Resenha #387 - A Chama Dentro de Nós - Brittainy C.Cherry - Record

Título: A Chama Dentro de Nós
Autor: Brittainy C.Cherry
Editora: Record
Ano: 2017|Páginas: 350
- Livro cedido através da parceria com a editora
Comprar:  Amazon |Submarino |Saraiva | Americanas
Sinopse: Logan Silverstone e Alyssa Walters não têm nada em comum. Ele passa os dias contando centavos para pagar o aluguel, sofrendo com a rejeição dos pais e tentando encontrar um rumo para sua vida caótica. Ela, por outro lado, parece ter um futuro brilhante pela frente. Um dia, porém, um simples gesto dá origem a uma improvável amizade. Ao longo dos anos, o sentimento que os une se transforma em algo até então desconhecido para os dois. Alyssa e Logan não conseguem resistir à atração que sempre sentiram um pelo outro e finalmente descobrem o amor. Mas uma tragédia promete separá-los para sempre. Ou pelo menos é isso que eles pensam. Seriam as reviravoltas do destino e as feridas do coração capazes de apagar para sempre a chama que há dentro deles.

Brittainy C.Cherry é uma das escritoras preferidas da Beta, tanto que os dois outros livros da autora lançados aqui no Brasil, Sr.Daniels e O ar que ele respira, já foram resenhados aqui no blog por ela. Acontece que eu também sou fã da Brittainy, adoro sua narrativa, sua capacidade de escrever personagens verdadeiros com características marcantes e suas histórias envolventes, ler Brittainy é garantia de uma história emocionante, não há como não se apaixonar.

A Chama Dentro de Nós é o segundo livro da série Elementos e a autora mais uma vez brinda o leitor com uma história visceral, banhada de emoção e melancolia, sua marca registrada. Esse livro possui todos os elementos necessários para fazer o leitor perder uma batida do coração, então se prepare para conhecer e se apaixonar por Logan e Alyssa, duas pessoas muito diferentes e perfeitas uma para a outra.


Beijei minha melhor amiga, e ela me beijou. Alyssa me beijou como se realmente quisesse aquilo, e eu a beijei como se ela fosse tudo o que eu tinha no mundo. E ela era. Ela era o meu mundo.
Logan e Alyssa são melhores amigos e em comum possuem dramas pessoais parecidos, a vida familiar de Logan e Alyssa é bem conturbada. Ela apesar de pertencer a uma família abastada e não passar por privações financeiras, além de possuir a promessa de um futuro brilhante como pianista, precisa lidar com o abandono do pai e com as exigências, comparações e a ausência da mãe. Logan é filho de uma usuária de drogas e um traficante e convive diariamente com a violência familiar. Ele vive um dia de cada vez, sem perspectivas de um futuro melhor, sua ambição diária é conseguir dinheiro para pagar sua parte no aluguel e colocar comida na mesa.

O que mais difere Logan e Alyssa é a maneira como cada um resolve encarar seus problemas pessoais. Enquanto Logan se isola, Alyssa se expande. Ela tem a capacidade de enxergar o melhor nas pessoas, e justamente por conta dessa sua caraterística é que a amizade entre eles floresce, não há cobranças, não há julgamentos, somente um sentimento fraterno compartilhado. Logan por sua vez vive mergulhado em um mundo de autopiedade, sem deixar com que as pessoas se aproximem dele.

Dizem que não existe amizade verdadeira entre um homem e uma mulher, que em algum momento um dos dois inevitavelmente irá se apaixonar. Eu acredito que as chances de um relacionamento dar certo aumentam exponencialmente quando ele nasce de uma grande amizade, porém nenhuma das duas observações são verdades absolutas.

Inevitavelmente a amizade, a cumplicidade, o carinho e a compreensão existente entre Logan e Alyssa se transformam em amor. Apesar de Logan lutar contra a paixão e sabotar o relacionamento, acreditando não ser o suficiente para vê-la feliz, o sentimento cresce, fortalece e solidifica. Logan e Alyssa se complementam e se apoiam. Juntos vislumbram um futuro menos opressor, até que uma tragédia acaba arrastando Logan de vez para o mundo sombrio das drogas e para longe de Alyssa.
Alyssa, meu lindo amor, salvou minha vida. Ela tinha me dado uma razão para viver, e era uma honra ser amado por ela. Prometi a ela, do fundo do meu coração, que nunca esqueceria o fato de ela ter me dado tudo de si quando eu não tinha mais nada para dar em troca. Alyssa me disse que meu passado não define quem eu sou e que com certeza terei um futuro surpreendente. Ela era o fogo que me mantinha aquecido durante a noite.
Com uma narrativa envolvente, marcante e carregada de apelo emocional a autora consegue prender o leitor sem muita dificuldade, é impossível não querer saber o que acontecerá na vida dos protagonistas. A narrativa intercalada também colabora para criar maior proximidade com os personagens e seus sentimentos, conseguimos compreender melhor suas atitudes evitando pré-julgamentos.

É perturbador acompanhar a história de Logan, que intencionalmente ou não rouba a cena nesse livro. Uma família desestruturada, um pai abusivo e emocionalmente incapaz que muitas vezes é a porta de entrada para o vício, não é mera ficção, acontece no mundo real, bem próximo de você leitor, basta olhar para o lado. Essa realidade nua e crua abordada pela autora é desconcertante. Gostei bastante de como a ela tratou o tema e deixou explicito a necessidade de ajuda externa para conseguir combater o vício. É de cortar o coração ver como Logan chegou ao fundo do poço, e como isso afeta diretamente todos que estão ao seu redor e que o amam.

Alyssa possui uma personalidade única, muitas vezes questionei qual seria minha posição se estivesse em seu lugar. Sua fé é inabalável. É admirável o seu poder de perdão. Não há como questionar seu amor por Logan, ela quer que ele seja feliz, mesmo que seja longe dela. Confesso que senti falta de um aprofundamento maior sobre suas aflições e fantasmas antes de seu envolvimento com Logan. Não é justo fazermos uma comparação de quem possui a vida mais "sofrida", e nem acredito que esse seja o foco da questão, porém é natural que ao analisarmos as vidas de Logan e Alyssa antes do envolvimento romântico deles, os problemas dela são menos pesados, porém, acredito que a magoa que ela sinta seja intensa, somente não foi bem explorada pela autora.

Vale a pena destacar que os personagens secundários são tão envolventes quanto os principais, Kellan meio irmão de Logan e Erika irmã de Alyssa, são personagens essências para a trama na segunda parte do livro, impossível não se apaixonar por Kellan e por seu coração gigantesco.

O final é bem previsível, o livro em toda sua extensão é marcado por uma dose substancial de emoção, não é o melhor livro da Brittainy, em alguns momentos o excesso de drama me incomodou, mas com certeza é uma bela história de amor, amizade e superação que vale muito a pena ser lida.



13 comentários:

  1. Oi!
    Adoro os livros da autora da Brittainy, todos os livros que li dela até hoje conseguiram me conquistar e emocionar de uma forma que sempre que lança algo dela fico muito curiosa para poder ler, estou doida para poder ler esse novo livro dela, li o primeiro livro da serie e adorei, pela resenha parece ser uma historia envolvente, emocionante e com personagens diferentes mas que conseguem nos conquistar, doida para ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  2. Oi Patty, eu gostei dessa continuação, mas realmente não é o melhor livro da série rsr. Logan e Alissa são aqueles protagonistas que me fizeram querer entrar no livro pra dar uns sacodes neles mesmo com todo o drama e eu entendendo o porque :) Mas a escrita da autora ainda é fluida e poética e o livro vale a pena ;)

    ResponderExcluir
  3. Até hoje só consegui ler um livro dela, mas me marcou muito o jeito que a autora escreve. Tão emocionante, tão bonito e forte...gostei muito. Parece que é uma marca dela criar histórias que mexem com o emocional do leitor e personagens que fazem a gente ficar torcendo por eles, sentindo o que sentem e tudo mais. A história do Logan parece tensa demais e por isso o personagem já ganhou minha atenção. A outra personagem é que me deixou um tanto intrigada. Será mesmo que não foi tão bem desenvolvida essa parte dela? Não sei, talvez tenha faltado algo mesmo mas dê pra relevar, não? Preciso ler pra entender....
    No geral parece um ótimo livro e espero conseguir ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Amei sua resenha, o livro e perfeito já tinha lido algumas resenhas dele e achei a historia muito linda e um romance super fofo. E as pessoas sabem como encara os seus problemas da melhor forma possivel!
    Ela estará na minha lista de leitura!

    ResponderExcluir
  5. Também não achei o melhor livro da autora!
    Li ate o 3 livro da série, e pra mim o 3 é o melhor, seguido pelo 1. Esse ai foi o que menos gostei... acho que não consegui gostar da Aly, e acredite, tentei.
    FIco no aguardo da resenha do 3 ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Já li muitos comentários positivos sobre os livros da autora Brittainy C.Cherry nos blogs que acompanho, então tenho muita curiosidade em ler algum livro dela, mas ainda não li nem um. Eu não conhecia esta série Elementos, mas lendo um pouco mais sobre do que se trata a história deste livro que é o segundo da série, fiquei bem curiosa, e sem dúvidas eu adoraria ler este livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Confesso que ja li muita coisa sobre a autora, mas nunca tive curiosidade de ler nenhuma de suas obras, após ler a sua resenha me deu uma super vontade de conhecer essa série, e saber mais sobre a historia dos personagens, obrigado por compartilhar conosco!
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Patty!!
    Adorei a resenha, no momento só li um livro da autora que foi O ar que ele respira, gostei bastante da leitura e pretendo ler esse segundo muito em breve!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  9. Oi Patty,
    Já tive a oportunidade de conhecer a escrita da Brittainy C. Cherry em outras obras suas e, tenho que confessar que, sua narrativa é maravilhosa. Mais que um romance A chama dentro de nós trás uma história de amizade verdadeira e da necessidade de ter alguém ao seu lado para todos os momentos. A autora inseriu muitos temas bem dramáticos e emocionais a serem explorados, o que me deixa com um pouco de medo de a história, em alguns pontos, ser tratada superficialmente. Mesmo assim, estou ansiosa para conhecer a história de Logan e Alyssa, pois são dois personagens que terão muito a crescer e aprender durante a trama e, nisso, sei que Brittainy é capaz de surpreender.

    ResponderExcluir
  10. Confesso que a Sinopse não me atraiu muito, mas a resenha mostrou alguns pontos mais interessantes. Nunca li nenhum livro da Autora mas acho que daria uma chance!

    ResponderExcluir
  11. Oii Patty!
    Ainda não li nenhuma obra da autora, tenho curiosidade de conhecer a escrita dela, já q leio mtos comentários bons em relação ás obras dela, espero conseguir ler...
    A capa do livro é linda, e pela resenha, parece que o enredo é bacana...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Patty,
    Ganhei esse livro aqui no blog <3 Da autora já Sr Daniels e gostei bastante. Sempre acho muito lindo quando um amor começa em uma amizade!
    Pretendo ler logo esse e em breve os outros da série.

    PS: O meu livro do TC de março chegou!! OBRIGADA!!!(que por sinal é A Chama dentro de nós)

    ResponderExcluir
  13. Patty!
    Me junto a você e a Beta, porque também sou fã da autora. Depois que li Sr. Daniels, vivo encantada por ela.
    Não li nenhum livro dessa série, mas parece boa.
    Logan sofreu demais, coitado, e tornou o livro um grande drama, que junto com o romance, parece um livro completo.
    Mesmo com suas ressalvas, gostaria de ler.
    Que sua semana seja repleta de luz e paz!
    “A amizade, depois da sabedoria, é a mais bela dádiva feita aos homens.” (François La Rochefoucauld)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!