Resenha #448 - Treze - FML Pepper - Galera Record

Título: Treze
Autor(a): FML Pepper
Editora: Galera Record
Páginas:406|Ano: 2017

- Recebido em parceira com a editora

Comprar: Amazon |Submarino

Sinopse: Rebeca, uma garota sem escrúpulos ou fé, criada para ser uma ladra. Códigos decifrados. Uma conta milionária invadida. Diamantes. Desaparecer do mapa. O esquema para o maior golpe de sua vida é irretocável, perfeito... até encontrar Madame Nadeje, a enigmática cartomante do decadente parque de diversões. Ouvir seus segredos mais íntimos seguidos de profecias perturbadoras, entretanto, não impedem Rebeca de ir adiante e... pagar o preço! Seu mundo matemático e lógico desmorona ao enfrentar as previsões da vidente, e sua vida se transforma em um pesadelo. Caçada por criminosos, a jovem acredita que a saída está no treze, o número agourento lançado em forma de charada que, contra qualquer lógica, é justamente o caminho a seguir e, quem sabe, sua salvação.
Karl, um orgulhoso e passional lutador de MMA, passa por uma grande decepção. Incapaz de aceitar derrotas, ele comete um erro estúpido e, de herói, se torna vítima em segundos. Um acidente deixa em seu cérebro um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos, a vida por um fio. Determinado a esconder a terrível condição de todos, ele resolve levar uma vida tranquila e passar longe de brigas. Um plano perfeito... até conhecer Rebeca! Por ela, Karl seria capaz de jogar toda precaução pelo ralo, seria capaz de tudo, inclusive aceitar que a derrota pode ser a sua salvação.
O que fazer quando a sorte se transforma em infortúnio e o azar é a resposta para tudo? Olhe bem de perto e tente decifrar o enigma. Mas não se deixe iludir: a resposta está muito além do número que cintila dentro bola de cristal.
Muito além do... treze!




Não costumo pegar livros nacionais para resenhar, apenas para leitura pessoal, por conta de em alguns momentos ter tido experiências negativas com a "maturidade" do autor quanto uma crítica sobre sua obra e quando o faço é dando minha opinião, e não descarto nunca a possibilidade de que eu posso vir a não gostar de algo que outro leitor possa vir a amar. Concluindo, conheço a escrita da FML Pepper e solicitei esse livro para resenha bem curiosa sobre o que ela teria para nos mostrar depois da trilogia Não Pare! (alguns aqui devem ter lido, outros não) - eu li e gostei! 

Por isso a minha curiosidade. E posso dizer de antemão que a autora é uma fofa linda pessoalmente, com um sorrisão que te abraça e um ânimo contagiante. Eu a conheci pessoalmente na bienal certa vez e ela é uma fofa.
Só aí ela me ganhou de cara! Mesmo depois de já ter lido seus livros e ter curtido, pude dar um rosto à pessoa que criou histórias que me transportaram para outro mundo.

Bom, vamos parar de enrolar e falar do livro Treze, novo lançamento da autora FML Pepper, como sua característica; acho que agora posso dizer isso, ela criou personagens carismáticos que você "põe no colo" e carrega por aí, transformando-os em velhos conhecidos. A história traz romance, risadas e nos faz virar cada página com sincera vontade de saber mais.

Nesse enredo temos Rebeca uma pessoa completamente incrédula até o último fio de cabelo; ela é prática e o sentido da palavra objetiva em sua vida; tudo isso ela aprendeu de maneira bastante implícita por sua mãe. Em dado momento Rebeca para nas mãos de uma vidente que lhe diz coisas bem ruins, mas Rebeca passa por cima disso e segue em frente.

Ela e sua mãe são duas golpistas bem sucedidas, até que as coisas fogem ao controle (conforme previsões ignoradas) e tudo dá errado. Com intuito de ter sua liberdade e vida, Rebeca precisa mudar o curso das coisas e com isso sua vida toma um novo rumo, trazendo as previsões da vidente para sua realidade, algo que ela jamais imaginaria poder sequer ser uma opção de "realidade" dirá acontecer literalmente.

Nesse caminho tem alguns caras, como Karl e Eric e ao perceber que tudo indica que a vidente tenha razão Rebeca pensa que será mais prático ir direto ao ponto que é o número treze da lista. Não vou dizer quem é o número treze, nem quem não é. Apenas que enquanto Rebeca acredita que Eric seria improvável demais para ser real, Karl lhe atrai de uma maneira que ela não esperaria jamais. E aí vem uma enorme dúvida. Seguir as previsões da vidente sendo objetiva ou seguir o que seu coração lhe diz? Será que Rebeca entendeu realmente suas "previsões?". Será que ela irá escolher a razão ou emoção? Sorte ou Azar? Ambos caminham lado a lado e suas escolhes - Ah! Elas te definem!

Ver Rebeca crescer como personagem foi bem bacana, ela é quase real entende? Alguém que cresce sem crenças e é objetiva, até que o mundo remexe bem no fundo de sua alma e a transporta para coisas além de tudo que ela já imaginou e lhe apresenta novas oportunidades e novos caminhos!

Amor talvez dê medo, mas todos nós precisamos dele para ter sorte na vida e aquele algo mais!




14 comentários:

  1. Olá!
    Que capa linda Karini, o enredo tá bem bacana tbm, me agradou mto...
    Vai pra minha listinha ...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tem um enredo bem interessante esse livro e achei muito legal ela e a mãe serem golpistas e o rumo que as coisas tomam. É uma coisa que chama atenção essa ideia de ter seu mundo todo revirado, suas crenças e etc e pelo que ela fazia e como as coisas evoluem pode ser algo bem divertido e louco de acompanhar. Gosto de ver o crescimento de personagens também e que bom que dá pra perceber isso ao longo da história na Rebeca. Pode ser um livro muito legal de ler. Dessa autora já vi tanta coisa boa que mais um livro acaba chamando atenção. Se puder vou conhecer essa história e acho que iria gostar.

    ResponderExcluir
  3. Não consegui terminar a trilogia Não Pare! Não por ser ruim, mas não me prendeu a ponto de me fazer ler o último rsrs acabei ESQUECENDOO (real kkk) de lê-lo e agr acho que nem vale mais a pena. N lembro de nada.
    Esse eu queria muito ler, li resenhas super positivas e agora a sua. Problma é que so acho ele caro p comprar ate na blackfriday. E pdf não tem por ser nacional... Espero q alguma alma boa que eu conheça me empreste hahaha só esperando aqui alguém comprar.
    Ademais, me identifiquei com a Rebeca, haha objetiva e incredula. Gosto de personagens que nem eu :D
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola, Que capa linda tem esse livro, gosto muito de livros nacionais, não conheço a escrita FML Pepperda, mas gostei muito da premissa do livro e fiquei muito curiosa em saber quem número treze. Adorei a Dica e se tiver oportunidade com certeza vou ler!!

    ResponderExcluir
  5. Vi muitos posts e entrevistas com a autora em uma Bienal, creio que ano passado, com a trilogia Não Pare(onde levou a Morte..e que Morte para o estande).rs
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer o trabalho da autora, mas ela é bem isso mesmo, um sorriso que nos abraça e um carisma que ultrapassa a relação autor/leitor.
    Quero muito poder ter a oportunidade de ler este novo livro da autora!
    beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá, além da obra entregar uma história cheia de um misticismo bem explorado, a aparente desenvolvimento da protagonista monstra que a autora não decepciona na caracterização dos personagens. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Karini!
    Não li nada da autora ainda, embora esteja com a série Não pare! aqui aguardando a leitura.
    Achei interessante a mistura de misticismo com romance e gostei também de ver que são duas histórias separadas e acabam se unindo um tempo depois.
    Desejo um ótimo domingo!
    “A poesia contém quase tudo que você precisa saber da vida.” (Josephine Hart)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Eu achei essa história bem diferente, e me chamou muito a atenção! Eu ainda não li nada da autora, mas sempre vejo bastante gente elogiar os livros dela. Acho que vou adorar esse livro, e acho que vou adorar os personagens. Quero muito ler esse livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Karini.
    Eu li apenas o primeiro livro da trilogia Não Pare! Teve algumas coisas na história que não em agradou e não quis dar continuidade na trilogia.
    Não me interessei pela sinopse de 13. Parece que tem um triângulo amoroso e já estou cansada deles.
    Apesar da sua resenha ser bastante positiva sobre esse livro, acho que não vou ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li nenhum livro desta autora, mas confesso que acho linda a capa deste livro, apesar de o enredo não ter me chamado a atenção.
    Vejo sempre o povo falando bem da trilogia Não Pare, mas não conheço muito sobre a história.

    ResponderExcluir
  11. Oi Karini.
    Eu ainda tenho algumas barreiras em relação a litura nacional, porém confesso que esse livro me chamou bastante a atenção, até perceber que existe ai um certo triângulo amoroso, coisa que eu não sou nenhum pouco fã, gostei da personalidade dela, mas com toda sinceridade, não sei se leria.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Ola, tudo bom?
    Eu li a trilogia Não pare! da autora, e amei, apesar de que em alguns momentos senti muita raiva dos personagens, mas deu tudo certo hahahaha, Treze parece ser um bom livro e eu quero saber essa coisa ai de lista, dessa ordem ai e das previsões, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Apesar de possuir a outra trilogia da autora, ainda não o li, por isto não conheço a escrita da autora apesar de sempre ler muitos elogios, no entanto quando me deparei com esta capa e esta sinopse, e agora lendo sua resenha quero mais que nunca ler esta obra. Acredito que a estória esta incrível, e já me peguei curiosa para saber qual será o desfecho desta trama.

    SORTEIO NO AR, VENHAM PARTICIPAR: petalasdeliberdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu já li resenha desse livro, a trama é muito interessante e bem encantadora. Eu quando vi o lançamento, já fiquei curiosa pela historia por causa da capa, e muito bonita e algo de mistério há nela.

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!