Resenha #432 - O Perfume da Folha de Chá - Dinah Jefferies - Paralela

Título: O Perfume da Folha de Chá 
Autora: Dinah Jefferies 
Editora: Paralela
Páginas: 432 | Ano: 2017


Comprar: Amazon | Saraiva | Submarino

Sinopse: Um homem atormentado por seu passado. Uma mulher diante da escolha mais terrível de sua vida. Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.



Gwendolyn Hooper tem 19 anos e vem de uma família com boas condições financeiras. Em 1925, apaixonada por Laurence, um homem que é um empresário rico, ela casa com ele e sai da Escócia, rumo ao Ceilão, uma cidade muito distante de onde ela estava. Recém-casada com Laurence, Gwen faz essa viagem com destino a casa do marido, um lugar cheio de plantações, lagos e montanhas e é nesse ambiente que somos conduzidos durante toda a narrativa. 

Quando ela chega ao seu destino, Gwen se depara com um lar que jamais imaginara de tão maravilhoso. Ao observar as paisagens, o aconchego, as cores vibrantes e o clima primoroso do Ceilão, ela tem certeza de que aquele é o lugar perfeito para construir uma vida amorosa com Laurence. Apesar disso, os costumes, os moradores e os conflitos sociais que existem nesse novo ambiente não parecem ser fáceis de lidar. Visto que o Ceilão era a colônia britânica do Oriente, a alta sociedade da época se engajava em intrigas contra os trabalhadores (escravos) da lavoura. A alta sociedade os acusava de serem interesseiros e envolvidos nas tramas para roubar e derrubar os senhores das terras, o que vai se desenvolver ao longo da história. 

Com todos essas reviravoltas e Laurence fazendo parte dessa sociedade como um grande empresário no ramo dos chás, Gwendolyn começa a se sentir sozinha na grande mansão. Laurence sempre parece estar mais preocupado em resolver as situações da fazenda do que querer fazer companhia à esposa, por esse motivo ele passa mais tempo fora do que dentro de casa. Semanas depois de estarem vivendo juntos, Gwen começa a notar as atitudes estranhas do marido e começa a desconfiar que todo esse comportamento seja por conta do primeiro casamento de Laurence, só que ela não sabe tanto sobre. 
"Gwen sabia que Laurence era muito ocupado e, obviamente, a fazenda vinha em primeiro lugar, mas era só sua imaginação ou seu marido lindo e sensível estava se mostrando um tanto distante?"
É assim que ela começa despretensiosamente a achar pistas do passado que o marido tanto esconde, por exemplo, um túmulo de uma criança. Tudo isso se transforma em restos de um passado e de uma antiga vida conjugal que Laurence esconde. Mas tudo isso se abafa quando Gwen descobre que está grávida e essa gravidez pode enfim mudar o comportamento de Laurence, mas ao dar à luz ela enfrenta uma grande dúvida e uma decisão a ser tomada sem que Laurence saiba. Será que o marido a entenderá? Será que Gwen é digna de perdão? E até quando ela conseguirá esconder seu grande segredo do marido? 

O leitor, que até então pensava que Gwndolyn era um livro aberto, se depara com um grande segredo que a mulher quer tanto esconder do marido. Isso faz com que imaginemos que, sim, Laurence tem seus segredos, mas seriam eles menores que o de Gwen? Isso me fez ficar muito curiosa durante os capítulos, pois eu queria saber como a protagonista da história se comportaria para manter o segredo ou contá-lo ao marido. 
"Ela o acariciou no rosto, mas ele continuou a encará-la, com os olhos distantes, como se não soubessem quem estava à sua frente. Em seguida ele engoliu em seco, se levantou e saiu andando." 
E todas as coisas que começam a atormentá-la durante esse processo fez com que a história começasse intrigante e fosse até o fim. A personagem principal da história é uma mulher forte e decidida. Apesar da indiferença de Laurence, Gwen decide seguir em frente e descobrir o que tem por trás das aparências e se mostra confiável. Além disso, ela depara com uma decisão envolvendo o amor materno que eu mesma não saberia o que fazer em seu lugar, contrastando com a narrativa calma. Dinah Jefferies leva o leitor pelos caminhos do Ceilão da forma mais natural possível, isso pode ser um pouco chato para leitores mais curiosos e impacientes, mas foi muito bom para mim. Assim eu pude entrar mais na história e me envolver nas intrigas do livro. Os personagens, até mesmo os secundários, são muito bem construídos e a ambientação é impecável. O livro possui algumas referências, como ao Titanic, já que se passa em uma época marcada por grandes acontecimentos.

É um romance histórico/drama familiar super bem escrito de deixar o leitor perplexo ao final da história.



26 comentários:

  1. Oi Amanda, já vi resenhas tanto positivas quanto negativas desse livro e só posso pensar que tenho que ler pra criar uma opinião e curti muito sua resenha, falou dos personagens sem entregar muito e me deixou curiosa sobre os segredos de ambos os protagonistas, se bem que acho que Laurence tá mais pra secundário e a história parece ser mesmo da Gwndolyn. O fato da história se passar no Ceilão, é muito positivo, dá um ambiente novo pro leitor imaginar e a capa tá linda. Curti a resenha, espero ter a oportunidade de ler essa história futuramente ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda,
    Gwen irá passar por muitas mudanças e por mais que tente se preparar é difícil prever como esta irá ocorrer, principalmente se o marido fica distante e, ainda, esconde segredos. A autora criou uma personagem muito madura (apesar da idade), que sabe o que quer e não se deixa intimidar pela situação. O Perfume da folha me chamou atenção já na capa (que está muito bonita), mas me instigou mesmo com o segredo que a protagonista manterá, sendo este um segredo para o leitor também. A história do livro parece ser bem completa, pois trata de tantos assuntos importantes e ainda apresenta uma ambientação muito interessante de ser explorada. É uma leitura que farei com toda certeza.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a capa do livro linda e sua sinopse me deixa curiosa. Mas acho que é a primeira resenha dele que leio, ando meio desatualizada.
    As intrigas do livro parecem ser um ótimo elemento, junto ao leve mistério dos segredos que há entre os personagens e as questões familiares abordadas.
    Acompanhar a vida de Grewn no Ceilão deve ser uma experiência única. Admito ser meio impaciente, então talvez eu sentisse agonia com o desenrolar sem pressa da trama, mas acho que só preciso arranjar um dia calmo ao ler esse livro e poder aproveita-lo por completo.
    Adorei a resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da premissa desse livro e fiquei com vontade de ler, ainda mais depois de ver tanta coisa boa sendo falada dele. O que mais me chamou atenção foi a época e todos esses segredos que os personagens tem guardado. Parece que a gente pega um foco ali no que o marido dela tem a esconder, mas depois também percebe que a personagem tem seus próprios segredos e essa curiosidade pra entender os dois deve dar um impulso bom na hora de ler, uma curiosidade pra descobrir essas coisas e ver onde isso vai dar.
    Pelo jeito é bem escrito e envolvente. Deve valer a pena, gostei da trama e quero ver se consigo ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá, esse livro parece ser daqueles que começa monótono, mas do nada acontece um plot twist e fica impossível parar de ler, sem contar que a trama exala a elegância da época. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que só a capa não me despertou interesse mas depois de ler sua resenha fiquei super curiosa, adoro livros com uma pitada de mistério e segredos. E esse parece ser bem envolvente mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia este livro, mas após ler sua resenha acabei adicionando ele em minha lista de leituras, fiquei bem curiosa para saber quais os segredos que os personagens dos livros escondem, e acredito que irei gostar da história.

    ResponderExcluir
  8. OI Amanda.
    Eu li esse livro, e adorei.
    Ele me fez refletir a respeito de como era tudo naquela época, o fato de que eles guardam segredos é demais, e quando eu enfim entende o que está acontecendo quase tive um infarto, a autora soube realmente abordar o assunto e trazer a tona uma critica muito boa, o final foi triste, mas ainda assim trouxe uma grande lição de vida e moral.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Hey,

    A capa não me chama muito atenção se eu visse em uma livraria dificilmente eu levaria para a casa, a premissa é boa, principalmente por ser de época, então eu leria.

    ResponderExcluir
  10. Achei bem diferente dos romances de época comuns, gosto de livros em que os persoagens tem segredos (que sejam interessantes né), acho que eu gostaria muito dessa leitura, e me prenderia as descobertas de Gwen

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Gostei muito da resenha, recebi o livro ano passado e ele está na minha lista de leituras desde então. Sou louca para dar uma chance e espero poder fazer isso logo. Gosto de livros que tem certo mistério, isso instiga o leitor.

    Bjs!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Amanda!
    Que livro é esse tão carregado de segredos?…
    Gostei por vários motivos: se passa no início do século XX e estou na torcida que tenha descrições sobre a época no livro; se passa no Ceilão, um país que pelo menos eu nunca li um livro ambientado lá; a influência da irmã de Laurence sobre ele; o passado com a ex mulher e claro, o que acontece após Gwen ter o bebê…
    Desejo uma ótima semana produtiva!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem

    ResponderExcluir
  13. Oi Amanda,
    Quero muito ler esse livro, sou fã de romance histórico e de uma boa pitada de drama familiar. Adorei a resenha e tudo indica que vou me deleitar com esse romance, parece ser uma linda história, tocante, emocionante e reflexiva, do jeitinho que eu gosto ♥
    A protagonista é o tipo de personagem que cativa logo na primeira página, uma mulher forte e determinada. Vou adorar conhecer um pouco mais dessa época, fiquei animada em saber que o contexto histórico é bem construído. Estou intrigada para saber o motivo deles guardarem tantos segredos, com certeza esses mistérios vão deixar a leitura ainda mais envolvente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser bem interessante. Achei legal o fato de se passar em um lugar pouco falado na literatura.

    http://www.ollyspoiler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adoro romance de época, ainda mais quando nos deixa naquela expectativa com o suspense.
    Gwen parece ser uma personagem bem cativante.
    Gosto quando embarcamos numa época antiga.
    Adorei a resenha!

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  16. Oi Amanda.
    Li várias resenhas positivas sobre esse livro, então tenho bastante vontade de lê-lo.
    Fiquei curiosa para saber quais são os segredos de Gwen. Eu não me importo com narrativas lentas, desde que a leitura seja envolvente.
    Esse livro parece ser muito bom. Ainda não li nada da autora e acho que vou começar por esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Amanda ;)
    Adoro ler livros que se passam em lugares incomuns, e acho que nunca li um livro que se passasse no Ceilão, então vai ser incrível ler e aprender um pouco mais da cultura deles.
    Esse livro está na minha lista de desejados há um tempo, e adoro a premissa dele. Fico muito curiosa porque a Gwen é uma personagem que parece uma caixinha de surpresas, e fiquei bem curiosa quanto a esse segredo que ela esconde. Com certeza a resenha me deixou mais animada ainda para ler *-*
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Oi, gostei da capa, é linda! Li a sinopse e a resenha, mas não me cativei com a historia, não sei, não bateu a química com a personagem. É um livro que não faz muito o tipo de leitura, uma pena.
    Gostei de sua resenha, beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, Amanda!!
    Muito interessante essa estória fico me perguntando o que Laurence esconde tanto da Gwen, e o que qual o segredo dela também. Desde o lançamento desse livro que fiquei bem interessada por esse livro. E depois de algumas resenhas sem que esse livro é sem dúvida alguma estória bem instigante!! Amei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  20. Olá! Esse é um livro que ainda não li mas pretendo. Está na lista, rs. Não sabia que se tratava de um drama familiar e, apesar de eu não curtir muito, gostei da parte dos mistérios e segredos e já fiquei imaginando o que poderia ser, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi Amanda!
    Eu já tinha me interessado por esse livro pela capa que achei bem bonita, mas acabei me esquecendo. Acho q nem a sinopse eu cheguei a ler na época. Agora, vendo q é um romance histórico com uma boa trama me interessei mais ainda e estou curiosa com o desenrolar da história!

    ResponderExcluir
  22. Caramba! Não conhecia esse livro, mas gostei de cara. Amo livros rodeados de segredos, desperta uma curiosidade incrivel. Na minha opinião a capa faz pensar em història mamão com açucar, mas quando lemos a resenha vemos que não é nada disso. Amei!

    ResponderExcluir
  23. Oi Amanda :)
    Não conhecia o livro, mas curiosa como sou já quero saber o grande segredo da Gwen. Do Laurence eu consigo imaginar mais ou menos, mas confesso que também quero saber se ele realmente ama a Gwen e se no final vai dar certo pra que ambos sejam felizes juntos.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu já li resenhas super positivas sobre esse livro, a historia é bastante envolvente. A trama dele é algo bem interessante, perincipalmente em nessa época mostra que mulheres eram totalmente diferente e a personagem mostrasse ter uma personalidade muito forte. Eu estou super curiosa para conhecer essa historia.

    ResponderExcluir
  25. Gostei de conhecer sobre a história desse livro aqui no blog, ainda não o conhecia e fiquei muito curiosa para lê-lo. Quero saber quais os mistérios que Gwen e Laurence guardam um do outro e ainda tem a dose do romance, que gosto bastante.

    ResponderExcluir
  26. Amo histórias com suspense e segredos intensos escondidos. O melhor é quando chega o final e a gente fica tipo até sem ar ao chegar a revelação kkk Estou super interessado nesse, ainda mais por ser um romance histórico.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!