Resenha #471 Uma Dobra no Tempo - Uma Dobra No Tempo #2 - Madeleine L'Engle - Harper Collins

Título: Uma Dobra no Tempo
Série: Uma Dobra no Tempo #1
Autora (a): Madeleine L'Engle
Editora: HarperCollins Brasil
Ano: 2017|Páginas: 240

Recebido em parceria com a editora.

Comprar: Amazon |Submarino
Sinopse: Um clássico da fantasia e da ficção científica emerge!
Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar.
“Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.”
O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço.
Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados.
 
Uma Dobra No Tempo lançado recentemente pela Editora HarperCollins Brasil veio em uma edição de capa dura comemorando seus cinquenta anos; um clássico da ficção científica, logo quem curte o gênero com certeza já ouviu falar e quem não curte, essa é a hora de conhecer essa história e abrir sua mente. Sou apreciadora do gênero, então, tão logo soube dessa novidade eu fiquei louca para ter e ler.

Este é o primeiro volume de uma série e espero que os demais venham logo. Aqui temos uma história de início "meio estranha", pois temos uma família atípica cujo pai cientista trabalha para o governo e a um tempo não envia notícias após uma viagem para fazer algum tipo de missão secreta; na cidade parece que todos comentam e conspiram a respeito sobre as crianças e mãe abandonadas. E isso irrita muito nossa protagonista Meg; ela tem um irmão que é peculiar e o que ela descobre a respeito de si mesma - "é que ela não é uma coisa nem outra" - o que isso quer dizer? Meg não sabe! Mas quer muito descobrir, além de encontrar seu pai, claro

Meg é muito inteligente, mas à sua maneira, porém desde o sumiço do seu pai e falta de contato, ela anda com muita raiva de tudo e de todos e não sabe como não se sentir dessa maneira. Percebe que sua mãe sofre, mesmo que tente não demonstrar, seus irmãos gêmeos são comuns, mas seu irmão caçula Charlie é uma coisa inexplicável ou pelo menos que ela não entende ao certo; todos pensam que ele não fala, ou é "burro", afinal todos eles são filhos de pais brilhantes, inteligentes, então se espera que suas crias sejam exatamente igual ou superior. Mas Meg se sente na verdade incapaz, com dificuldades, tem uma teimosia atroz, mas também uma coragem e coerência para lidar com situações difíceis que nem mesmo seu irmãozinho super inteligente consegue.

Ele pode entender melhor as coisas peculiares, mas isso o torna imprudente e audacioso quando deveria ser cauteloso. E justamente os defeitos de Meg quem irão se destacar em muitos momentos de perigo e preocupações. Com isso Meg, seu irmão, um amigo inesperado, a Senhora "Quem" e suas amigas, embarcam em uma aventura inimaginável na quinta dimensão em busca do seu pai e posteriormente descobrem, que em busca de muito mais do que foram atrás.

Uma enorme aventura cheia de perigos e desafios é o que vocês podem esperar dessa incrível história.

A história traz situações e narrativa que as vezes confunde nosso raciocínio; porém no decorrer da leitura senti que era apenas falta de "jeito" com a forma como as coisas foram sendo apresentadas. Como as três senhoras, "Quem" e suas amigas, que em outro plano não eram bem senhoras. Como as peculiaridades de todo enredo desde a personalidade dos personagens ao grande "vilão" do enredo. Mas quando entramos no clima as coisas fluem e a leitura encanta e prende.

O livro é recomendado para jovens adultos, mas também pode ser facilmente lido por crianças; ele tem uma pegada infantojuvenil a meu ver. Os personagens que dão cor a trama são crianças de idades diferentes, mas ainda sim crianças. O vocabulário é infantil em vários momentos e em outros mais misterioso e diferente - acredito que seja um livro para todas as idades e não para um público x; afinal tenho trinta e três anos e curti muito essa leitura.

Esse livro está sendo adaptado para as telas e estou muito curiosa, pois já conta com um elenco forte de atores renomados como Oprah Winfrey, Reese Witherspoon e Chris Pine, entre outros que enriquecem a trama para as telas.

 Livro Resenhado também no blog Além das Páginas



12 comentários

  1. Oi, Karini.

    Nossa, é uma aventura em um mundo completamente diferente na busca por respostas e pelo pai do Charles e da Meg.

    Aventura essa, que acho não se sabe bem o que irão encontrar e descobrir.

    ResponderExcluir
  2. Este é sem sombra de dúvidas, um dos livros mais desejados por mim. Tenho acompanhado a história destes irmãos desde que o livro foi lançado e tudo que leio é fascinante.
    Não só por ser um livro mais voltado para o público jovem, mas por trazer uma linguagem muito simples e ao mesmo tempo, com tantos sentimentos.
    A adaptação também está sendo muito aguardada, ainda mais com um time de atores deste nível.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Preciso te confessar Karini que eu estou mto ansiosa pra ler esse livro, conhecer o enredo e tbm ver o filme, parecem uma excelente história, espero conseguir em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Karini,

    Parece um livro bem interessante, porém o gênero não me cativa. Nunca me identifiquei tanto com o universo da ficção científica.
    Farei observações a respeito de outros quesitos: a sinopse é bem confusa (pelo menos eu achei), a capa é muito linda e saber que ela é capa dura a torna mais linda ainda.
    Em geral é isso, que bom que gostasse da leitura.

    ResponderExcluir
  5. Oi Karini!
    Finalmente uma resenha deste livro! Eu vi ele nas livrarias e também ouvi falar pela adaptação que será feita pela disney mas na realidade não tinha lido nada a respeito do livro.
    Adoro essas histórias com dimensões e universos, sempre entro nesses universos diferentes e fico encantada!
    Ai adorei a resenha e agora quero ler o livro!
    A capa também é maravilhosa e ainda é dura né, tem coisa melhor?
    Com certeza já entrou pra minha lista de desejados!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. É um livro que todo mundo ta falando , mas que ate agora eu não sabia nada sobre ele, eu não curto muito ficção cientifica, mas o livro parece ser bom, e realmente parece ser para todas as idades, a capa é linda demais, e eu quero saber mais sobre Meg e cada um dos personagens, eu acho que tem algumas coisas que me deixariam bem confusa na obra mesmo, como essas senhoras e essa coisa de plano, mas quero muito conhecer essa aventura em busca ao pai de Meg, e quais serão os desafios que tds eles irão encontrar.

    ResponderExcluir
  7. Oi Karini,
    Apesar de ser um clássico da ficção científica e já estar completando cinquenta anos eu não me lembro de já ter visto falar desse livro. Porém, como adoro esse gênero, já anotei a dica para corrigir esse possível erro kkk
    Fiquei curiosa para conhecer a Meg, seu irmão caçula e essas “senhoras”, e acompanhar a aventura fascinante que eles embarcam em busca do paradeiro do seu pai, se deparando com muitos desafios e mistérios para desvendar. Promete ser uma trama riquíssima e envolvente, e esse enredo cheio de peculiaridades irá cofundir um pouco no inicio, mas acredito que após se habituar com o estilo da narrativa a leitura irá fluir.
    A noticia de que será adaptado para o cinema me deixa ainda mais empolgada em conhecer essa trama, e esse time de peso escolhido para o elenco anima ainda mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Estou vendo muitas pessoas falarem sobre esse livro, mas não conhecia essa historia nem sabia que já tinha cinquenta anos, mas essa capa de comemoração ficou linda, achei a historia interessante acho que todo o contexto historia dela acaba trazendo um algo a mais, ela é bem mistério e fiquei curiosa para saber mais !!

    ResponderExcluir
  9. Vejo muita gente falando desse livro e do filme que vai lançar, mas ate o momento não sabia do que o livro se tratava. A principio parece seer um livro meio dificil de entender, justamente pela forma que as coisas são colocadas. Porém o livro me interessou bastante, fiquei muito curiosa para saber mais desta aventuras que eles irão embarcar e os perigos também, minha cabeça confundiu bastante com essas mulheres a "Quem" e as suas amigas, que em outro plano não eram senhoras, mas ate fiquei curiosa para saber o que elas eram.

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ver o filme mas antes quero ler o livro. Adoro livros com essa escrita mais leve que podemos ler sem ter de pensar muito. Fico triste em saber que ele é um pouco confuso, mas creio que não deva atrapalhar muito já que vai virar filme.

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ainda não ter terminado o dinheiro primeiro livro eu tô muito ansiosa em relação a essa continuação Espero que a história original não desande no decorrer desse novo livro

    ResponderExcluir
  12. Achei fantástica a capa deste livro porém não é um gênero que me chame a atenção, estou mais na vibe de romances mais adultos, principalmente os romances de época, por isso deixarei este passar, procurarei ver o filme quando este for lançado.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!