela achei muito boa! Campanhas que valorizam e incentivam a leitura sempre são bem-vindas ^^

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!