Resenha #451 - Corte de Asas e Ruínas - Sarah J Maas - Galera Record

Título: Corte de Asas e Ruínas
Autor(a): Sarah J Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 687|Ano: 2017

- Recebido em parceria com a editora.

Comprar: Amazon |Submarino
Sinopse: Em meio à Corte Primaveril, num perigoso jogo de intrigas e mentiras, a Grã-Senhora da Corte Noturna esconde seu laço de parceria e sua verdadeira lealdade. Tamlin está fazendo acordos com o invasor, Jurian recuperou suas forças e as rainhas humanas prometem se alinhar aos desejos de Hybern em troca de imortalidade. Enquanto isso Feyre e seus amigos precisam aprender em quais Grãos-Senhores confiar, e procurar aliados nos mais improváveis lugares. Porém, a Quebradora da Maldição ainda tem uma ou duas cartas na manga antes que sua ilha queime.

Como se recuperar desse livro?

Ok, ok. Confesso que não aguentei esperar a editora responsável por essa obra lançar o livro aqui no Brasil, porque, francamente, gente, quem leu o segundo livro há de concordar que foi uma tortura esperar Corte de Asas e Ruínas sair, não é mesmo?

Então, esse ano quando viajei para os Estados Unidos em Maio, comprei meu exemplar em inglês e comecei a ler na viagem mesmo. Por ser um livro de fantasia e com algumas palavras bem difíceis, levei um mês pra ler. Quando terminei, não sabia bem o que pensar porque parte de mim acreditava que eu não tivesse entendido muito bem tudo o que se passou nesse terceiro volume, assim, eu resolvi enterrar a história na minha mente e esperar sair a versão em português.

E aí saiu e eu li. E eu morri exatamente como quando li em inglês.

Não é segredo pra ninguém que Sarah J Maas consegue levar todos os seus leitores a loucura e os faz sofrer a cada livro lançado (vide Trono de Vidro - Império de Tempestades). Nessa série, porém, eu me surpreendi com tantos personagens que me preparei mentalmente para sofrer horrores nesse terceiro volume.

E eu sofri.

Feyre se infiltra na Corte Primaveril a fim de acabar com a corte de seu antigo amante de dentro pra fora. A Grã-Senhora da Corte Nortuna, começa seu jogo na Corte Primaveril de modo sutil e astuto.
Tamlin, por outro lado, acredita que Feyre tenha voltado para ele e que apenas precisa de tempo, sem enxergar que ela, na verdade, está contra ele.

Com a guerra a caminho, Feyre precisa não apenas derrubar a Corte de Tamlin, mas também ajudar Rhys e sua Corte a conseguir aliados, mesmo que esses sejam os mais improváveis possíveis, pois Hybern está cada vez mais perto de invadir Prythain e tomar o mundo humano.

Em um livro com mais de 500 páginas, você ficar grudado em cada uma delas sem nunca querer largar o livro é um marco e tanto. Sarah te prende do início ao fim nesse último volume da série (embora ela tenha anunciado mais 3 livros dessa série, mas mais pra frente falamos disso).

Intrigas, traições, alianças improváveis, amizades, redenção, tudo você encontra nessas páginas e devo confessar que por mais que o final tenha me surpreendido, e ainda não sei se de forma positiva ou negativa, em nada ele mudou a emoção do livro. Em certos casos e acontecimentos achei um pouco de exagero da autora ou até mesmo drama demais além da conta, mas como essas mesmas características apareceram em Trono de Vidro - Império da Tempestade, acredito que seja uma marca da Sarah quando se está chegando ao fim de uma série.

Feyre como sempre continua liderando essa história de uma forma impressionante, sempre inteligente, forte e determinada. Embora possamos ver o amor entre ela e Rhys perfeitamente, também enxergamos a cumplicidade e a parceria dos dois que vai muito além da relação homem e mulher. O respeito que o Grão-Senhor da Corte Noturna tem por Feyre, faz qualquer um admirar e desejar um relacionamento como o deles.

Porém, Corte de Asas e Ruínas não se trata apenas de Rhys e Feyre, mas também de uma gama excelente de personagens coadjuvantes e como os protagonistas, incríveis.

Gostaria de dar um destaque a quatro personagens que me tocaram bastante nesse livro: Cassian, Nestha, Amren e Lucien. Esse último não esperava muito dele, pra ser sincera, mas acabei me surpreendendo por encontrar uma importância enorme em Lucien nesse último volume.

Mor, por outro lado, me decepcionou e me fez gostar um pouco menos dela com uma atitude que considerei extremamente egoísta e cruel que foi revelada mais pro fim do livro. Por ser uma personagem que no segundo volume se mostrou tão amiga e leal, a revelação da personagem ao longo do livro me decepcionou e me fez enxergá-la como uma garota superficial e cruel. Mas essa é a minha opinião.

Fechando o nosso círculo favorito, Azriel e Elain. Sei que os dois não são bem uma proposta de casal a história, mas eu senti algumas faíscas entre esses dois e sinceramente, torço para eles. Azriel como sempre se mostrou um perfeito companheiro, amigo e soldado, sempre o admirei e continuo admirando-o. Elain, por outro lado, nunca foi uma personagem que me simpatizei muito, mas até que gostei um pouco mais dela nesse livro, assim como sua irmã Nestha, que eu definitivamente passei a adorar nesse terceiro volume.

Fechando os personagens, gostaria sim, de falar sobre o Tamlin. Desde o primeiro volume eu não me simpatizei cem por cento com o personagem, alguma coisa sempre me incomodou a respeito dele. Sua falta de atitude quando Feyre lutou sob a Montanha com Aramantha, seu papel grotesco no início do segundo livro e sua postura nesse terceiro.

Um personagem contraditório e que com certeza precisa amadurecer e crescer, por um lado consegui enxergar uma pequena parte dele que Feyre provavelmente viu lá no primeiro livro e isso me deixou feliz, porque conforme a leitura foi fluindo eu comecei a me pegar pensando que não desejava mal algum para o personagem.

A trama eu nem preciso dizer que foi muitíssimo bem construída, perguntas foram respondidas e em momento algum eu me perdi na história. Sarah nos mostrou uma verdadeira guerra com jogos de estratégias, perdas, tristezas, traições e superação. Embora eu tenha sentido falta de uns momentos mais emocionantes, digamos assim, fiquei feliz com o resultado final e com as baixas no time dos mocinhos.

Já sinto saudade da série. Mas para a alegria dos fãs, recentemente Sarah informou que haverá mais três livros dessa série e um 3.5 que será narrado pela Feyre e por Rhys, o livro seguirá após o período de Corte de Asas e Ruínas e eu mal posso esperar para ler. Quanto aos outros três, pelo que eu soube até agora serão spin-offs da série com diferentes personagens, acredito que ela explorará Cassian,Azriel, Mor, Amren, Nestha e Elain nesses spin-offs.

Se você ainda não leu essa série ou se leu apenas o primeiro e não curtiu, vai por mim, vale muito a pena você ler.


16 comentários:

  1. Gente, antes de tudo, que livros maravilhosos!!!As capas são belíssimas e mesmo ainda não tendo lido nada da autora, claro que todos são praticamente unânimes em afirmar do trabalho excelente que ela faz com suas histórias.
    E isso de explorar todos os personagens com certeza também é outro ponto alto que tenho certeza que vai agradar todos os fãs!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Beta!
    Eu ainda não li a série, tenho mta vontade de conhecer, pelo o que acompanho a autora arrasa na escrita, assim como essas capas lindas... Qro mto conseguir ler em breve.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li a série e não vou ler tudo aqui pra não acabar pegando algum spoiler de coisa que não vi, mas pelo que percebi das impressões esse livro tá é destruidor! E que bom que o livro não cansa. Parece que a história mesmo sendo gigante dá aquela vontade boa de não parar e você consegue ler rápido pela vontade de ver onde isso vai dar, o ritmo e a escrita da autora. Ela é boa, já vi tanta coisa boa sendo dita dessa autora que a curiosidade tá a mil. E se leu até em inglês pela ansiedade e depois de novo acho que o negócio aí tá bom demais mesmo. Só espero ter todos os livros pra poder ler um depois do outro porque pelo visto é necessário xD
    E que venham mais! Se depois de toda essa história ainda vai ter mais alguma coisa pra gente ler é só lucro.

    ResponderExcluir
  4. TODO MUNDO AMA TRONO DE VIDRO!!! Por que? kkkkkkk
    Sempre curti muito fantasia/supernatural e por isso sempre que peço recomendação dos gêneros me recomendam esse livro. Gente, li mil resenhas da série e apesar de todos os elogios não consigo sentir vontade de lê-lo. Parece tão.... forçado.
    Confesso que já tentei ler, em pdf claro, e não passei do primeiro capítulo. Acho que se cheguei na metade foi muito. Tão chato.
    Mas devo ser sincera em relação às capas, lindas!!! Queria gostar da série so pra comprar os livros e colocá-los na minha estante ahhahaa
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, realmente é impossível não se apaixonar pela escrita de Maas, não? Desde o lançamento do primeiro livro estou com vontade de ler a série, e agora que descobri que Corte de Asas e Ruína meio que encerra um arco, vou tratar de começar o mais rápido possível. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Beta.
    Imagino sua ansiedade para ler esse livro, isso acontece comigo com a série a rainha vermelha, menina que ansiedade e estou para ser lançado logo o ultimo livro, enfim, eu quero muito terminar a leitura do primeiro livro dessa série, eu comecei, porém não tive oportunidade de terminar ainda, gostei que os personagens amadurecem no decorrer da litura e que a mocinha se mostra uma mulher muito forte, enfim, quero muito ler.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Eu só li o primeiro dessa série, mas já foi o suficiente pra me apaixonar pela série. Eu estou doida pra continuar ela, mas só vou ler o segundo livro quando já tiver comprado o terceiro. Esse último livro parece estar muito perfeito também, já deu pra perceber que terminou com chave de ouro.
    Eu amo essa autora, ela consegue criar histórias incríveis, e sempre surpreende nos seus livros.
    Adorei saber que você gostou tanto assim do livro, e espero amar ele também :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Comprei recentemente o box desta serie, e estou ansiosa para ler nessas feriais. Vejo sempre resenhas muito positivas, e como adoro fantasia, tenho certeza que vou amar estes livros.

    Eu fiquei feliz em saber que terá mais continuações, mesmo não lendo esses livros ainda rsrs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Beta.
    Não li a sua resenha na íntegra porque não queria pegar spoilers.
    Acabei de comprar meu box na saraiva e só estou esperando chegar para começar a ler *-* Todo mundo está falando muito bem desses personagens com nomes difíceis rs
    É bom saber que o último livro não deixou pontas soltas e que teve um bom desfecho.
    Então vai ter mais um livro com os personagens dessa trilogia e os outros serão spin-off? Espero gostar bastante dessa trilogia para depois querer ler a nova trilogia rs
    E que capas lindas são essas??
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Por favor não me julga Mas eu ainda não li esse livro só li o primeiro corte de espinhos e rosas e fiquei super apaixonada pela história quebrou a Bela e a Fera dos meus contos de fadas Favorito a história é simplesmente incrível e eu queria muito que tivesse adaptação para te ver esse livro maravilhoso nos cinemas

    ResponderExcluir
  11. Olá! Beta
    Estou doida pra ler esse série, já li muitos elogios sobre a escrita da Sarah J Maas e depois de sua empolgação com os livros, lendo até em inglês fiquei extremamente interessada em conferi isso tudo que foi dito aqui, pois adoro livros de fantasia, e que capa linda , só acho que são muitos livros para uma série, mas com certeza vou comprar e ler, Adorei a resenha, Parabéns!!

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha e estou mega ansiosa para inciar a leitura da trilogia, mas infelizmente não consegui compra-la na black friday, porém espero adquiri-los em breve, não li nenhum livro da autora, mas estou vendo vários elogios por ai e espero gostar e achar bom como todo mundo diz.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Beta!
    Devo confessar que não li ainda nenhum dos livros da série, mas sempre leio resenhas e fico bem interessada por acompanhar a cida de Rhys e Feyre, além das outras personagens.
    Desse último livro, essa é a primeira resenha que leio e fico bem feliz em saber que no enredo tem intrigas, traições, alianças improváveis, amizades, redenção, tudo que como leitor, queremos em um livro para nos prender.
    Bom saber que terá mais um para complementar os amantes da série...
    “A poesia contém quase tudo que você precisa saber da vida.” (Josephine Hart)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  14. Tive a oportunidade de adquirir o box na promoção da saraiva, porém não sei quando vou ter tempo de ler essas obras, já que tenho muitos outros livro na frente. No entanto e possível notar o quanto essa trilogia e bem descrita, envolvente, cativante, cheio de revira voltas, que acabam surpreendendo o leitor. Enfim, uma leitura muito agradável, na qual estou muito ansiosa para começar.

    SORTEIO NO AR, VENHAM PARTICIPAR: petalasdeliberdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu fiquei interessada na história só por conta da capa AHHAHA
    Mas sabe quando você pega um "trauma" de outros livros? Eu peguei trauma da principal de Rainha Vermelha, ela é o tipo de personagem que eu não vou com a cara, agora tudo que vejo que tem a ver com rainha, reinos, tronos, cortes e etc eu já fico meio com o pé atrás. Mas parece que essa série é boa, um dia tentarei ler AHHAHA

    PS: Eu roubei uma das suas Tags literárias :B

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Já ouvi fala muito dessa serie e bem falada em. Eu estou bem curiosa pelo livro e pela historia quando ler. Já li tantas resenhas que me deixou bem curiosa, esse com certeza já me deixou, estou desejando ler em breve!

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!